quinta-feira, março 12, 2020

O SENHOR É QUEM TE GUARDA...

“...SE O SENHOR NÃO GUARDAR A CIDADE EM VÃO VIGIA A SENTINEL.” Salmo 127.1

A afirmação feita pela Palavra de Deus nos traz tranquilidade em relação à situação mundial, referente ao “coronavírus “ (SARS-CoV).
Segundo pesquisas esse tal vírus apareceu na China desde 2002, portanto, não é um problema de pouco tempo, e EBENEZER.
Embora tenhamos certeza absoluta de que somente o Senhor pode nos proteger, pois nos é impossível saber quando seremos atingidos (o mesmo só pode ser visto através do microscópio eletrônico), precisamos tomar alguns cuidados.
1. Cuidados com alimentação: comer nas horas certas, alimentos que nutrem (diferente de comer apenas); mastigar bem os alimentos; ingestão de água (oito copos ao dia).  Cuidado com os que estão enquadrados em 1 Timóteo 4.3 “ EXIGEM ABSTINÊNCIA DE ALIMENTOS QUE DEUS CRIOU PARA SEREM RECEBIDOS, COM AÇÕES DE GRAÇAS, PELOS FIÉIS E POR QUANTOS CONHECEM  A VERDADE; POIS TUDO QUE DEUS CRIOU É BOM, E, RECEBIDO COM AÇÕES DE GRAÇAS, NADA É RECUSÁVEL.”
O jejum deve ser feito com sabedoria e moderação, sempre de acordo com a orientação do Espírito Santo, bem como as vigílias. Observar sempre a motivação e o propósito.
2. Dar ao corpo o descanso que precisa: dormir o que o relógio biológico necessita de sono. (Um certo líder extrapolou os limites do corpo em relação à alimentação e ao sono, teve um problema gravíssimo de saúde inesperadamente e veio a óbito. Quando o seu espírito saiu do corpo, ele via sua esposa debruçada sobre ele. Ele então viu Jesus falar com ele e dizer: você se suicidou! Jesus mandava que ele retornasse e dissesse: vou, mas volto. Os médicos ficavam atônitos. Ele saia de novo e isso por quatro vezes. Na terceira vez ele via o velório, muita gente chorando e alguém ao lado do corpo dizia: ele morreu tão cedo, por que Jesus fez isso? Tanta coisa ainda para fazer...  Daí Jesus disse-lhe: veja o que você fez, além de se suicidar ainda faz as pessoas colocarem a culpa em mim. Ele ressuscitou, está cuidando do corpo e dando esse testemunho). Jesus já deu a vida pela Igreja e não precisa mais que alguém se desgaste pela obra. Gênesis 2.2.
3. Exercite-se. Faça caminhada. Ginástica. Quando mais nos movimentamos melhora a nossa oxigenação celular, lubrifica as articulações e fortalece os músculos. 1 Timóteo 4.5 fala que o exercício físico para pouco é proveitoso, mas não diz “para nada”.
4. Para mim esse tópico é o mais importante de todos: “ SOBRE TUDO O QUE SE DEVE GUARDAR, GUARDA O CORAÇÃO, PORQUE DELE PROCEDEM AS FONTES DA VIDA.” (Provérbios 4.23).
Guarda o coração, guarda a alma das coisas que podem entulhar as fontes da vida. GUARDA!
Guarda o coração dos sentimentos maus e negativos, rogo em nome de Jesus, meus queridos.
Durante três décadas trabalhando com aconselhamento familiar, temos observado como a inobservância desta ordem da Palavra, que é considerada prioritária, tem trazido tantos sofrimentos para as famílias principalmente com problemas de saúde. E, sem falar no prejuízo espiritual.
Uma pessoa que se diz evangélica, porém o coração está cheio de raiva, magoa, ressentimentos, amargura, complexos, desejos imorais, vingança, revoltas, e outras coisas mais, está impedida de receber atenção de Deus.
O salmista escreve no Salmo 66.18 que o Senhor não ouve a alguém com iniquidade no coração;
Paulo escrevendo a Timóteo 2.8, fala que devemos orar “LEVANTANDO MÃOS SANTAS, SEM IRÁ E SEM CONTENDA”.
Um coração cheio de coisas ruins é uma alma aprisionada, e portanto, não pode louvar a Deus (Salmo 142.7).  Precisamos perdoar sempre. Quem não perdoa não é perdoado pelo Pai.(Lucas 6.37).
Dessas coisas vem os problemas emocionais. Quando estamos emocionalmente abalados, nossa imunidade baixa, nos deixando vulneráveis a processos virais e bacterianos.
E como está escrito: “ O CORAÇÃO ALEGRE É BOM REMÉDIO...”(Provérbios 17.22).
Assim meus amados, façamos a nossa parte e certamente Deus fará a dele para glória do Seu Nome.
MARANATA!


Nenhum comentário: