sexta-feira, agosto 28, 2020

ANDAR COM X ANDAR EM CRISTO

 “ORA, COMO RECEBESTES CRISTO JESUS, O SENHOR, ASSIM ANDAI NELE,” (Colossenses 2.6).

Na Antiga Aliança há destaque para duas pessoas que andaram com Deus: Enoque (Gênesis 5.22,24) e Noé, seu bisneto (Gênesis 6.9). Depois destas referências não há mais registro sobre outra pessoa que andou com Deus.

Enoque é um tipo da Igreja que vai ser arrebatada. A diferença é que a Igreja não anda simplesmente com Deus, temos um privilégio bem maior do que Enoque e Noé. A Igreja Corpo de Cristo anda Nele! Isso faz uma diferença muito grande.

Para que andemos nEle primeiro é indispensável estar nEle, pois para que Ele, Jesus, esteja em nós devemos estar nEle, como está escrito: “ESTAI EM MIM, E EU EM VÓS...” (João 15.4). Isso implica em estar no Reino de Deus, o que se dá quando nascemos de novo. 

Estar em Cristo, andar nEle não é simplesmente aceitar Jesus, tampouco frequentar uma igreja local. Normalmente as pessoas costumam dizer: Jesus está em mim, porém nem todos quantos assim se expressa  estão de verdade nEle. Há uma condição para que possamos afirmar tal coisa, como está escrito: “AQUELE QUE DIZ QUE ESTÁ NELE, ESSE DEVE TAMBÉM ANDAR COMO ELE ANDOU.” (1 João 2.6).

A Igreja que vai subir está nEle e, por conseguinte os seus membros andam como filhos da luz, visto que Ele é a Luz (Efésios 5.8); andam em amor (Efésios 5.2); andam por fé (2 Coríntios 5. 7); andam no Espírito (Gálatas 5.16); andam como Ele andou (Atos 10.38. Também é guiado pelo Espírito como filho de Deus (Romanos 8.14).

Os discípulos enquanto andavam com Ele aprendiam dEle, conviviam com Ele, viam os milagres que Ele fazia, criam nEle, mas não O tinham em si, nem estavam nEle. Quando eles receberam o Espírito Santo, a vida que é Jesus passou a viver neles. Ele habita nos que O amam como Ele disse: “SE ALGUÉM ME AMA, GUARDARÁ A MINHA PALAVRA; E MEU PAI O AMARÁ, E VIREMOS PARA ELE E FAREMOS NELE MORADA.” (João 14.23).

Ha evangélicos que se contentam em dizer: Deus me visitou. Como assim? Quem mora não visita. Ainda há os que cantam empolgadas: Vem Espírito Santo, visitar. Ah, também há os que marcam encontro com Deus no templo. Ai de mim se só encontrasse com Deus quando fosse ao templo!

Andar em Cristo nos dá segurança plena; afasta o medo; traz alegria; manifesta paz em qualquer situação. Andar em Cristo nos dá a certeza de que, quando Ele vier iremos a encontra-lO, e assim estaremos para sempre com o Senhor!

MARANATA!


Nenhum comentário: