quarta-feira, abril 04, 2007

A FÉ EM AÇÃO NO ÊXODO


“PELA FÉ SAIU DO EGITO, NÃO TEMENDO A IRA DO REI, E PERSEVEROU, PORQUE VIA AQUELE QUE É INVISÍVEL”. (Hebreus 11.27).
Havia uma promessa para o povo de Abraão. Moisés sabia daquela promessa. Com certeza a sua mãe Joquebede lhe falara sobre o assunto: Um dia o seu povo, o povo hebreu, teria a sua liberdade, deixaria de ser escravo do Faraó.
A promessa:
“ ENTÃO O SENHOR LHE DISSE: SAIBA QUE SEUS DESCENDENTES SERÃO ESTRANGEIROS NUMA TERRA QUE NÃO LHES PERTENCERÁ, ONDE TAMBÉM SERÃO ESCRAVIZADOS E OPRIMIDOS POR QUATROCENTOS ANOS. MAS EU CASTIGAREI A NAÇÃO A QUEM SERVIRÃO COMO ESCRAVOS E, DEPOIS DE TUDO, SAIRÃO COM MUITOS BENS”. (Gênesis 15.13,14).
Havia fé no coração de Moisés. Quando Deus o comissionou ele sabia que o tempo determinado chegara. O tempo de liberdade era agora e ele fazia parte desse plano de Deus para tirar o povo do Egito. E o povo saiu vitoriosamente, depois de Deus ter castigado verdadeiramente, como tinha predito a nação que escravizara o seu povo.
Deus é fiel! Sua promessa se cumpre ainda que demore um pouco.
“O SENHOR NÃO DEMORA EM CUMPRIR A SUA PROMESSA, COMO JULGAM ALGUNS”. (2 Pedro 3.9).
O Egito é um dos símbolos do mundo. O faraó um símbolo do maligno.
É necessário fé para sair do reino das trevas para o reino da luz. Faz-se necessário crer que Jesus é o Filho de Deus, crer que Ele é o único Salvador, crer que somente Ele nos poderá dar a vida eterna.
Já vimos que a fé estimula a coragem para sair do meio onde vivemos como o fez Abraão.
Em tempo algum devemos temer o inimigo das nossas almas que quer a todo custo nos prender no reino das trevas, da mesma maneira como o faraó quis segurar o povo no Egito.
Diversas vezes ele sugeriu que o povo saísse, porém sempre ficando em contato com o Egito.
“DISSE O FARAÓ: EU OS DEIXAREI IR E OFERECER SACRIFÍCIOS AO SENHOR, O SEU DEUS, NO DESERTO, MAS NÃO SE AFASTEM MUITO E OREM POR MIM”. (Êxodo 8.28). Moisés não aceitou.
O faraó fez nova proposta:
Não se afastem muito. É assim que o inimigo quer que vivamos: não muito longe do mundo e dessa maneira corremos o risco de voltar a qualquer momento.
“SÓ OS HOMENS PODEM IR PRESTAR CULTO AO SENHOR, COMO VOCÊS TÊM PEDIDO”. (Êxodo 10.10).
Mais uma vez uma proposta absurda. De igual modo o inimigo quer que deixemos nossas famílias no mundo, mas pela fé lutaremos e iremos entrar com nossa família na cidade celestial, em nome de Jesus.
“ENTÃO O FARAÓ MANDOU CHAMAR MOISÉS E DISSE: VÃO E PRESTEM CULTO AO SENHOR. DEIXEM SOMENTE AS OVELHAS E OS BOIS:” (Êxodo 10.24).
Outra investida para fazer Moisés ser enganado. Sair do Egito e deixar os bens.
O inimigo faz assim conosco. Não quer que entreguemos tudo quanto temos ao Senhor. Tenta fazer com que nossos bens pertençam ao mundo. Precisamos de fé para perseverar no firme propósito de que tudo quanto temos pertence a Deus.
Não podemos nos atemorizar diante das ameaças do inimigo de nossas almas. Devemos é sim, nos sujeitarmos a Deus, resistir ao diabo e ele fugirá de nós como está escrito (Tiago 4.7).
Em breve sairemos definitivamente deste mundo, aleluia! Para trás ficarão todos os males da escravidão do pecado, que, embora sendo redimidos pelo sangue de Jesus, ainda sofremos as conseqüências do pecado em nossa carne.
Jesus está voltando! Muito breve, mas muito breve mesmo, seremos livres para sempre do corpo do pecado e receberemos um corpo glorificado semelhante ao de Jesus!
“TODO AQUELE QUE NELE TEM ESTA ESPERANÇA PURIFICA-SE A SI MESMO, ASSIM COMO ELE É PURO”. (1 João 3.3).
Aniversariantes PARABÉNS! Salmo 111.10 estimula a coragem para sair do meio onde vivemos, como o fez Abra, como tinha predito, a naç

Nenhum comentário: