quinta-feira, agosto 13, 2020

SEGUIDORES E SEGUIDOR

 “...QUANTO A TI, SEGUE-ME.” (João 21.22).

Em um tempo onde o virtual está em alta, os que vivem envolvidos com todos os tipos de redes sociais, portanto, cada dia mais enredados com as coisas deste mundo, um motivo de orgulho é, sem dúvida, o número de pessoas que os seguem - seus seguidores. Isso da estátuas, sim senhores!

Uma coisa meio que estranha para mim é o fato de alguém dizer seguir outro que nunca o viu, nunca ouviu sua voz, não o conhece pessoalmente, não tem o mínimo de relacionamento, enfim! Que coisa mais esquisita! Tenho vinte mil seguidores, diz um blogueiro, por exemplo, porém, se questionado quanto realmente o conhecem e são por ele conhecido, é possível que sequer chegue a dez por cento deles.

Tanta gente seguindo tanta gente, todavia, com relação ao Profeta da Galiléia seria tão fácil assim segui-lO? Basta se inscrever em um site ou acionar um ícone? 

Amados, quão grande é a diferença entre ser seguidor de uma pessoa formadora de opinião, um personagem importante na história atual, alguém que se tornou famoso em alguma coisa, enfim, e ser 

seguidor de Cristo Jesus!

Só podemos seguir alguém enquanto ele vive, e não há nenhuma condição para isso, tampouco há recompensa, enquanto que para seguir Jesus há condições específicas para aqueles que o querem fazê-lo.

Senão vejamos: a) deixar tudo (Lucas 5.11); b) negar-se a si mesmo (Mateus 16.24); c) dia a dia tomar a sua cruz (Lucas 9.23); d) renunciar até a própria vida (Lucas 14.33); e) desapego às obrigações familiares (Lucas 9. 59-60); f) não amar as riquezas ( Marcos 10.22); g) amar incondicionalmente (João 13.34-35).

Outro pormenor: com uma tão grande popularidade, com um número invejável de seguidores, será que estamos fazendo com que muitos sejam seguidores de Cristo, a partir do nosso exemplo? Qual será a nossa prioridade? Nos tornar cada dia mais conhecidos com mais e mais pessoas nos seguindo, ou procurando fazer Jesus conhecido, a fim de que alguns cheguem a ser Seus seguidores? Qual tem sido o nosso objetivo durante este ano, mais pessoas visualizando nossas postagens ou lendo a Palavra de Deus? Os assuntos que postamos fazem com que as pessoas que nos acompanham sejam edificadas espiritualmente, sintam a necessidade de se aproximar do Filho de Deus? Ainda tem um detalhe: que tipo de seguidor somos nós? Pertencemos ao grupo que O seguia por curiosidade, ou daqueles que O seguiam para receber o que Ele poderia lhes oferecer? Dos que continuaram seguindo-nO mesmo quando o Seu discurso foi forte e duro, ou dos que voltaram-lhe as costas? Seguimos ao Senhor Jesus no grupo dos que criam nele ou como seus parentes e irmãos que não lhes davam crédito?

A mulher que derramou unguento sobre a cabeça de Jesus (João 12), era uma seguidora, contudo sua atitude demonstrou o quanto O amava e por isso se dispôs a oferecer o seu melhor, sem se importar com a avaliação dos outros. O verdadeiro seguidor de Jesus tem maior prazer em oferecer do que pedir, exigir, reivindicar como o fazem muitos evangélicos. 

Para refletir: nossos seguidores podem ser nossos imitadores, seguindo os nossos passos como de alguém que é um seguidor (discípulo) de Jesus? 

Encaminhemos os que nos seguem para o Autor e Consumador da nossa fé! Encorajemos as pessoas a olhar para Ele é serão salvos! Incentivemos muitos a segui-lO com um coração sincero, com um amor sem interesse de algo em troca! 

Sigamos- nO como a Luz do Mundo e jamais andaremos em trevas, mas teremos a Luz da vida, e no fim do caminho, seguindo O Caminho, nos encontraremos com Aquele que nos ama e em seu sangue nos libertou dos nossos pecados e nos deu o direito de estando nEle e tirar na cidade santa pelas portas!

MARANATA!




Nenhum comentário: