quarta-feira, dezembro 26, 2007

QUE TIPO DE ÁRVORE EU SOU?

“NÃO PODE A ÁRVORE BOA DAR MAUS FRUTOS; NEM A ÁRVORE MÁ DÁ FRUTOS BONS”. (Mateus 7.18).
Jesus afirmou ser a videira verdadeira, e, nós os seus discípulos os ramos ou as varas.
Precisamos tomar muito cuidado para não sermos enganados, pois, se Ele disse que é a videira verdadeira é porque deve haver videira falsa. Os ramos da falsa videira devem dar frutos semelhantes à árvore onde estão inseridos.
E a pergunta que não quer calar é: que tipo de árvore eu sou?
Todos quantos estão em Cristo Jesus, ligados à videira verdadeira, devem dar frutos conforme a videira. Isto significa dizer que nossa frutificação deve manifestar as qualidades da árvore – Jesus.
Os que estão nele apresentam em suas vidas as mesmas qualidades existentes nele, pois o fruto é produzido conforme a sua espécie.
A oliveira produz azeitonas donde se extrai o azeite, bem como a videira produz uvas necessariamente, e como está escrito:
“...PORVENTURA COLHEM-SE UVAS DOS ESPINHEIROS OU FIGOS DOS ABROLHOS? (Mateus 7.16).
O ano de 2007 está se findando e à medida que nos auto-avaliarmos poderemos descobrir que tipo de fruto produziu ao longo dos trezentos e sessenta dias que se passaram.
O Amigo Espírito Santo tem interesse em que descubramos com sinceridade e humildade o que temos de resultado espiritual em nossa vida neste ano, para que possamos mudar algumas atitudes e nos aperfeiçoarmos dia após dia até que venha o Senhor.
Não podemos é ser árvore sem algum tipo de fruto para não corrermos o risco da figueira que Jesus amaldiçoou, Deus nos guarde.
Entretanto, podemos ser árvores que dêem:
“... FIGOS: OS FIGOS BONS, MUITO BONS, E OS MAUS, MUITO MAUS, QUE NÃO SE PODEM COMER, DE MAUS QUE SÃO” (Jeremias 24.3).
O caráter de Cristo em nós implantado pelo Espírito Santo que em nós habita nos leva a produzir frutos bons.
Honestamente façamos uma auto-avaliação:
O fruto do Espírito tem se manifestado em nossa vida? Temos vivido o amor de Deus com o Fruto do Espírito nos nossos relacionamentos? O amor que é paciente, benigno, não é invejoso, não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal, não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre; tudo crê; tudo espera; tudo suporta. ( 1 Coríntios 13.4 a 7).
Como vai a nossa alegria? Vai além das circunstâncias que vivemos, ou das dificuldades que passamos?
Como andamos com a paz? Temos tido paz de toda maneira (2 Tessalonicenses 3.16). Paz com Deus, paz conosco e paz com o próximo e os irmãos?
Nossa longanimidade está em alta, ou nosso pavio está curto? Já quase não conseguimos suportar nada de alguém? Temos sido tolerantes ou intolerantes?
Temos sido benignos uns com os outros? Exercitamos atos de bondade para com bons e maus?
Temos buscado viver em fidelidade para com Deus, com a família, com os amigos e irmãos?
E quanto à mansidão? Temos aprendido com Jesus como Ele nos ordenou?
Nosso domínio próprio está em evidência, ou nos perdemos nos excessos sejam eles em qualquer área da nossa vida?
Com toda certeza todos precisamos melhorar e muito em nossa frutificação.
Ajude-nos o Senhor a sermos árvores que não somente ofereçam sombra, mas principalmente frutos bons, doces, saudáveis para que aqueles que se aproximem de nós possam ser beneficiados.
Aniversariantes PARABÉNS! 2 Coríntios 9.11





Nenhum comentário: