segunda-feira, setembro 06, 2010

CRENTE, PORÉM CORROMPIDO


“ E CREU O PRÓPRIO SIMÃO E SENDO BATIZADO...” (Atos 8.13).

É interessante notar como a Palavra de Deus é atual, aleluia!
Quando lemos a história deste homem que teve a oportunidade de viver nos dias da igreja primitiva e observar o que se passa nos dias em que vivemos, podemos ver claramente que o homem continua corrompendo e sendo corrompido. Nada mudou neste aspecto.
Cidade de Samaria. Chega um homem que traz uma mensagem diferente; uma mensagem que produz mudança na vida dos que a ouvem e recebem o Homem de quem aquele homem estava falando. Esse Homem é Jesus, que realmente faz diferença nas vidas onde passa a morar.
Na cidade as coisas se tornaram diferentes: aqueles que viviam possessos de demônios eram libertos; muitos paralíticos e coxos foram curados; vidas foram transformadas pela palavra de Filipe, o evangelista, cheio do Espírito Santo, que falava a Palavra! E o resultado é que a cidade de Samaria encheu-se de alegria, pois, afinal, Jesus, a alegria dos homens estava na vida dos samaritanos. Os samaritanos já tinham conhecido a Jesus através da mulher que lhes falara dele como Profeta, lembra?
Antes eles viram a Jesus e O ouviram falar; agora, entretanto, os receberam como Salvador e Senhor das suas vidas e aí estava a grande diferença!
O tal Simão era um personagem importante na cidade, homem de grande influência e respeitado como alguém de grande vulto. Mágico, vivia a iludir o povo com suas práticas malignas. O povo enganado chegava a dizer:
“... ESTE HOMEM É O PODER DE DEUS, CHAMADO O GRANDE PODER.” ( Atos 8.10).
Todavia, ao ouvir a pregação de Filipe, como está escrito, o próprio Simão creu e foi batizado. Imagine a alegria de todos. Quem diria que o grande homem, o homem influente de Samaria se tornaria um dos seguidores de Jesus! Tudo parecia correto até que...
Os apóstolos Pedro e João desceram à Samaria e sabedores de que as pessoas ainda não tinha sido revestidas do poder do Espírito Santo, sabendo também da prioridade que era esse revestimento na vida dos que nascem de novo, começaram a impor as mãos sobre os convertidos e eles eram cheios do Espírito Santo, aleluia!
Aí o que estava oculto no coração do Simão veio à tona: a impiedade, a cobiça, o desejo sórdido de poder para manipular as pessoas, a necessidade de continuar a ser um expoente diante do povo, enfim a corrupção!
Um coração corrompido tenta corromper, infelizmente! Agora ele não se contem e oferece dinheiro aos apóstolos para que estes lhe concedessem o poder do Espírito Santo que neles havia. Mero engano!
Uma vida cheia do Espírito Santo não se compra com dinheiro, não se adquire com amizades, tão pouco por estar em posição de liderança, absolutamente! O preço é mais alto, e como! O Azeite precisa ser comprado sim, mas não com o vil metal, mas com alguma coisa que custa mais que ouro e prata: uma vida de abnegação, de renúncia; uma vontade submissa totalmente à vontade de Deus; uma disposição interior em amar incondicionalmente o que leva a perdoar tantas quantas vezes se fizer necessário. É abrir mão da própria vida para viver a vida dAquele que por nós morreu e ressuscitou. É andar nos seus passos, enfim.
Simão era crente e até batizado, porém não havia nascido de novo e a semente de Deus não estava no seu coração, senão a semente maligna do orgulho manifestada pela inveja.
A sentença foi rápida:
“... O TEU DINHEIRO SEJA CONTIGO PARA PERDIÇÃO, POIS JULGASTE ADUIRIR, POR MEIO DELE, O DOM DE DEUS. NÃO TENS PARTE NEM SORTE NESTE MINISTÉRIO, PORQUE O TEU CORAÇÃO NÃO É RETO DIANTE DE DEUS.” ( Atos 8.20.21).
Imagine a cara do Simão. Imagine o espanto de todos quantos ouviram as palavras do apóstolo Pedro. Que tal temor deve ter caído sobre todos os que ali estavam.
A graça de Jesus, todavia, se manifestou em favor de Simão, pois lhe foi dada a oportunidade de arrependimento. Deus é bom! Apesar de ter crido e ser batizado ele estava em fel de amargura e em laço de iniqüidade.
Ainda bem que o tal demonstrou uma atitude de humildade ao pedir que os apóstolos rogassem por ele. A Bíblia não refere mais nada sobre o Simão, contudo a lição ficou para todos nós.
Jamais nos deixemos enganar pelo maligno tentando conseguir coisas espirituais com dinheiro ou coisas terrenas. Há o perigo de alguém ser colocado em posição de liderança na casa de Deus por causa da sua posição econômica, da sua capacidade intelectual, do carisma que apresenta, do prestígio político que desfruta...
Qualquer atitude de conseguir coisas espirituais com barganha material é corrupção. Um coração corrompido está contaminado e não poderá ver a Deus porque conforme disse Jesus somente os limpos de coração poderão fazê-lo.
Em nome do Senhor Jesus amados não negociemos nossos alvos. Permaneçamos em Cristo sem nos corrompermos seja lá com o que for e com quem quer que seja. Esperemos em Deus que a Seu tempo fará cumprir o Seu propósito para cada um de nós, segunda a Sua vontade.
NÃO SE CORROMPA! NÃO SE CORROMPA! NÃO SE CORROMPA! CUIDADO! NÃO TROQUE OS SEUS PRINCÍPIOS POR NADA. VIGILÂNCIA TOTAL. NÃO AC EITE PROPOSTA DE DINHEIRO PARA SAIR DA POSIÇÃO QUE DEUS LHE COLOCOU. A OFERTA SERÁ VANTAJOSA, MAS NÃO VALE A PENA, PORQUE IRÁ CORROMPER O SEU CORAÇÃO. E O QUE AONTECERÁ QUANDO A TROMBETA TOCAR?
Maranata!

Nenhum comentário: