sexta-feira, abril 09, 2021

INFECTADOS PELA INSENSIBILIDADE

 “...SEDE TAMBÉM COMPASSIVOS EM TEMOR...” (Judas 23)


A avalanche de informações ruins que são repassadas diariamente, e não de agora, tem sido uma maneira de tornar o ser humano insensível. 
O que antes causava pavor quando se ouvia, hoje se tornou quase que natural para a grande maioria das pessoas. As cenas de violência, de imoralidade, até mesmo os crimes denominados hediondo, já não provocam reação emocional traumática, infelizmente. Isso já se tornou comum no comportamento dos cidadãos do reino das trevas.
Contudo, aqueles que se chamam pelo Nome do Senhor, que são membros do Corpo de Cristo - a Noiva do Cordeiro, necessariamente têm que ser diferentes.
A Palavra de Deus nos manda ser compassivos, ou seja, se compadecer, ser sensível à dor alheia, demonstrar empatia.
Jesus, nosso exemplo perfeito, nosso referencial, viveu neste mundo mostrando compaixão.
Teve compaixão da multidão que estava com Ele e não tinha pão para comer (Marcos 8.2); ficou profundamente compadecido do leproso que lhe procurou e o curou (Marcos 1.41); compadeceu-se da viúva de Naim e lhe devolveu,o filho vivo (sem que ela pedisse, detalhe). Ele foi sensível enquanto homem!
Ao ver a cidade de Jerusalém Ele chorou compadecido da situação espiritual do Seu povo (Lucas 19.41). Ao ver Maria, irmã de Lazaro a chorar, “JESUS CHOROU.” (João 11.35).
E nós? Avaliemos o grau da nossa sensibilidade amados. Temos sido sensíveis e nos compadecemos dos que não têm pão para comer? Temos repartido o pão? Não esquecer que oramos pedindo o pão nosso...
Meus queridos, a Palavra nos da uma ordem para sermos compassivos, também para sermos misericordiosos (Lucas 6.36) e jamais insensíveis! 
Compassivos e misericordiosos com os fracos na fé (Romanos 15.1); com aqueles que nos magoam; compassivos para liberar perdão, como está escrito: “ANTES SEDE UNS PARA COM OS OUTROS BENIGNOS, COMPASSIVOS, PERDOANDO-VOS UNS AOS OUTROS, COMO TAMBÉM DEUS VOS PERDOOU EM CRISTO.” (Efésios 4.32.
O vírus luciferiano do orgulho nos torna insensíveis impedindo, assim, de obedecermos à Palavra de Deus, para dar lugar ao egoísmo.
A doença que deixa um membro do nosso corpo insensível é a lepra, que é um tipo do pecado. Quando mais a doença se espalha maior a insensibilidade da pessoa.
Não é diferente com os homens: maior domínio do pecado (toda desobediência é pecado), maior a insensibilidade emocional e espiritual!
Reavaliemos o nosso exercício de compaixão e misericórdia em relação ao nosso próximo e especialmente os nossos irmãos em Cristo.
A Noiva é sensível como o Noivo, por isso, em sintonia com Ele pode perceber as batidas do Seu coração, pulsando de amor por Ela!
MARANATA!

Nenhum comentário: