segunda-feira, março 19, 2007

PELA FÉ ABRAÃO...


“PELA FÉ ABRAÃO, QUANDO CHAMADO, OBEDECEU...” (Hebreus 11.8).

Os homens haviam mais uma vez desobedecido a Deus. Deus mandara que eles se espalhassem pela terra para povoá-la. Eles, contudo, resolveram construir uma torre que alcançasse os céus. Deus é absoluto! Desceu, confundiu as línguas deles e forçosamente tiveram de se espalharem como era propósito divino. O que Deus estabelece tem que ser feito, ou do contrário Ele intervem para que aconteça.
Na terra de Ur dos Caldeus vivia Terá. Gerou três filhos. Um deles o pai chamou-lhe Abrão, que significa “pai das alturas”. A idolatria dominava a terra!
Deus olha para Abrão e conhece que há fé em seu coração. E fala com ele. Dá uma ordem:
“SAIA DA SUA TERRA, DO MEIO DOS SEUS PARENTES E DA CASA DE SEU PAI, E VÁ PARA A TERRA QUE EU LHE MOSTRAREI.” (Gênesis 12.1).
Um chamado inquestionável. Deus falou! Mandou e em seguida fez promessas.
“PARTIU ABRÃO COMO LHE ORDENARA O SENHOR...” (Gênesis 12.4).
A fé estimula a coragem para agir em obediência.
Para que haja uma atitude obediente a Deus é necessário primeiro que tenhamos fé, pois obediência sem fé não tem valor para Deus. Segundo, é preciso ter coragem para tanto.
Abrão deve ter conversado com Sarai sua esposa. Não deve ter sido fácil para Sarai. Abrir mão de tudo, sair do meio dos seus parentes para andar a esmo, sem saber para onde.
Será que as esposas deste tempo teriam a mesma coragem de Sarai? Quantos relacionamentos têm sido acabados por conta de mulheres que não querem acompanhar os maridos.
Entretanto, a fé verdadeira em Deus nos infunde coragem para obedece-lhe!
Abrão demonstrou uma grande coragem ao se desprender de tudo e sair errante confiado na palavra de Deus.
Muitas pessoas nos dias em que vivemos não têm a coragem para deixar o meio onde estão para obedecer a Deus quanto a seguir a Jesus. Ficam atrelados à família, amigos, meio social, enfim, a tantas coisas que não tomam a decisão que irá mudar as suas vidas. Conhecem a verdade, crêem que Jesus é o Filho de Deus, porém não decidem recebe-lo como Senhor pelas circunstâncias. Em nada adianta esse tipo de fé.
A fé que conduz á salvação produz arrependimento, conversão e, por conseguinte, obediência à palavra de Deus.
Abrão deixou-nos um exemplo não somente de fé e obediência, mas também de coragem.
Deus lhe deu uma ordem? Tome a decisão corajosamente, sem medo, Ele se responsabiliza quando obedecemos. Enquanto a decisão não for tomada todas as outras coisas estão sendo proteladas. Coragem! Vá em frente naquilo que Deus tem lhe mandado fazer. Ele cumprirá a sua parte!
Aniversariantes PARABÉNS! Salmo 89.1

Nenhum comentário: