terça-feira, janeiro 21, 2014

AJUDA DO ALTO OU AUTO AJUDA?





“O MEU SOCORRO VEM DO SENHOR...” (Salmo 121.2)

 

O assunto sobre auto ajuda está em alta. Basta chegar em qualquer livraria secular ou evangélica para se ter um grande números de exemplares de autores que navegam por essas águas. Aliás, é um assunto que muita gente boa está interessada nele.

Sempre de alguma maneira todos nós buscamos meios disponíveis pelos quais possamos atender as nossas necessidades de modo geral. E para isso a literatura tem contribuído em muito, com todo tipo de assunto possível e imaginável, a fim de que possamos conseguir resolver nossos problemas.

A verdade, entretanto, é que há uma grande divergência entre escritores em lidar com certos tipos de situações, e o que pode ter sido de ajuda para uns poderá trazer mais complicações para outros. Afinal, o ser humano é ainda algo a ser descoberto; o desconhecido ainda é algo inerente ao homem, e segundo as escrituras, o coração do homem é enganoso (Jeremias 17.9).

Assim sendo, como poderemos aplicar um método que deu certo comigo com todas as pessoas a minha volta? Temos de levar em consideração os diferentes temperamentos e personalidades, também os princípios de cada um, bem como o tipo de criação que tivemos, enfim, não é assim tão fácil.

Quando observamos a hinologia evangélica, aí então é que estamos ouvindo músicas de auto ajuda, meu Deus! Se brincar, em um culto de duas horas, com um período de louvor ou cânticos de uma hora, o que mais ouvimos são canções que ministram ao homem; isso não é louvor de maneira nenhuma. Louvor a Deus é algo que glorifica a Ele, exalta o Seu Nome, bendiz a sua majestade santa, e por aí. Há tanto para se louvar a Deus, porém, a prioridade no que se canta em nome de louvor é direcionada na horizontal (homens) e não na vertical (Deus).

Precisamos de ouvir músicas de encorajamento, de estímulo, de esperança, sim, contudo que esse tipo de música de auto ajuda não tome o lugar do louvor que a Deus é devido.

Às vezes andamos atrás de auto ajuda aqui e ali quando temos a nossa disposição a ajuda do alto! Deus está sentado no Seu trono de glória e majestade, entretanto, está disposto a nos ajudar quando a Ele clamamos, quando O invocamos com sinceridade de coração. Ele está sempre disponível em nos ouvir e tem interesse em nos ajudar, e como!

O grande problema é que ao invés de recorrermos a quem pode de verdade nos ajudar achamos mais fácil buscar ajuda em livros ou em pessoas. Longe de mim pensar que não precisamos de outros para repartir a nossa carga, para chorar conosco, para oferecer o ombro amigo; essa necessidade é natural em nós, precisamos de alguém de carne e osso para nos ajudar, com certeza, em muitas situações. Porém, o primeiro a quem devemos recorrer buscando ajuda é em Deus; é no alto, onde Ele está assentado, como está escrito:” PORQUE ASSIM DIZ O ALTO, O SUBLIME, QUE HABITA A ETERNIDADE, O QUAL TEM O NOME DE SANTO: HABITO NO ALTO E SANTO LUGAR, MAS HABITO TAMBÉM COM O CONTRITO E ABATIDO DE ESPÍRITO, PARA VIVIFICAR O ESPÍRITO DOS ABATIDOS E VIVIFICAR O CORAÇÃO DOS CONTRITOS.” (Isaias 57.15).

Que gloriosa promessa de Deus para os contritos e abatidos de espírito! Ele promete vivificar tanto o espírito dos abatidos como o coração dos contritos, aleluia!

Se estás vivendo um momento de dificuldade e abatimento de espírito busca a ajuda do alto e não simplesmente a auto ajuda. É do alto que desce toda a boa dádiva e todo dom perfeito (Tiago 1.17), glória a Deus. Ele, Deus, e somente Ele tem poder para nos socorrer e nos ajudar em qualquer situação que atravessarmos, tirar nossas dúvidas através da Sua santa Palavra e do Amigo Espírito Santo. Ele é o mesmo Deus que falou com o Seu povo – Israel dizendo: “... NÃO TEMAS, QUE EU TE AJUDO.” (Isaias 41.13). E ainda podemos dizer a Deus o mesmo que o rei Asa como está escrito: “... NADA PARA TI É AJUDAR, QUER O PODEROSO, QUER O DE NENHUMA FORÇA...”  (2 Crônicas 14.11).

Portanto, não confiemos em auto ajuda mas busquemos com confiança a ajuda do alto e certamente Aquele que fez o céu e a terra não nos deixará desamparados, absolutamente! Exercitemos a nossa fé no Amado e veremos o quanto a Sua poderosa mão fará em nosso favor durante este ano 2014, e se Jesus vier para levar os seus escolhidos deixaremos para trás tudo quanto nos traz dores e sofrimentos e viveremos para sempre na casa do Pai, afinal, Jesus foi preparar lugar ali (atenção: Ele foi preparar lugar na casa do Pai e não mansões ou palácios como muitos afirmam). Eu quero estar com Jesus no lugar que Ele preparou.

MARANATA!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário: