quarta-feira, dezembro 06, 2006

JESUS, O FILHO DA VIRGEM MARIA – 04

“...EIS QUE UMA VIRGEM CONCEBERÁ , E DARÁ Á LUZ UM FILHO, E SERÁ O SEU NOME EMANUEL.” ( Isaias 7.14).
Deus fala. Deus cumpre.
“...FOI O ANJO GABRIEL ENVIADO POR DEUS A UMA CIDADE DA GALILÉIA, CHAMADA NAZARÉ, A UMA VIRGEM... E O NOME DA VIRGEM ERA MARIA.” ( Lucas 1.26.27).
Pense um bocadinho comigo.
Uma virgem, desposada com um homem chamado José. Noivos, apenas noivos. Nunca se haviam conhecido. Tão pouco Maria tinha “ficado” com José. Era uma virgem pura.
Foi ela a escolhida por Deus entre tantas outras Marias e outras virgens. Ela foi agraciada! Deus simplesmente achou graça em Maria ( Lucas 1.30). Maria foi bendita entre as mulheres! É muito bom quando achamos graça diante de Deus.
O anjo Gabriel estabelece uma comunicação com Maria e transmite-lhe a mensagem de Deus:
“E EIS QUE EM TEU VENTRE CONCEBERÁS E DARÁS Á LUZ UM FILHO, E PÔR-LHE-ÁS O NOME DE JESUS.” (Lucas 1.31).
O detalhe: não foi a José, (o pai material, não biológico), a quem foi atribuída a tarefa de dar nome ao menino; foi à mãe. O anjo disse a José:
“...E CHAMARÁS O SEU NOME JESUS...” ( Mateus 1.21).
Maria, a virgem, questiona com o anjo o fato de não ter conhecido um homem para que acontecesse a fecundação. Mesmo vivendo há mais de dois mil anos atrás nas montanhas de Efraim ela conhecia o meio pelo qual uma mulher concebia.
Não deve ter sido fácil para Maria justificar uma gravidez sem estar vivendo como esposa de José. Quanta pressão psicológica ela não deve ter sofrido!
Ainda hoje não é fácil para uma família quando uma das filhas engravida... Como será que a família de Maria recebeu a notícia? E os parentes em geral? Somente a prima Isabel reconheceu que ela era a mãe do Senhor (Lucas 1.43).
Não está registrado que Deus mandou o anjo dar satisfação sobre a caso a ninguém senão a José. Quanto Maria deve ter sofrido durante a gestação!
É comprovado que o feto recebe reflexos da carga emocional que vive a mãe. Mas no caso de Jesus foi diferente. Seu estado emocional e psicológico não foi abalado com as coisas negativas que porventura Maria tenha passado. Ele era Deus no ventre daquela virgem!
O nascimento de Jesus também não foi nada fácil. Ele teve que romper uma estrutura virgem, um hímem que sequer fora rompido. Mas Ele venceu! E nasceu como um de nós! Entrou pela mesma porta que todos os homens entram. Não foi assim com o inimigo. Ele não entrou pela porta. Ele é ladrão. ( João 10.1). Jesus é o bom Pastor!
Maria viveu uma experiência ímpar neste mundo. Entretanto isso não a deixou isenta do pecado. Ela também precisou do seu filho como Salvador. Por isso, nas bodas de Cana, ela com muita segurança, disse aos serventes:
“...FAZEI TUDO QUANTO ELE VOS DISSER.” ( João 2.5).
Quando Jesus morreu a dor de Maria foi indizível, com certeza. Porém, grande foi a sua alegria na manhã da ressurreição! Aquele que era a Vida, mas que recebera vida dela quando no seu ventre, que era ilimitado como Deus, e como feto estivera limitado ao espaço do útero materno, que sendo a Luz do mundo, experimentara viver no escuro das entranhas de uma mulher, agora ressuscitou glorioso, Todo-Poderoso, vitorioso e vencedor da morte e do inferno!
Maria creu nas palavras do seu Salvador Jesus quando ordenou que os seus discípulos fossem esperar a promessa do Pai. E como está escrito:
“TODOS ESTES PERSEVERAVAM UNANIMEMENTE EM ORAÇÃO EM ORAÇÃO E SÚPLICAS, COM AS MULHERES, E MARIA MÃE DE JESUS, E COM OS SEUS IRMÃOS.” (Atos 1.14).
Obedeçamos pois, à ordem dada por Maria e façamos tudo quando o seu filho o Salvador do mundo nos tem dito.
Aniversariantes PARABÉNS! Jeremias 17.7

Um comentário:

tatyany disse...

quem está lendo esse comentario vai ser grandemente abençoado