sábado, outubro 09, 2010

A PALAVRA DE DEUS E O SEU EFEITO NAS NOSSAS VIDAS


“ASSIM SERÁ APALAVRA QUE SAIR DA MINHA BOCA; NÃO VOLTARÁ PARA MIM VAZIA...” (Isaias 55.11).

Deus contemplou a maldade e a iniqüidade dos ninivitas e resolveu tomar uma atitude, porque, como está escrito:
“... A SUA MALÍCIA SUBIU ATÉ MIM.” ( Jonas 1.2).
Chama um profeta que era de Gate-Hefer e entrega-lhe uma mensagem. Uma mensagem direta da Sua boca. Uma mensagem de juízo sem chance de retorno, sem oferecer uma oportunidade, absolutamente! E olha que Nínive era cidade mui importante diante de Deus, contudo, para Deus não existe importante quando necessitamos de ser confrontados e julgados. Ele, sim, é o IMPORTANTE em tudo e em todos.
Às vezes os profetas de Deus temem em entregar a mensagem recebida do Senhor para alguém somente porque esse alguém é importante, tem poder, autoridade, condições econômicas e financeiras de alto padrão, enfim. E por causa de atitudes assim de covardia, infelizmente muitos estão dentro das igrejas locais em estado de mornidão espiritual, acomodados a uma vida de pecado diante de Deus, enganados pelo maligno, achando que tudo está bem.
A mensagem para os ninivitas era enfática:
“... AINDA QUARENTA DIAS, E NINIVE SERÁ SUBVERTIDA.” ( Jonas 3.4).
O Todo Poderoso falava pela boca de um homem! Era a mensagem pura, sem acréscimos, sem maquiagem, sem arranjos nem porquês. Nínive fora julgada, sentenciada, e pronto!
Jonas não dispunha de um palanque no centro da cidade; não havia aparelhos de som; nem meios de comunicação algum. Era na garganta mesmo e parece que vejo aquele homem saído do ventre de um peixe, andando e falando, após ter vivido uma experiência ímpar para um ser humano. Como deve ter sido difícil para o profeta de Deus enfrentar um mar revolto, e depois ser engolido por um peixe e como disse Jesus:
“... ESTEVE JONAS TRÊS DIAS E TRÊS NOITES NO VENTRE DO GRANDE PEIXE...” ( Mateus 12.40).
A palavra do Senhor alcançou o coração dos ninivitas e como está escrito “CRERAM EM DEUS...” e porque creram proclamaram um jejum com humilhação diante desse Deus em que creram.
Jonas andou durante um dia, apenas um dia, e não percorreu toda a cidade, pois como diz a Bíblia eram necessários três dias para percorrê-la, mas os que ouviam a mensagem eram tomados de temor e desejo de arrependimento, enquanto que divulgavam a mensagem até que chegou aos ouvidos do rei que também creu e humilhou-se.
E não somente agiu pessoalmente como também ordenou jejum para todos os habitantes da cidade, sem poupar sequer os animais. E o resultado é que o Todo Poderoso julga, sentencia, mas é clemente, como Ele mesmo se intitula:
“E PASSANDO O SENHOR POR DIANTE DELE, CLAMOU: SENHOR, SENHOR, DEUS COMPASSIVO, CLEMENTE E LONGÂNIMO E GRANDE EM MISERICÓRDIA E FIDELIDADE;” ( Êxodo 34.6). Aleluia!
Os ninivitas encontraram lugar de arrependimento, glória a Deus! Foram poupados naquela ocasião por causa da clemência, longanimidade e misericórdia de Deus!
O detalhe mais importante para mim é o poder da Palavra de Deus; o poder da mensagem transmitida diretamente da boca de Deus para o povo e o efeito que produziu naqueles que a ouviram.
A pergunta é: Será que estamos transmitindo a mensagem de Deus para o povo tal qual a recebemos do Senhor? Será que não estamos tentando minimizar em alguma coisa por considerá-la dura, podendo vir a ofender os nossos ouvintes? Temos visto a Palavra de Deus por nós falada provocar reação de crença em Deus e, por conseguinte uma atitude de arrependimento?
O Deus que dá a Palavra se responsabiliza por Ela quando agimos com fidelidade sem dela nada tirar ou mesmo acrescentar.
Li certa vez uma frase que me chamou a atenção e dizia:
“Temos em nossos púlpitos muitos pregadores e ensinadores, mas onde estão os profetas?”
Os ninivitas não se levantaram contra Jonas. O Deus que deu a mensagem se encarregou de trabalhar no coração do povo para que acreditassem nela.
Que Deus nos ajude a não sermos covardes e em nome do bom senso e do relativismo deixarmos de entregar todo o conselho de Deus como disse o apóstolo Paulo (Atos 20.27);que possamos ser investidos da ousadia do Espírito Santo para que sejamos fiéis Àquele que nos enviou ainda que isso nos custe até a vida, lembrando que devemos ser fiéis até a morte. (Apocalipse 2.10).
A Palavra por si só é capaz de produzir aquilo para que o Deus que dá a Palavra tem em mente para nossa vida.
Sejamos, pois, fiéis despenseiros meus amados!
Maranata!

Nenhum comentário: