sexta-feira, março 23, 2007

O AMIGO DE DEUS


“...ABRAÃO CREU EM DEUS, ISSO LHE FOI CREDITADO COMO JUSTIÇA, E ELE FOI CHAMADO AMIGO DE DEUS”. (Tiago 2.23).
Amizade á algo que se conquista. Não é coisa que acontece da noite para o dia. Precisa tempo e convivência juntos para que alguém possa se declarar amigo do outro.
Segundo as escrituras, o que fez com que Abraão fosse amigo de Deus foi a sua fé. Porque ele creu em Deus, isso lhe foi creditado como justiça.
Fica muito claro que Deus não é amigo de incrédulos. Aliás, como incrédulos jamais poderemos agradar a Deus, visto que:
“ORA, SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS...” (Hebreus 11.6).
Se não podemos agradar a Deus sem fé, quanto mais nos tornarmos seus amigos.
Interessante notar que as obras de Abraão não justificavam essa amizade. Abraão falhou e como...
Abrão não obedeceu totalmente à ordem de Deus para sair do meio da sua parentela, e ao sair de Ur dos Caldeus levou consigo o seu sobrinho Ló. Essa desobediência contribuiu para que Ló se estabelecesse em Sodoma e depois tivesse que deixar para trás tudo quanto havia conquistado naquela terra, se quisesse salvar a sua vida e sua família. Ainda assim, perdeu a esposa e suas filhas cometeram incesto com o pai, delas advindo duas nações as quais Deus rejeitou.
Como custou caro Abrão não ter obedecido totalmente a Deus!
Deus havia dito a Abrão que faria dele um grande povo, o abençoaria, tornaria o seu nome famoso e ele seria uma bênção (Gênesis 12.2).
Entretanto, quando a fome chegou à terra, Abrão não consultou ao Senhor e desceu ao Egito.
Abrão mentiu duas vezes com medo de ser morto, e expôs sua mulher, Sarai, ao adultério.
Abrão viu sua fé abalada, enfraquecida e chegou mesmo a falar para Deus que seu herdeiro seria o damasceno que era seu servo. Uma séria crise na sua fé.
Outra vez Abrão é provado na sua fé quando Sarai sua mulher lhe fala para que ele tomasse a escrava egípcia e com ela tivesse filhos. A fé de Sarai estava abalada e como conseqüência desta atitude até hoje há problemas entre os descendentes de Agar e os descendentes de Sara.
Abraão não foi perfeito, absolutamente. Ele falhou como quaisquer uns de nós, afinal são feitos da mesma matéria: pó. Vivemos no corpo do pecado ainda e só quando o nosso corpo for glorificado seremos salvos completamente da natureza pecaminosa.
O melhor de tudo isso é que apesar de desobedientes e fracos Deus nos ama e considera a nossa fé nele, aleluia!
Abraão não desfrutava o privilégio que temos hoje com a graça de Deus á disposição dos que estão em Cristo. Ele contava tão somente com a misericórdia de Deus e mesmo assim foi chamado o amigo de Deus. E não somente isto. O próprio Deus fala através do profeta Isaias:
“VOCÊ, PORÉM, Ó ISRAEL, MEU SERVO, JACÓ, A QUEM ESCOLHI, VOCÊS, DESCENDENTES DE ABRAÃO MEU AMIGO”, (Isaias 41.8). Que testemunho!
Oh, meus amados! Tomara Deus olhe para nós neste dia e possa declarar que somos seus amigos! Com toda a certeza Ele é o nosso amigo, mas Jesus colocou a obediência a Ele como condição para que nós sejamos seus amigos.
“VOCÊS SERÃO MEUS AMIGOS, SE FIZEREM O QUE LHES ORDENO”. (João 15.14).
Mesmo com nossas debilidades que nossa intenção maior seja a de obedecer ao Senhor, agindo sempre por fé, e assim seremos seus amigos como o foi Abraão.
Aniversariantes PARABÉNS! João 16.33

Nenhum comentário: