terça-feira, dezembro 18, 2012

LIVRES PARA SERVIR



“... ACHAREIS PRESO UM JUMENTINHO... DESPRENDEI-O E TRAZEI-O.” ( Marcons 11.2).

É interessante observar que Jesus precisava que um jumento lhe prestasse um serviço, e isto para que se cumprisse a profecia de Zacarias ( Zacarias 9.9). Tudo quanto estava escrito a seu respeito tinha que ser cumprido integralmente. E assim o foi.

De repente, em Jeruslém, havia algum jumento solto, mas Jesus não quis que fossem pegar qualquer animal, mas um que estava preso, e a seguir o desprendessem e o levassem até Jesus.

Aquele fora o animal escolhido para aquele propósito naquele dia memorável em que o Rei entrava em Jerusalém, o dia do apogeu do Filho do Homem neste mundo!

Para servir a Jesus era necessário que o animal estivesse livre! Estabelecendo um paralelo (sem comparações absurdas, é claro), um dia nós fomos escolhidos por Jesus ( João 15.16); um dos propósitos da nossa escolha foi para sermos seus servos, portanto, escolhidos para servi-lO e ao Seu Reino na terra. Todavia, somente podemos cumprir a nossa tarefa de serviço se formos livres, se estivermos totalmente desprendidos de toda e qualquer coisa que nos aprisiona.

Se verdadeiramente fomos libertos por Cristo somos livres (João 8.36). Mas por onde anda a nossa liberdade se continuamos atados com tantas coisas desta vida? Como viver a liberdade para a qual Cristo nos libertou se estamos aprisionados com coisas tipo,  preocupações  excessivas seja lá de que tipo for; e como isso nos tem mantidos atados! Aquela sensação de liberdade se vai quando estamos lidando com a preocupação e ela toma a nossa mente completamente a ponto de até nos impedir de dormir, misericórdia! Que preço tão alto pagamos por não sermos livres, por não descansarmos no Senhor, por não entregarmos o nosso caminho a Ele e confiarmos nEleão entregarmos o nosso caminho a Ele e confiarmos nEleão entregarmos o nosso caminho a Ele e confiarmos nEle. E, some-se a isso o pecado de desobedecermos a Sua Palavra vivendo inquietos por coisas e coisas quando a Palavra nos diz para não estarmos inquietos por coisa alguma ( Filipenses 4.6).

Final de ano 2012. Como podemos avaliar os dias que já se foram? Quantos deles vivemos livres de preocupações? Quantos deles fomos angustiados por ansiedade? A presença de Deus em nossa vida nos trouxe descanso? ( Exodo 33.14).

Quero vos convidar para reavaliar a nossa vida em 2012 e buscar melhorar os nossos caminhos em 2013, se Jesus não voltar antes.

A falta de liberdade na alma tem trazido consequências desastrosas para os que se chamam pelo Nome do Senhor, do ponto de vista da saúde emocional e psicológica. Infelizmente nossas atitudes de quem vive aprisionado não atrai pecadores para Cristo. Que tipo de evangelho  nós estamos vivendo? O evangelho que transforma que liberta de verdade, ou estamos presos ao legalismo e ás tradições religiosas?

A melhor coisa que temos é poder viver a liberdade que o Espírito de Deus nos proporciona, porque, como está escrito:

“... ONDE ESTÁ O ESPÍRITO DO SENHOR, AÍ HÁ LIBERDADE.” ( 2 Corintios 3.17).

Liberdade para servir; liberdade para orar; liberdade para adorar; liberdade para louvar; liberdade para ajudar os necessitados, enfim. A única restrição para nossa vida de liberdade no Espírito é para a prática do pecado, de vez que ele já não exerce seu domínio sobre nós, aleluia!

Que Deus nos ajude a viver a vida em Cristo na sua plenitude em liberdade nAquele que pagou o preço para que fossemos verdadeiramente livres!

MARANATA!

Nenhum comentário: