quarta-feira, setembro 24, 2008

TRÊS COISAS QUE DEVEMOS OBSERVAR

“SENHOR, O MEU CORAÇÃO NÃO É ORGULHOSO E OS MEUS OLHOS NÃO SÃO ARROGANTES. NÃO ME ENVOLVO COM COISAS GRANDIOSAS NEM MARAVILHOSAS DEMAIS PARA MIM.” ( Salmo 131.1).

O salmista Davi teve a ousadia de fazer uma afirmação que muitos de nós jamais faríamos: “o meu coração não é orgulhoso,”
O contrário de um coração orgulhoso é um coração humilde e isso é provado na vida de Davi, a humildade de coração.
Embora Jesus ainda não tivesse se manifestado, ainda assim Davi manifestava essa grande virtude – a humildade.
Hoje, mesmo o Senhor Jesus tendo dito que:
“... APRENDEI DE MIM QUE SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO...”, ainda assim somos tendenciosos a encher o nosso coração de orgulho.
Como conseqüência de um coração orgulhoso os olhos refletem o que vai dentro do coração. Assim, um coração orgulhoso leva a um olhar arrogante, olhar altivo.
Como é triste ser alvo de um olhar altivo. Há pessoas que nos olham de baixo para cima, nos medem dos pés à cabeça, e o seu olhar parece que nos diz: quem é você? Você não se enxerga? Esse lugar não é para você. Eu é que devo estar aí, pois sou melhor que você e posso fazer muito melhor do que você faz.
Tais pessoas consideram-se superiores a toda a gente em tudo e em todas as coisas. As atitudes dos outros têm sempre um motivo de crítica ou de acusação (lembrar que tanto uma coisa como a outra são manifestações de orgulho no coração).
Entretanto, a Palavra de Deus nos adverte:
“... CADA UM CONSIDERE O OUTRO SUPERIOR A SI MESMO.” (Filipenses 2.3).
E como um abismo chama outro abismo como está escrito. Desse jeito, um coração orgulhoso, leva a um olhar arrogante e a envolver-se com coisas grandiosas.
Há até um chavão que diz: pense grande! Aspire coisas grandes!
Quando tentamos demonstrar uma atitude de humildade muitas vezes somos contestados com alguém que nos diz: pare com estes pensamentos medíocres. E assim, pessoas que se acham senhores, são de verdade servas do orgulho, do seu “eu”. São pessoas antipáticas, não demonstram empatia por ninguém, visto que sua atenção está voltada para si mesmo. Elas não possuem graça, porque a graça é dispensada para os humildes. São difíceis nos relacionamentos, donas da verdade, e tentam mostrar para os outros que dominam todos os assuntos, ou seja, têm conhecimento de tudo.
O mais perigoso é que quem entra por esse caminho acaba se envolvendo com sérios problemas sociais, pois, a corrida louca por coisas grandes e maravilhosas pode levar a entrar por um caminho que leva à destruição não só da vida profissional, financeira, social, mas até mesmo da própria família.
Grandes foram as vitória dadas por Deus a Davi, porque encontrou nele um homem de coração humilde. Deus honra a nossa humildade e nos exalta.
Enquanto os “senhores” são na verdade servos, aqueles que se colocam como “servos” se tornam senhores não por auto-exaltação, mas pela bondade de Deus.
Lembremo-nos meus amados:
“QUANDO VEM O ORGULHO, CHEGA A DESGRAÇA, MAS A SABEDORIA ESTÁ COM OS HUMILDES.” (Provérbios 11.1). E ainda:
“O ORGULHO SÓ GERA DISCUSSÕES...” ( Provérbios 13.10).
Acrescente-se ainda:
“O SENHOR DETESTA OS ORGULHOSOS DE CORAÇÃO, SEM DÚVIDA SERÃO PUNIDOS.” ( Provérbios 16.5).
Como conseqüência de um coração orgulhoso a Palavra de Deus afirma:
“O SENHOR DERRUBA A CASA DO ORGULHOSO...” ( Provérbios 15.25).
Quanta desgraça até para a família de quem se deixa dominar pelo orgulho!
Amados, em nome do Senhor Jesus oremos:
“Senhor, não me deixes ter um coração orgulhoso; guarda-me de ter olhos arrogantes, ajuda-me a contentar-me com as coisas que Tu preparaste para mim. Não me deixes correr atrás de coisas grandiosa e como conseqüência arruinar minha vida espiritual, física, como também a vida da minha família.”
Em nome do Senhor Jesus que seja assim para que quando a trombeta tocar possamos nos encontrar com o Senhor nos ares juntamente como todos os que viveram revestidos de humildade neste mundo dominado pelo orgulho.
Aniversariantes PARABÉNS! Isaias 12.2.

Nenhum comentário: