domingo, novembro 15, 2015

A ORAÇÃO É A CHAVE DA NOSSA VITÓRIA por Flávio Moreira

Amo ao SENHOR, porque ele ouviu a minha voz e a minha súplica.
Porque inclinou a mim os seus ouvidos; portanto, o invocarei enquanto viver. (
Salmos 116.1,2).
            Oração é o diálogo entre Pai e filho; é uma conversa franca e saudável onde contamos ao Pai amado nossos desejos, emoções, fracassos, vitórias, lutas, dores, agonias, petições (principalmente), porém não é somente compartilhar o que é nosso, mais também buscar ouvir Deus compartilhar seu coração conosco. Será que nos habilitamos a ouvi-lo? Ou não paramos para ouvi-lo? (1 Crônicas 14.14,15).
             O fato é que a maioria de nossas orações está desfocada de seu objetivo; como assim? Você me perguntaria. A resposta é simples: toda oração deve apenas cumprir um único objetivo: PARA GLÓRIA DE DEUS! Imagine a seguinte situação: quando conquistamos algo, queremos compartilhar com nossos amigos, principalmente com nossos pais que sempre estão ao nosso lado, isto é, para quem reconhece. Afinal Deus deseja, como Pai, participar de tudo que é nosso, menos de nossos pecados, a não ser para evita-los ou perdoá-los caso sejamos vencidos pela cobiça, confessando-os para alcançar misericórdia (Provérbios 28.13; 1 João 1.9). Precisamos ter cuidado de não estarmos orando de si para si mesmo, como o fariseu da parábola (Lucas 18.11).
            É importante notar que até mesmo nossos fracassos pecaminosos Deus deseja que compartilhemos com Ele, pois somente Ele pode nos conceder o que mais almejamos: PERDÃO. A Escritura nos diz que o pecado provoca separação entre nós e o nosso Deus (Isaías 59.2). Jamais esqueçamos que o pecado tem a capacidade de endurecer nosso coração e cauterizar nossa mente e que Deus nos ordena a não usar da nossa liberdade para darmos ocasião à carne.
            Algo que tenho aprendido com Jesus é que nossas orações jamais devem ser direcionadas para satisfação de nossos interesses e sim para cumprir o objetivo único: GLORIFICAR A DEUS. Não acredito que a frase: Oração é a chave da nossa vitória seja uma verdade absoluta, pois, caso estejamos em pecado nossas orações não poderão ser ouvidas (Isaías 1.1-18), a menos que façamos como o Salmista: reconheçamos que pecamos contra Deus e lhe supliquemos por sua misericórdia (Salmos 51). Observe que é muito importante considerarmos que não é pelo nosso muito falar que seremos ouvidos como disse Jesus (Mateus 6.7); se também fizermos oração com iniquidade no coração Deus não nos ouvirá, por exemplo: com ira contra um irmão (Salmos 66.18-20); Jesus disse: vai primeiro reconciliar com teu irmão. (Mateus 5.23,24; Marcos 11.24-26).
            Outro ponto importante a se considerar é que quem nos faz triunfar é Deus através de seu Filho Jesus Cristo. Em outras palavras, precisamos andar como Jesus, de acordo com sua Palavra, pois a oração que obtém resposta é aquela motivada pelo amor, pois quem tem os mandamentos de Jesus e os guarda esse é quem o ama de verdade (João 14.21; 15.7-16). Além do mais, Jesus disse: Se vós estiverdes em mim e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis o que quiserdes e vos será feito. O segredo de nossa vitória é exatamente ai: quando vivemos um relacionamento verdadeiro com o Senhor em obediência a sua santa vontade então isso nos torna mais que vencedores.
            Oramos, oramos, mas quem de fato merece a glória? Ficamos felizes quando recebemos o que pedimos: cura, emprego, resolução de problemas na família, livramentos para nós ou para outros, enfim, nossas orações possuem um foco em nós e não exclusivamente em Deus. Lembra-se do que Jesus falou? “E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos” (Mateus 6:5-7).
Outros detalhes importantes para uma oração vitoriosa estão exatamente na oração que Jesus ensinou; acompanhe-me:
1.    Oração de um relacionamento verdadeiro – Pai nosso, que estás nos céus,
2.    Oração de adoração pelo reconhecimento da soberania de Deus – santificado seja o teu nome;
3.    Oração em busca da maior prioridade de nossas vidas - Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
4.    Oração pelo sustento – O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
5.    Oração de confissão pelos nossos erros – E perdoa-nos as nossas dívidas,
6.    Oração de confissão que estamos mantendo a comunhão uns com os outros – Assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
7.    Oração por livramento do pecado – E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal;
8.    Oração de gratidão e reconhecimento de que somente Deus é quem nos conduz a vitória – porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. (Mateus 6:9-13).
CONCLUSÃO

            A oração só será a chave da nossa vitória se, e somente se, for feita para glória de Deus, afinal, já somos mais que vencedores pelo fato de estarmos em Cristo. A oração só será a chave da nossa vitória se ela possuir o apoio da intercessão do Espírito, já que não sabemos orar como convém, mas Ele, o Precioso Consolador leva nossa petição ao Pai que conhece a intenção do Intercessor (Romanos 8.26,27). A oração só será a chave de nossa vitória se o Senhor se compadecer de nós, pois a resposta às nossas petições depende d’Ele se compadecer (Isaías 30.18; Romanos 9.15; Joel 2.15-19; Mateus 20.30-34). Por isso toda honra, toda poder e toda glória sejam tributadas ao nosso Único e Suficiente Deus que por sua misericórdia atende as nossas petições. MARANATA!

Nenhum comentário: