segunda-feira, dezembro 31, 2007

ESQUECENDO E PROSSEGUINDO


“... UMA COISA FAÇO, E É QUE, ESQUECENDO-ME DAS COISAS QUE ATRÁS FICAM, E AVANÇANDO PARA AS QUE ESTÃO DIANTE DE MIM, PROSSIGO PARA O ALVO...” (Filipenses 3.13.14).
Estamos no último dia do ano de dois mil e sete.
Olhando para trás podemos ver a trajetória que percorremos como também quantas coisas aprendemos com cada dia deste ano.
Ao fazermos uma avaliação com certeza chegaremos à conclusão de que amadurecemos, crescemos, houve um enriquecimento em vários aspectos da nossa vida.
Honestamente falando iremos concluir que falhamos e muito, na verdade, poderíamos ter sido melhores nos nossos relacionamentos familiares e fraternal.
Certamente lamentaremos as oportunidades perdidas, a palavra não dita a seu tempo, o abraço carinhoso que não transmitimos, o sorriso de esperança que ficou travado em nossos lábios, a mão que poderia ter se estendido bem mais, o ombro que não oferecemos para alguém chorar. Lamentamos também não termos investido mais dos nossos recursos no reino de Deus, as muitas pessoas para as quais não falamos do grande amor de Deus por ela. Enfim, são tantas coisas que gostaríamos de ter feito e não fizemos.
Entretanto, não deve ser momento para nos condenarmos, culparmo-nos, auto-acusarmos. Cuidado para não fazer o jogo do nosso inimigo e acabar entrando em um processo de autocomiseração o que desagrada ao Espírito Santo de Deus.
A atitude do apóstolo Paulo pode servir de exemplo para nós neste dia.
A primeira coisa é esquecer o que para trás fica. Deixar para trás todas as coisas negativas que se nos aconteceram, deitar fora os sentimentos ruins e negativos que nos assomaram durante o ano, em outras palavras, é tempo de fazer uma grande faxina no nosso interior, separando o que de aproveitável existe, como por exemplo, todas as palavras encorajadoras que ouvimos, as manifestações de carinho que recebemos, as boas dádivas com que Deus nos presenteou, os atos de bondade que nos fizeram... Essas boas coisas devem ser mantidas para que possamos nos lembrar daquela pessoa que nos abençoou com gratidão em nossa alma. Procurar lembrar sempre de alguém que nos trouxe alegria e esquecer todos quantos nos fizeram sofrer.
Só é possível esquecer os sofrimentos se exercitarmos perdão. Enquanto alimentarmos qualquer coisa negativa em nossa alma sem que perdoemos aquele que nos feriu, será impossível viver de bem com a vida, e principalmente em comunhão com Deus.
É uma atitude nossa, pessoal, querer esquecer o que para trás fica. Esquecer as perdas ainda que tenham sido traumáticas para nós. Quantos iniciaram este ano de uma maneira e estão terminando com tantas perdas e até fracassos, infelizmente.
Contudo, o próximo passo é avançar, prosseguir para o alvo! Nunca devemos ficar parado no tempo lamuriando pelos acontecimentos ruins que nos apanham.
É hora de levantar a cabeça, tirar das fraquezas forças e como está escrito:
“... DIGA O FRACO: EU SOU FORTE” (Joel 3.10).
Podemos todas as coisas naquele que nos fortalece, aleluia!
O que nos resta, portanto, é prosseguir para o alvo. O nosso alvo é Jesus com toda certeza amados. Ele é a nossa motivação maior de viver:
“PORQUE NELE VIVEMOS, E NOS MOVEMOS, E EXISTIMOS...” (Atos 17.28).
A melhor notícia é que estamos mais perto de nos encontrarmos com Ele para a celebração das Bodas do Cordeiro, aleluia!
Nada nos deve desanimar. Nem as dificuldades, nem as lutas, nem as tribulações, nem as aflições deste presente século, nem as incompreensões dos homens, nem as calunias, nem as enfermidades, nem a pressão dentro no meio onde estamos inseridos, nada, mas nada mesmo.
Avançar sempre! Recuar nunca!
“NÓS, PORÉM, NÃO SOMOS DAQUELES QUE SE RETIRAM PARA A PERDIÇÃO, MAS DAQUELES QUE CRÊEM PARA A CONSERVAÇÃO DA ALMA”. (Hebreus 10.39).
Um prêmio nos espera, e que prêmio! Vale a pena todo sacrifício por amor Àquele que nos amou e se entregou a si mesmo por nós.
Um feliz 2008 para todos os que nos acompanharam neste ano 2007!
Aniversariantes PARABÉNS Gênesis 49.25

Nenhum comentário: