sexta-feira, maio 16, 2008

CUIDADO COM AS PALAVRAS

“POIS POR SUAS PALAVRAS VOCÊS SERÃO ABSOLVIDOS, E POR SUAS PALAVRAS SERÃO CONDENADOS.” ( Mateus 12.37).
O homem segundo o coração de Deus, como homem, falhou, cometendo um grave pecado contra Deus: o adultério.
Deus é Santo, Santo, Santo!
Todos quantos o temem devem primar por uma vida de santidade, portanto, longe de toda e qualquer imoralidade.
Davi após ter pecado (a Bíblia não menciona quanto tempo depois o profeta Natã veio ter com Davi, mas a criança já havia nascido), foi confrontado por Deus através do profeta.
Após ouvir o relato, sem perceber ao certo do que se tratava, tomado pelo impulso temperamental, ele profere uma sentença:
“... JURO PELO NOME DO SENHOR QUE O HOMEM QUE FEZ ISSO MERECE A MORTE! DEVERÁ PAGAR QUATRO VEZES O PREÇO DA CORDEIRA, PORQUANTO AGIU SEM MISERICÓRDIA.” (2 Samuel 12.5,6).
Em seguida o homem de Deus volta-se para ele e diz:
“VOCÊ É ESSE HOMEM!...” (2 Samuel 12.7).
Davi imediatamente se humilha diante de Deus e reconhece o seu pecado. De tal maneira se arrepende que Deus anula o mandamento que ordena que a pessoa que pratica o adultério seja morta, sem nenhuma chance de expiação do pecado. Deus, contudo, transpassa o pecado de Davi e elimina a pena de morte que lhe era cabível.
Mas como está escrito:
“... TODA TRANSGRESSÃO E DESOBEDIÊNCIA RECEBEU A DEVIDA PUNIÇÃO...” ( Hebreus 2.2).
Desse modo, a punição veio não para o rei,mas segundo a sentença que ele proferira com os seus lábios!
Davi falou que pela cordeira, o homem que agira sem misericórdia, devia dar em troca quatro cordeiras. E Deus considerou a sentença pronunciada pelo rei!
Como é sério abrirmos a boca precipitadamente, pois, poderemos pagar pelas palavras que falamos sem pensar. Por nossas palavras seremos condenados verdadeiramente.
Quão grande deve ter sido a dor do coração de Davi quando a primeira cordeira foi sacrificada. O filho que nascera do adultério adoece e, por mais que o pai jejue e peça para a criança viver a criança vem a falecer. Como deve ter sido profunda a dor do coração da mãe, Batseba? Certamente entendeu que o ocorrido teria sido mesmo em conseqüência de terem pecado contra a lei de Deus.
Mas não ficou só nessa perda que tanta dor traz para o coração de um pai
O filho mais velho de Davi, Amnon, filho de Ainoã, de Jezreel, é tomado de uma paixão por sua irmã Tamar (2 Samuel 13), e tendo conseguido o seu intento ao violá-la, provocou o ódio do seu irmão Absalão, que era irmão de pai e mãe de Tamar.
Este, como vingança, manda matar Amnon que morre embriagado! Quanta dor para Davi, quando perde a segunda cordeira.
Absalão revolta-se contra o rei. Conquista o coração do povo de Israel e se faz rei. Davi recua e se vai fugindo do filho das suas entranhas. Absalão decreta uma guerra com a finalidade de capturar Davi, mas no combate é morto por três dardos que transpassam o seu coração, quando estava pendurado pelos longos cabelos em uma árvore.
Mais uma perda. Mais uma cordeira se vai. E novamente a dor! Quanta dor! O rei passeia a gritar pelo filho que se fora cruelmente.
Davi envelhece. Já não mais pode exercer o governo do povo de Deus. Seu filho Adonias, filho de Hagite, intenta reinar em seu lugar. Prepara festa e convidados.
Entretanto, o profeta Natã junto com Batseba fala ao rei sobre a promessa feita acerca do reino ser transferido para Salomão. Davi concorda e manda que procedam a coroação de Salomão. Adonias ao tomar conhecimento do ato se recolhe ao seu lugar. Mas depois da morte de Davi ele fala com Batseba para que esta interceda ao rei, seu filho, em favor de Adonias para que Abisague, que tinha vivido os últimos dias do rei ao seu lado, lhe fosse dada como mulher.
Salomão fica enfurecido. E dá a sentença:
“E O REI SALOMÃO DEU ORDEM A BENAIA, FILHO DE JOIADA, E ESTE FERIU E MATOU ADONIAS.” (1 Reis 2.25).
Agora a vingança pela morte de Urias estava completa, pois a sentença que Davi pronunciara contra si mesmo se cumprira. Perdeu o rei quatro dos seus filhos.
Amados, procuremos ter cuidado com as sentenças que proferimos. Cuidado com as palavras de morte ou de maldição que num momento de ira possa sair de nossa boca.
Lembremo-nos de que: “Por nossas palavras seremos absolvidos e por nossas palavras seremos condenados.” Assim disse Jesus.
Abramos a nossa boca com sabedoria como esta escrito acerca da mulher virtuosa de Provérbios 31, e vivamos com alegria os dias que o Senhor nosso Deus nos tem dado na terra.
Aniversariantes PARABÉNS! Colossenses 4.6



Um comentário:

Anônimo disse...

PAZ DO SENHOR
PARABÉNS PELO BLOG
SEI QUE A HONRA E A GLÓRIA É PRA DEUS
MARAVILHA TERMOS UM LUGAR PARA LER TEXTOS
INSPIRADOS PELO ESPÍRITO SANTO
FIQUE NA PAZ
DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO E TE DANDO INSPIRAÇÃO