domingo, setembro 13, 2009

DISPONIBILIDADE PARA SEGUIR A JESUS

“... ELE SE LEVANTOU E O SEGUIU.” ( Mateus 9.9).
O Senhor Jesus curara um paralítico em Cafarnaum.
“... AS MULTIDÕES, POSSUÍDAS DE TEMOR, GLORIFICAVAM A DEUS, QUE DERA TAL AUTORIDADE AOS HOMENS.” ( Mateus 9.8).
A notícia com certeza se espalhara pela cidade. O homem chamado Jesus fez um grande milagre!
Jesus saindo do lugar onde o paralítico fora curado, passa na coletoria da cidade, onde trabalhava um homem chamado Mateus, estando este sentado executando o seu trabalho de coletor de impostos para os romanos.
Simplesmente o Senhor Jesus para diante dele e dá a intimação:
“SEGUE-ME!” ( Mateus 9.9).
Que autoridade na palavra ouvida dos lábios daquele homem! A ordem não poderia ser questionada; não haveria sequer um tempo para combinar com a família; não tinha como se dirigir aos seus superiores romanos para explicar o motivo da sua saída daquela repartição pública; não tinha como dar satisfação aos outros que o conheciam, absolutamente! Só lhe restava obedecer, está disponível para o Mestre!
Jesus não lhe fez promessas. Não ofereceu um salário maior do que aquele que ele provavelmente recebia do governo romano, nada. Apenas disse: “SEGUE-ME!”
O coração de Mateus foi tocado com aquela voz de autoridade e amor. O Rabi da Galiléia o convocava para ser um daqueles que Ele formaria para dar continuidade ao Seu trabalho na terra. Mas ele não sabia o que teria de fazer dali para frente.
Não há referências bíblicas dizendo se Mateus perguntou ao Senhor Jesus como iria manter-se financeiramente; quanto iria ganhar para cuidar da família; como seria o seu futuro no que diz respeito ao sustento, nenhuma informação. Ele apenas se levantou e O seguiu!
Coragem, destemor, decisão, determinação, confiança invadiram o coração de Mateus. Ele agora estaria à disposição do homem-Deus, do profeta da Galiléia, do nazareno!
Jesus precisava de alguém do porte de Mateus, um homem com conhecimento secular para que pudesse escrever as coisas concernentes ao ministério dEle neste mundo. Precisava de alguém que O acompanhasse e fosse testemunha ocular de tudo quanto Ele fora enviado para fazer e cumprira, em obediência à vontade do Pai celestial.
Mateus seria usado para escrever para o povo judeu e com o seu conhecimento das escrituras, pode narrar os fatos trazendo para eles tudo quanto as profecias da Antiga Aliança diziam sobre o Messias. Que trabalho importante foi o de Mateus!
O Amigo Espírito Santo tem convocado pessoas para trabalhos específicos na terra nos nossos dias. O que acontece é que muitas destas pessoas não estão disponíveis para Deus. Antes de se disponibilizarem se deixam levar por questionamentos sobre coisas que não compreende, ao invés de simplesmente dizer: Eis-me aqui!
Se o Senhor te chamou para uma obra especial Ele certamente garantirá o teu sustento; Ele cuidará da tua família; Ele se encarregará do teu futuro; tu não morrerá como um indigente; não viverás miseravelmente neste mundo, pois Aquele que convoca trata com dignidade os convocados por Ele. Por que temer, pois?
O tempo urge! A hora da decisão chegou! Afinal estás disposto a simplesmente dizer SIM ao Senhor? Atender a Sua voz sem questionamentos? Partir para um mundo desconhecido como Abraão? Deus espera a tua decisão em fé, pois, afinal, Ele tem te falado de muitas maneiras, tem dado tempo para agires, e então o que farás?Continuarás enredado pelo sistema dos homens ou corajosamente te levantarás como Mateus para seguir o Mestre à maneira dEle?
As horas correm silenciosamente. Talvez daqui a uns dias a oportunidade passará, então olharás para trás e dirás: Meu Senhor, escondi o talento que me ofereceste; não produzi nada com aquilo que me confiaste. E agora?
Em Nome do Senhor Jesus não protele mais! Prontifica-te hoje mesmo diante do Senhor Jesus, e o Amigo Espírito Santo se encarregará de tomar todas as providências que se fizerem necessárias para o cumprimento do chamado. O Senhor espera tão somente a tua disponibilidade, daí, então as coisas acontecerão sem que ao menos saibas como. Tudo será por milagre.
Portanto, “Mateus”, sai do comodismo, da mesmice, da liturgia religiosa, do ritualismo farisaico. Levanta-te, e vai!
Maranata!

Nenhum comentário: