terça-feira, janeiro 07, 2014

O DOM DE EXERCER MISERICÓRDIA ESTÁ EM AÇÃO EM NOSSA VIDA?






 

“UM AO OUTRO AJUDOU...” (Isaias 41.6).

Segundo o apóstolo Paulo quando escreveu a carta aos Romanos, exercer misericórdia é um dos dons de serviço e quem o exerce deve fazê-lo com alegria (Romanos 12.8). Será mesmo que temos muitos agindo com misericórdia?

Precisamos repensar nossa vida em Cristo e principalmente quando acabamos de sair de um ano e entramos em outro. O que fizemos com os trezentos e sessenta e cinco dias do ano de dois mil e treze? Em quantos deles estivemos ajudando alguém nas suas necessidades? Quanto tempo investimos com pessoas doentes tanto físico como espiritualmente? A quantos estendemos a mão com misericórdia quando os vimos em perigo de queda? Usamos as nossas mãos para levantar o fraco ou para derrubar? Como agimos com os nossos membros inferiores? Ajudamos a carregar os debilitados na fé ou os pisamos?

Jesus ordenou: “SEDE MISERICORDIOSOS COMO MISERICORDIOSO É O VOSSO PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS.” (Lucas 6.36).

Somente os misericordiosos são capazes de sentir a dor do que sofre, se colocando em seu lugar; somente os misericordiosos não se dispõem a espalhar a notícia sobre aquele ou aquela que foi atingido por um dardo inflamado do maligno e não resistiu vindo a cair; somente os misericordiosos não se sentam na cadeira de juiz, dispostos a julgar a todos como se ele mesmo não fosse, também, sujeito ao julgamento, e ainda tendo coragem de pronunciar sentença punitiva para os que erram o alvo; somente os misericordiosos se colocam de joelhos perante o Pai e intercedem por aqueles que se encontram na dúvida, por aqueles que estão feridos, por aqueles que estão entristecidos com as situações que passam; somente os misericordiosos estão prontos para abrir mão dos seus direitos e andar a outra milha a fim de evitar que o irmão se perca.

Um ao outro ajudou! Que coisa maravilhosa poder ajudar o seu irmão, o seu companheiro, o seu cônjuge, o seu parente, o seu filho(a), o seu amigo e até mesmo aquele que for seu inimigo!

Como deve agradar o coração de Deus quando vê os seus filhos na condição da ajudadores, de auxiliadores. Da mesmo maneira como deve entristece-lO observar os seus filhos agindo de maneira impiedosa em relação ao seu irmão, mesmo àquele que se tenha afastado do convívio congregacional.

Amados, busquemos meios para ajudar e exercer misericórdia com alegria em relação aos que carecem de apoio. Ajudemos os idosos nas suas dificuldades; ajudemos as crianças sendo tolerantes com suas peraltices; ajudemos as mães solteiras tendo delas misericórdia, estendendo-lhe a mãe amiga; ajudemos as viúvas na sua solidão, dedicando um pouco do nosso tempo para estar em sua companhia; ajudemos os especiais, aqueles que apresentam distúrbios mentais e não se adequam ao modelo normal da congregação; ajudemos sendo ouvidos para escutar aquele que sente necessidade de ser ouvido, sem fazer comentários posteriores.

Usemos de misericórdia e, ao invés de criticarmos as atitudes negativas de uma pessoa, enaltecermos as suas qualidades, maximizando as atitudes positivas, lembrando que a Bíblia diz que “QUEM NÃO USA DE MISERICÓRDIA SEM MISERICÓRDIA SERÁ TRATADO.” (Tiago 2.13).

Plantemos misericórdia no ajudar e quando dela necessitarmos certamente colheremos segundo o que tivermos plantado, pois a misericórdia é uma manifestação do amor de Deus derramado pelo Amigo Espírito Santo em nossos corações.

MARANATA!

 

Nenhum comentário: