quarta-feira, setembro 10, 2008

QUAL É O SEU NOME?

“O HOMEM LHE PERGUNTOU: QUAL É O SEU NOME?” ( Gênesis 32.27).
O nosso nome é a nossa identidade. Somos identificados por ele. Logo ao nascer recebemos um nome à revelia nossa, pois ninguém tem o direito de escolher o nome que possui.
A Bíblia refere a muitos nomes que foram dados por causa de uma situação ou circunstância, ou mesmo pela aparência do recém-nascido.
Foi assim com Abrão, com Esaú, com Berias, com Salomão e muitos outros.
Entretanto, a Palavra de Deus mostra o Senhor mudando nomes de pessoas, tais como de Abrão para Abraão, de Sarai, para Sara, como também de Saulo para Paulo.
No texto acima Deus trata seriamente com Jacó. Seu nome significa enganador, e, ele viveu a maior parte da sua vida fazendo jus ao nome que lhe fora dado, mesmo tendo lhe custado muitas dores.
O bom é que um dia Deus tratou com ele. E nesse dia memorável na vida dele algo de especial lhe aconteceu. O homem que lutou com ele até o dia raiar lhe faz a pergunta que mudaria sua vida: Qual é o seu nome?
Naquele encontro Jacó não tinha mais como lançar mão de engano. Tinha mais que se assumir como enganador, afinal, estava em questão o seu encontro com Esaú com quem havia uma pendência a ser resolvida.
Existem pessoas que embora tenham o nome de crente, sejam portadoras de um cartão de membro de uma denominação, ou até mesmo exerça um cargo de liderança, todavia, vive uma vida de hipocrisia, fazendo-se passar por alguém quando verdadeiramente não é esse alguém.
Há outros que para se destacarem diante das lideranças assumem uma postura hipócrita, apresentam um perfil que se encaixe nos moldes do sistema onde estão inseridos, e dessa maneira poderão alcançar status privilegiado.
Não nos deixemos enganar, pois! Um dia Deus irá perguntar-nos qual é mesmo o nosso nome, ou seja, qual é de fato a nossa identidade. O que realmente somos; sem máscaras, sem fingimento, de cara descoberta. Aí sim, o nosso nome será mudado como foi o de Jacó!
Não esquecer de que há uma promessa para os vencedores: eles irão receber um novo nome! Qual será o meu novo nome? Qual será o seu novo nome? E tem mais uma coisa: só vai conhecer esse nome quem o recebe. Será um nome especial e secreto, ninguém além de nós ficará sabendo. Será que este novo nome não terá a ver com aquilo que somos hoje, ou mesmo com o que fazemos no reino de Deus?
Jacó foi vitorioso quando o seu nome foi mudado. Talvez muito do nosso sofrimento esteja diretamente relacionado com o nosso nome de fantasia. No momento em que tivermos a coragem de nos assumirmos como somos, Deus certamente entrará em ação e transformará a nossa situação, ainda que para isso tenhamos que carregar uma marca como Jacó (ele ficou claudicante).
Que Deus nos ajude a encararmos nossas fraquezas de frente, pedindo a misericórdia do Senhor e nos submetendo ao tratamento que Ele queira aplicar as nossas vidas, enquanto é tempo de preparação para o encontro com Jesus!
Na nossa humildade seremos vitoriosos! Agindo com sinceridade encontraremos lugar de arrependimento diante de Deus.
Aniversariantes PARABÉNS! Apocalipse 3.11

4 comentários:

Unknown disse...

qual o seu nome? estou refletindo!! enganoso é o coração! quem realmente sou ou quem penso que sou?

Anônimo disse...

Querido Marcondes Deus te abençoe
Realmente o nosso coração é enganoso, como está escrito, contudo temos que nos avaliar com sinceridade diante de Deus, com um coração humilde, reconhecendo o nosso verdadeiro "eu".
Que o Senhor nos ajude a não sermos tentados a mostrar o nosso falso "eu".
Ainda bem que a graça e a misericórdia nos tem alcançado, glória a Deus!
Um abraço
a conserva em Cristo - lidia

Bia disse...

Poxa, que legal que mais alguém acredita nisso! Eu passei uma tarde inteira uma vez contando meus nomes pra Deus, Ele gastou apenas uns poucos minutos pra me dizer que estava colocando a minha identidade nele e a minha raiz nele, e por fim trocou meu nome! Um nome que é só meu... Gostei de ler isso por aqui, no momento de tribulações que estou enfrentando é muito importante que eu me lembre da minha identidade e de quem EU SOU em Cristo, Deus falou comigo por meio desse texto.

Obrigada Senhor!

Anônimo disse...

Deus a abençoe mais e mais Bia. Continue firme com a identidade que o Amado lhe deu, pois isso faz a diferença neste mundo.
Vamos andando até que venha o Amado!
Um abraço da conserva
lidia