segunda-feira, junho 16, 2008

MÃOS CANSADAS


“PORTANTO, TORNAI A LEVANTAR AS MÃOS CANSADAS...” (Hebreus 12.12)
O contexto onde se encontra inserida a escritura acima é de dificuldades, disciplina, correção e sofrimentos.
Mãos cansadas é uma conseqüência de fraqueza geral, ou astenia. Na verdade, as dificuldades e o sofrimento são coisas que realmente nos enfraquecem.
O autor do texto fala em tornar a levantar, ou seja, significa que já um dia as mãos foram levantadas, e agora estão caídas por tantas lutas que passamos.
Nossas mãos precisam sim, estar levantadas pois a Palavra de Deus nos exorta para orarmos com mãos levantadas:
“QUERO, POIS, QUE OS HOMENS OREM EM TODOS OS LUGARES, LEVANTANDO MÃOS SANTAS, SEM IRA E SEM CONTENDA.” ( 1 Timoteo 2.8).
Precisamos manter nossas mãos no alto em oração, intercessão, mãos santas sem estarem contaminadas com as obras da carne, sejam elas quais forem.
O salmista ao perguntar a Deus sobre aqueles que habitarão no lugar santo assim responde:
“O QUE É LIMPO DE MÃOS... ( Salmo 24.4).
Guarde-nos o Senhor de termos nossas mãos manchadas de sangue, como Deus falou ao povo de Israel:
“QUANDO VOCÊS ESTENDEREM AS MÃOS EM ORAÇÃO, ESCONDEREI DE VOCÊS OS MEUS OLHOS; MESMO QUE MULTIPLIQUEM AS SUAS ORAÇÕES, NÃO AS ESCUTAREI! AS SUAS MÃOS ESTÃO CHEIAS DE SANGUE! ( Isaias 1.15).
Manchamos nossas mãos de sangue quando odiamos o nosso irmão, como está escrito:
“QUEM ODEIA A SEU IRMÃO É ASSASSINO...” ( 1 João 3.15).
Se vivermos uma vida dominada pelas obras da carne enfraquecemos nosso homem interior e não temos condições de levantar as mãos para nos apoiarmos quando porventura tropeçamos, e desta maneira podemos cair e ficar prostrados. Normalmente, quando tropeçamos e tendemos a cair, imediatamente nos apoiamos nas mão e assim evitamos a queda. Mas, e se as mãos estão cansadas? Mãos fracas não consegue ajudar nem a nós mesmo, quanto mais aos outros que conosco caminham para a Jerusalém celestial. E não são poucos os que caem e não mais conseguem levantar-se.
Há várias causa para que cheguemos ao estado de fraqueza tal, a ponto de não mais podermos levantar as mãos de tão cansadas que se encontram.
1. Falta de alimentação equilibrada. A desnutrição provoca fraqueza generalizada. Por isso precisamos nos alimentar da Palavra de Deus continuamente para sermos fortes no Senhor.
2. Envelhecimento. Quando a velhice chega a pessoa já não tem mais habilidade para levantar as mãos como antes. Devemos ter cuidado com a velhice espiritual. Devemos estar com o nosso homem interior renovado de dia em dia como diz a palavra:
“... EMBORA EXTERIORMENTE ESTEJAMOS A DESGASTAR-NOS, INTERIORMENTE ESTAMOS SENDO RENOVADOS DIA APÓS DIA,” ( 2 Corintios 4.16).
3. Há também os que enfraquecem espiritualmente por tomarem a ceia do Senhor indignamente, como está escrito em 1 Coríntios 28 a 30. Aqueles que se apropriam do pão e do cálice do Senhor sem que antes façam um exame em si mesmo, participam indignamente, ficando desse modo, enfraquecidos. A ceia do Senhor é um ato espiritual muito sério e, infelizmente há pessoas que participam da mesa do Senhor sem dar a ela o devido respeito que lhe é devido. NUNCA DEVEMOS COMER O PÃO OU BEBER O CÁLICE DO SENHOR SEM QUE ANTES FAÇAMOS UM AUTO-EXAME COM ARREPENDIMENTO E SINCERIDADE.
Nossas mãos precisam estar levantadas para operar na obra do Senhor. Elas precisam se estender para apoiar o que está prestes a cair; para levantar os que já caíram; para abençoar os que estão desanimados, para abraçar aquele que se sente desprezado; para apertar a mão do necessitado e suprir a sua necessidade. Enfim, nossas mãos são de grande utilidade no reino de Deus, entretanto elas precisam estar firmes e não cansadas.
Assim meus amados vamos fazer como nos manda a Palavra de Deus:
“FORTALECEI-VOS NO SENHOR E NA FORÇA DO SENHOR PODER...” (Efésios 6.10).
“... FORTIFICA-TE NA GRAÇA QUE HÁ EM CRISTO JESUS. ( 2 Timoteo 2.1).
“É BOM QUE O NOSSO CORAÇÃO SEJA FORTALECIDO PELA GRAÇA...” (Hebreus 13.9).
Que grande maravilha é a graça de Deus! Só carecemos dela quando estamos fracos, como disse o Senhor Jesus:
“A MINHA GRAÇA TE BASTA, POIS QUE O MEU PODER SE APERFEIÇOA NA FRAQUEZA... POIS QUANDO ESTOU FRACO ENTÃO SOU FORTE.” (2 Corintios 12,9).
“CHEGUEMOS, POIS COM CONFIANÇA AO TRONO DA GRAÇA...” (Hebreus 4.16).
Aniversariantes PARABÉNS! Tiago 5.8

Nenhum comentário: