segunda-feira, setembro 28, 2009

ABSTER-SE UMA RECOMENDAÇÃO BÍBLICA

“... ABSTENDE-VOS DE TODA A APARÊNCIA DO MAL.” ( 1 Tessalonicenses 5.22).
Abster-se é privar-se; ter controle de si mesmo sobre alguma coisa. Precisamos tomar muito cuidado com as nossas atitudes para que o maligno não encontre ocasião contra nós, apenas pela aparência dos fatos.
Há muitas pessoas que têm sofrido duras penas por conta de situações aparentes, quando a realidade era outra. Todavia, como faltou vigilância acabaram pagando a fatura.
Muitos crentes não obedecem ao Senhor Jesus quando nos ensinou a orar dizendo:
“... LIVRA-NOS DO MAL.” ( Mateus 6.8).
Ninguém está livre de ser tentado para o mal, porém, se a Palavra manda nos abster da aparência dele, precisamos tomar cuidado, de verdade.
Escrevo para uma pessoa do sexo feminino, dizendo-lhe que esteja alerta com relação a uma amizade específica que você tem. Esta amizade poderá a vir criar uma situação cuja aparência mostre alguma coisa que na verdade não existe, mas o inimigo faz parecer ser. Evite aproximação que dê oportunidade aos outros para tecer comentários maldosos sobre o relacionamento. Escrevo-lhe em nome de Jesus, porque o Amigo Espírito Santo tem interesse em manter a sua conduta sem mancha, em integridade total.
Segundo as escrituras também devemos nos abster da imoralidade, como está escrito:
“QUE VOS ABSTENHAIS DA PROSTITUIÇÃO.” ( 1 Tessalonicenses 4.3).
É atitude de cada um de nós nos privarmos de tudo quanto posso nos induzir à imoralidade, à impureza. Por isso cuidado com aquilo que vemos, que lemos, que ouvimos, que falamos, pois há coisas que são como estímulo para essa área em nossa vida.
De igual modo, as escrituras nos recomenda abster-nos da paixões carnais, como está escrito:
“AMADOS, EXORTO-VOS, COMO PEREGRINO E FORASTEIROS QUE SOIS, QUE VOS ABSTENHAIS DAS PAIXÕES CARNAIS, QUE FAZEM GUERRA CONTRA A ALMA, MANTENDO EXEMPLAR O VOSSO PROCEDIMENTO NO MEIO DOS GENTIOS...” ( 1 Pedro 2.11.12).
As paixões carnais estão na nossa natureza pecaminosa, e é atitude nossa nos abster delas, pois como está escrito elas fazem guerra contra a alma, misericórdia Deus! Só conseguiremos viver uma vida de abstinência de tais desejos se vivermos revestidos do Senhor Jesus, como está escrito:
“MAS, REVESTI-VOS DO SENHOR JESUS CRISTO E NADA DISPONHAIS PARA A CARNE NO TOCANDTE ÁS SUAS CONCUPICÊNCIAS.” ( Romanos 13.14).
A caminhada com Cristo implica em renúncia, abnegação, abstenção, pois como o apóstolo Paulo refere-se ao atleta que se abstém por causa de uma coroa corruptível, como está escrito:
“E TODO AQUELE QUE LUTA DE TUDO SE ABSTEM; ELES O FAZEM PARA ALCANÇAR UMA COROA CORRUPTIVEL, NÓS, PORÉM UMA INCORRUPTÍVEL.” ( 1 Corintios 9.25).
Amados, neste tempo presente precisamos determinar fazer aquilo que o apóstolo Paulo se referiu a si próprio dizendo:
“ANTES, SUBJUGO O MEU CORPO E O REDUZO Á SERVIDÃO, PARA QUE PREGANDO AOS OUTROS, EU MESMO NÃO VENHA DE ALGUMA MANEIRA A FICAR REPROVADO.” ( 1 Corintios 9.27).
Estes dias são dias em que o evangelho tem se tornado muito light, muitas facilidades no ser evangélico, já não se prega mais abstenção, renuncia, subjugar o corpo, submeter os desejos ao controle do Espírito Santo, se não vigiarmos acabaremos indo com a onda do “não faz mal”.
Os estrangeiros vivem no pais que não é o seu de origem com alguns cuidados. Eles não comem de tudo; não têm os mesmos costumes, mas procuram preservar os costumes do seu país; falam a sua língua, pelo menos em família. Conosco não deve ser diferente. Temos que nos reconhecer e assumir como cidadãos do céu, pois é lá que está a nossa pátria, aleluia!
Que Deus nos ajude a voltar às eternas verdades do evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo antes que Ele volte e nos pegue de surpresa vivendo com o rótulo de cidadão do reino da luz, mas praticando as coisas inerentes aos cidadãos do reino das trevas.
Maranata!

2 comentários:

Generoso disse...

Senhor,que eu possa seguir este caminho, o do desvio, para que chegue mais rápido ao céu.
Geraldo Generoso

Lidia Fernandes Da Silva disse...

Deus lhe abençoe amado irmão Generoso, a paz do Senhor
O Senhor nos haverá de ajudar a fazer o que a Sua Palavra nos ordena; sem a ajuda do Amigo realmente não conseguiremos, entretanto Ele ajuda nas nossas fraquezas, aleluia!
Um abraço. No amor do Senhor Jesus
a conserva em Cristo