segunda-feira, abril 09, 2007

PELA FÉ OBSTÁCULOS SÃO VENCIDOS


“PELA FÉ O POVO ATRAVESSOU O MAR VERMELHO COMO EM TERRA SECA... PELA FÉ CAIRAM OS MUROS DE JERICÓ...” (Hebreus 11.29,30).
O povo de Deus – Israel vivenciou experiências fantásticas onde Deus manifestou o seu poder de forma extraordinária!
Não nos cansamos de ler e ouvir sobre este episódio do Mar Vermelho. E imaginamos a cena que se passou.
Uma multidão de gente e animais andando em uma direção designada por Deus. Um homem, apenas um homem recebia as ordens expressas de Deus para transmiti-las ao povo. E o povo acreditava neste homem!
A caminhada toma a direção do Mar Vermelho. Diante do mar o povo para. Aguarda as ordens. De repente alguém percebe que atrás deles vem o exército do faraó em perseguição para fazê-los voltar à escravidão. Que impasse! O que fazer?
O povo se desespera e começa a murmurar:
“FOI POR FALTA DE TÚMULOS NO EGITO QUE VOCÊ NOS TROUXE PARA MORRERMOS NO DESERTO... ANTES SER ESCRAVOS DOS EGIPCIOS DO QUE MORRER NO DESERTO”. (Êxodo 14.11,12). (Esta foi a primeira vez que eles falaram sobre morrer no deserto). Quanta incredulidade no povo!
Moisés, entretanto, creu em Deus!
Então vem a ordem:
“... DIGA AOS ISRAELITAS QUE SIGAM AVANTE”. (Êxodo 14.15).
A condição:
“ERGA A SUA VARA E ESTENDA A MÃO SOBRE O MAR, E AS ÁGUAS SE DIVIDIRÃO PARA QUE OS ISRAELITAS ATRAVESSEM O MAR EM TERRA SECA”. (Êxodo 14.16). Que teste de fé!
Moisés tinha duas opções: ou agir por fé, ou nada fazer e esperar acontecer.
Mas ele resolveu agir em fé! E o milagre aconteceu do jeito que Deus falara.
Seja qual for a dificuldade que está diante de nós neste dia devemos agir por fé, crendo na Palavra de Deus. Todavia, é necessário fazer a nossa parte e obedecer ao que Deus exige que façamos. Obedecida à condição o milagre acontecerá, segundo o propósito de Deus para glorificar o seu santo Nome!
Os muros de Jericó também era um grande obstáculo diante do povo de Israel.
Josué era agora o líder estabelecido por Deus. Estava atento às orientações de Deus quanto ao que devia ser feito a cada momento da jornada. E Deus não se faz de rogado. Quando dependemos dele Ele com certeza nos orienta.
Jericó estava fechada completamente. Sem chance do ponto de vista humano da cidade ser conquistada. Quando a razão e a lógica deixam de existir, entra o agir do Todo-Poderoso! Deus então dá a estratégia a Josué:
“MARCHE UMA VEZ AO REDOR DA CIDADE, COM TODOS OS HOMENS ARMADOS. FAÇA ISSO DURANTE SEIS DIAS... NO SÉTIMO DIA, MARCHEM SETE VEZES AO RDOR DA CIDADE, E OS SACERDOTES TOQUEM AS TROMBETAS... O POVO DARÁ UM FORTE GRITO; O MURO DA CIDADE CAIRÁ...” (Josué 6.3,5).
Que espetáculo! Um grande e numeroso exército de homens liderados por sacerdotes com trombetas na mão. Como deve ter sido intrigante para os habitantes de Jericó. Não era possível compreender o significado daquilo.
Nem sempre podemos compreender as ordens de Deus. Há coisas que Ele manda que parece loucura, porém devemos obedecer apesar de.
Ordem dada. Ordem obedecida. E o que Deus falou se cumpriu! Os muros de Jericó vieram abaixo e a cidade foi conquistada!
Ao nos depararmos com obstáculos sejam eles de qual ordem sejam, resta-nos somente obedecer a Deus por fé. Não devemos olhar pela lógica. A lógica e a razão são antagônicas à fé.
Nas tantas dificuldades que enfrentamos faz-se necessário usar a fé que Moisés e Josué usaram. O Deus de Moisés e de Josué é o mesmo Deus que é o nosso Pai.
Hoje temos maior privilégio que Israel. Israel era somente povo de Deus. Nós somos povo de Deus, mas também seus filhos e ainda Corpo de Cristo – Igreja!
Resta-nos tão somente hoje crer nesse Deus que faz com que coisas grandiosas aconteçam na vida dos que crêem nele e o buscam de todo o coração.
Aniversariantes PARABÉNS! Salmo 62.5


Nenhum comentário: