segunda-feira, julho 14, 2008

GUARDAI-VOS DA AVAREZA


“ ... GUARDAI-VOS DA AVAREZA...” ( Lucas 12.15).
Este é um dos pecados que está dominando muitos e até mesmo pessoas que se chamam pelo nome do Senhor, infelizmente.
Avareza é o desejo demasiado e sórdido de adquirir riquezas, e o avarento é aquele que por amar tanto o dinheiro tem grande dificuldade em oferecer alguma coisa a alguém, é o mesquinho.
O deus deste século tem impelido as pessoas a desviarem a sua adoração do verdadeiro Deus. Deus fez o homem para louvor da sua glória, com a finalidade principal de adorá-lO. A adoração está intrínseca no ser humano, e, por causa do pecado, o homem deixou de adorar a Deus e buscou para si outros deuses, contanto que a função de adorador permaneça.
A avareza, segundo a Palavra de Deus, é idolatria.
“MORTIFICAI, POIS OS VOSSOS MEMBROS QUE ESTÃO SOBRE A TERRA... A AVAREZA, QUE É IDOLATRIA.” (Colossenses 3.5.).
A tradução na Bíblia Viva assim coloca como avareza:
“... NÃO ADOREM AS BOAS COISAS DESTA VIDA, POIS ISSO É IDOLATRIA.” (Colossenses 3.5 – Bíblia Viva)
Há todo um processo que leva o homem para a avareza. O sistema do mundo nos induz ao consumismo, e isto nos impele a trabalhar não para suprir as nossas necessidades, mas para adquirir coisas.
Muitos que vivem uma vida modesta, tranqüila, de repente, se vêm necessitando de trabalhar mais para poder comprar um bem, por exemplo, uma casa maior.
Comprada a casa maior, já vai haver necessidade de mobiliar a tal casa de acordo com os cômodos que nela há. E daí desencadeia uma corrida louca pela aquisição de bens ou das coisas boas desta vida.
O perigo não é possuir bens materiais, mas por neles o coração. O salmista assim escreve:
“... SE AS VOSSAS RIQUEZAS AUMENTAM, NÃO PONHAIS NELAS O CORAÇÃO.” (Salmo 62.10).
Avareza é colocar o coração nas coisas matérias, no dinheiro. Colocar tais coisas em lugar de Deus na vida. Amar mais as coisas do que a Deus. Dar mais tempo para as coisas do que para Deus. Pensar mais nas coisas materiais do que nas coisas de cima.
Jesus está voltando meus amados, e nosso interesse não deve estar nas coisas da terra, visto que somos estrangeiros nela, a nossa cidade está nos céus como está escrito:
“ MAS A NOSSA CIDADE ESTÁ NOS CÉUS, DONDE TAMBÉM ESPERAMOS O SALVADOR, O SENHOR JESUS CRISTO, QUE TRANSFORMARÁ O NOSSO CORPO ABATIDO, PARA SER CONFORME O SEU CORPO GLORIOSO... “ (Filipenses 3.20.21)
A corrida louca pelo ter, por adquirir bens materiais tem transformado muitos bons crentes em pessoas avarentas.
O avarento não se contenta com o que tem como manda a santa Palavra de Deus.
“SEJAM OS VOSSOS COSTUMES SEM AVAREZA, CONTENTANDO-VOS COM O QUE TENDES;” (Hebreus 13.5).
Com pesar observamos até líderes dominados pela avareza. O dinheiro que é arrecadado com ofertas e dízimos, ao invés de ser empregado, com prioridade na evangelização, é colocado no banco para produzir mais e mais, quando não investido em propriedades para assim formar um patrimônio, no qual os nomes dos tais são estampados em placas.
Quando o Senhor voltar não estará em apreciação o quanto possuímos na terra, quantos bens materiais adquiriram quanto está rendendo a nossa poupança, aplicação, ou mesmo as barras de ouro que alguém possui, mas o nosso tesouro nos céus.
A pergunta do Amigo para nós neste dia é:
-- Você já perguntou ao Senhor como está o seu tesouro nos céus? Qual a sua prioridade ao acordar? Está colocando as coisas do reino em primeiro lugar, ou sequer tem tempo em vinte e quatro horas para o Senhor do reino?
Quantos estão doentes, ansiosos, estressados, necessitando de remédios por que não dá ao corpo o descanso que lhe é devido. E qual a causa principal? Tenho que trabalhar mais e mais para poder vencer a demanda daquilo que tenho para pagar.
De repente, é hora de repensar a nossa vida. Se hoje o Senhor nos chamar tudo quanto ajuntamos com o trabalho ficará para outros. Ao chegarmos diante dEle vamos apresentar apenas o que temos nas mãos espirituais.
O avarento tem dificuldade de repartir o pão com o seu próximo, afinal de contas ele precisa juntar dinheiro para o futuro. E se o futuro acabar hoje? Tais pessoas gostam muito de receber, porém de oferecer nada. São possuídas por um obsessão em ajuntar e quanto mais ajuntam mais têm sede de ajuntar.
Veja lá uma coisa: o que é mais precioso o tempo passado com Deus ou o tempo gasto em horas extras para ganhar mais? O tempo gasto no convívio da família, especialmente se os filhos são pequenos ou adolescentes, ou o trabalho no período em que devia tirar férias, aproveitando assim as oportunidades de estar juntos em família? Vender as férias para adquirir um bem material seria tão importante quanto o descanso para o corpo no aconchego daqueles a quem amamos?
Como está escrito:
“... TODA A CARNE É COMO A ERVA...” ( 1 Pedro 1.24).
Portanto, meus amados, tenhamos cuidado com o nosso coração e procuremos aplicá-lo às coisas que são eternas e nunca ás coisas que perecem.
Aniversariantes PARABÉNS! Lucas 22.29

Nenhum comentário: