domingo, agosto 03, 2008

UM BOLO NÃO VIRADO


“EFRAIM MISTURA-SE COM AS NAÇÕES; EFRAIM É UM BOLO QUE NÃO FOI VIRADO.” ( Oséias 7.8).
Fico a pensar como o Senhor estaria avaliando os que professam o seu Nome, se dizem evangélicos, crentes, cristãos neste tempo em que vivemos na terra.
No texto acima Deus está dando o resultado da sua avaliação sobre Efraim, uma das tribos de Israel, o seu povo.
Este povo estava vivendo um misto de adoração a Deus e de idolatria ao mesmo tempo. Não havia uma definição firme para as suas atitudes espirituais. Deus o comparou a um bolo que não foi virado, isto é, uma parte estava queimada enquanto a outra estava crua, nada podendo ser aproveitado dele.
A questão da mistura com o mundo neste tempo presente é alguma coisa muito séria. Deus não aceita mistura. Em todo tempo Ele fez questão de que o seu povo vivesse separado dos outros povos, vivendo em dedicação exclusiva para Ele. Devotasse toda a adoração unicamente a Ele. Servisse de todo coração somente a Ele. Oferecesse o seu louvor exclusivamente a Ele. Nada de metade.
As estatísticas dizem que hoje os evangélicos são um grande número na terra, e especificamente em nosso país – Brasil, o crescimento do número deles é expressivo. Todavia, um perigo nos rodeia bem de perto. O perigo da mistura.
Em tempos passados o povo de Deus era conhecido e identificado como tal. Isso trazia sobre nós a rejeição do mundo, o escárnio, a zombaria, a chacota. Ser identificado como um crente era motivo até de discriminação. As pessoas evitavam se envolverem com quem se manifestasse dizendo ser seguidor de Cristo.
Havia perseguições que chegavam ao ponto de atirarem pedras nos templos, espancavam aqueles que estavam pregando o evangelho nas praças, enfim, era um tempo de sofrimento, porém a mão do Senhor se fazia notar confirmando a sua Palavra.
Onde estão estes crentes? Onde estão aqueles que preferem sofrer as conseqüências, a se amoldarem às coisas que são do mundo, por não amarem o mundo?
“NÃO AMEIS O MUNDO, NEM O QUE NO MUNDO HÁ; SE ALGUÉM AMA O MUNDO, O AMOR DO PAI NÃO ESTÁ NELE.” ( 1 João 2.15).
Para onde se foi a identidade dos salvos? Parece que já não somos reconhecidos como estrangeiros na terra, afinal já estamos tão misturados com o mundo que nem se consegue distinguir a que reino nós pertencemos.
Um bolo não virado.
Nem está totalmente no mundo, tão pouco totalmente no reino de Deus. Fica meio que um pouco em cada lado, de acordo com a conveniência, ou mesmo os interesses.
Um bolo não virado.
Sua lingua é meio que asdosdita e meio a língua de Judá, como no tempo de Neemias. Conforme foi o ambiente que estiver, absorve-se a identidade do grupo, para não ser diferente.
Um bolo não virado.
Não tem preocupação com aquilo que prometem, com a palavra dada. Esquece-se de que o Senhor Jesus falou:
“SEJA O VOSSO FALAR, SIM, SIM, NÃO, NÃO, PORQUE O QUE PASSA DISSO É DE PROCEDÊNCIA MALIGNA.” (Mateus 5.37).
Um bolo não virado.
Tem o aspecto de quem vive no reino da luz, porém as atitudes demonstram o caráter de quem vive no reino das trevas.
Ajude-nos o Senhor a sermos total e inteiramente dEle. Que tudo em nós reflita a sua imagem. Que não haja meio termo. Que possamos viver separado das coisas do mundo e dedicado exclusivamente a Deus, até porque o Noivo está voltando para uma Noiva pura, sem mistura, separada para Ele, aleluia!
A pressão está muito grande para aqueles que quiserem viver para Deus sem estar comprometido com os sistemas do presente século. Eles sofrem a pressão do mundo, mas também estão sendo pressionados por aqueles que estão na igreja local, todavia envolvidos com as coisas da terra. Estes estão mais preocupados com o “ter” do que com o “ser”; estão arraigados nos sistemas do mundo, sem se preocuparem com o estrugir da trombeta. Tentam fazer com que os fiéis façam o perfil traçado pelo sistema humanista, para que possam galgar lugares de destaque perante os homens.
Amados, busquemos a ajuda do Amigo para não negociarmos os nossos alvos. Coloquemos a nossa vida diante do Senhor com arrependimento, quebrantamento, sinceridade de coração e desejo ardente de sermos santificados pela sua gloriosa presença em nós.
Livra-nos, Senhor, de sermos um bolo que não foi virado!
Aniversariantes PARABÉNS! Salmo 115.15

2 comentários:

Anit@Arrebit@ disse...

A irmã é uma benção! Continue semeando a Palavra do nosso Amigo!
Bjinhos de uma amiga e irmã de Portugal, Ana Fernandes (A.D.Almada)

Lidia Fernandes Da Silva disse...

Amada irmã Ana a paz do Senhor
Como é bom saber que pessoas desse país o qual aprendi a amar leem o que escrevemos com a ajuda do Amigo!
Minha oração é pedindo ao Senhor que salve o povo português e fortaleça a sua igreja que aí está.
Meu abraço fraternal.
lidia