quinta-feira, setembro 20, 2012

APRENDENDO A OBEDECER



“EMBORA SENDO FILHO, APRENDEU A OBEDIÊNCIA PELAS COISAS QUE SOFREU E, TENDO SIDO APERFEIÇOADO, TORNOU-SE O AUTOR DA SALVAÇÃO ETERNA PARA TODOS OS QUE LHE OBEDECEM.” ( Hebreus  5.8.9).

Este texto é fantástico! Ele nos ensina algumas coisas que não gostaríamos de saber, como por exemplo: eu tenho que sofrer para aprender a obedecer. Quem de verdade recebe com alegria esta verdade? Ainda mais que estamos em um período da Igreja na terra onde o sofrimento é considerado como algo que não deve estar presente na vida do filho de Deus.

Tenho absoluta certeza que estou a escrever para alguém, específico que neste dia está dizendo: Deus, não dá para aguentar mais tanto sofrimento! Será que o Senhor não me ama mais? Por que estou sentindo tanta dor causada pelo sofrimento que esta situação me trouxe? A resposta está no texto que estamos meditando.

Se Jesus que é Filho e Filho amado do Pai aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e eu e você, será que aprenderemos a obedecer sem passar na escola do sofrimento? Negativo. Seria até uma petulância de nossa parte querer que as coisas para nós fossem diferentes do que foi para Ele; além do mais, Ele passou por situações que nenhum de nós seria capaz de passar e sair vencedor; Ele o fez por nós! Glória a Jesus! Eu amo Jesus!

Antes de se tornar um de nós – Emanuel, Jesus não tinha necessidade de obedecer, visto que Ele e o Pai estão em unidade sempre e eternamente. Quando do momento de se oferecer para assumir o nosso lugar, está escrito que Ele “PELO ESPÍRITO ETERNO, A SI MESMO SE OFERECEU SEM MÁCULA A DEUS...” (Hebreus 9.14). A Trindade esteve presente naquela decisão tão importante na reunião do conselho secreto de Deus. Jesus estava aceitando o despojamento de tudo quanto tinha com o Pai antes da fundação do mundo (João 17.1); estava se despindo dos atributos incomunicáveis de Deus (onipotência, onipresença e onisciência), para se tornar homem e como está escrito: “E O VERBO SE FEZ CARNE...” (João 1.14).

Como carne Ele sofreu e como sofreu! Sofreu emocionalmente enquanto na terra com os homens, sendo caluniado, injuriado, rejeitado, desprezado, incompreendido, tentado em tudo, desacreditado até pelos seus irmãos (João 7.5), sem honra no meio dos parentes ( Marcos 6.4), os conterrâneos querendo precipitá-lo monte abaixo (Lucas 4.29). Imagine o quanto Ele sofreu sabendo que tinha vindo com uma missão especial e sentir-se rejeitado literalmente pelos seus (João 1.12).

Como Homem Ele viveu em completa dependência do Pai, em total obediência a Ele, sendo guiado pelo Espírito (Lucas 4.1) e tudo fazendo segundo a vontade do Pai como Ele mesmo disse que não fazia coisa alguma sem ser pelo Pai. Tudo isto tinha um preço: sofrimento.

Sofreu fisicamente como jamais alguém neste mundo poderia sofrer e experimentou o pior sofrimento, o sofrimento espiritual quando foi abandonado pelo Pai! Ele foi feito pecado, não somente levou os nossos pecados ( 2 Coríntios 5.21). E haja sofrimento! Mas em todas estas coisas Ele foi vencedor! Glória a Jesus!

Não abandone a sua missão por causa do sofrimento; já pensou se Jesus tivesse desistido por causa do que estava a sofrer? Eu e você não estaríamos na condição de filhos de Deus, mas condenados ao lago de fogo e enxofre, que é a segunda morte ( Apocalípse 20.14.15).

Glória a Deus porque Jesus sofreu! E pelo sofrimento aprendeu a obediência.

Nós também devemos ser filhos obedientes sabendo que o sofrimento é um meio de nos ensinar a obedecer ao Pai celestial, não devemos nos desesperar; não devemos fazer o jogo do maligno que nos tenta a duvidar do amor do Pai para conosco. Mesmo no sofrimento a graça de Jesus nos completa, ela nos basta em todas as situações. Quando em lágrimas lembremo-nos dAquele que também chorou neste mundo; quando em dores não nos esqueçamos de que Ele padeceu dores insofríveis, suportando tudo como um cordeiro mudo, sem reclamar, glória a Jesus.

Ele, o meu Senhor sofreu para que nós pudéssemos um dia viver para sempre na casa do Pai; Ele  e somente Ele nos ajudará em todo o nosso sofrimento neste mundo; Ele e somente Ele nos ajudará nas tentações, nas aflições, na enfermidade, na perda, enfim, em todas as circunstâncias adversas que nos levam pelo caminho do sofrimento.

“MAS EM TODAS ESSAS COISAS SOMOS MAIS QUE VENCEDORES POR AQUELE QUE NOS AMOU..” (Romanos 8.37); e ainda está escrito:
“... SE COM ELE SOFREMOS, TAMBÉM COM ELE SEREMOS GLORIFICADOS.” ( Romanos 8.17).

A qualquer momento o sofrimento vai ficar para trás; o tempo de cantar está chegando; suporte mais um poucochinho; não saia do lugar; permaneça dependendo do Amigo Espírito Santo e da graça de Jesus e mais um pouco estarás recebendo o certificado de APROVADO nesta luta em que tanto sofreste. Uma coisa é certa: o propósito do sofrimento é nos ensinar a obedecer Àquele que nos ama e, como filhos obedientes, aperfeiçoados NELE, um dia, habitarmos na casa do Pai!

MARANATA!

Um comentário:

Flávio - Teresina disse...

CERTAMENTE ESTA PALAVRA FALOU MUITO AO MEU CORAÇÃO. DEUS SABE. SEI MUITO BEM DAS COISAS QUE PRECISEI SOFRER PARA APRENDER OBEDECER E SEI QUE AINDA ME RESTAM AFLIÇÕES PARA APRENDER MAIS AINDA. GLÓRIA A DEUS QUE HOJE ENTENDO COM MAIS TRANQUILIDADE A RAZÃO PELA QUAL SOFRO, MESMO QUE TENHA QUE PERDER TUDO PARA PODER GANHAR A CRISTO PERMANECEREI FIEL AO MEU SENHOR. BJ MAINHA.