sexta-feira, junho 20, 2008

O NOME UM BEM PRECIOSO


“ O BOM NOME É MELHOR DO QUE UM PERFUME FINÍSSIMO...” (Eclesiastes 7.1)
Não escolhemos o nome que temos, entretanto é ele um bem precioso em nossa vida.
Nossa identidade está ligada a ele, e desde pequeninos aprendemos a atender cada vez que nos chamam. Desse modo o nome vai tomando corpo dentro de nossa mente.
Alguns se sentem bem com o nome que lhe deram, enquanto outro se fosse possível, o trocaria. Outros ainda aprendem a conviver com ele e para mudar adotam apelidos, alcunhas.
A Bíblia fala da importância do bom nome, ou seja, da boa fama afirmando que é melhor do que um ungüento muito caro.
O sábio Salomão também escreve um dos seus provérbios dizendo:
“MAIS DIGNO DE SER ESCOLHIDO É O BOM NOME, MAIS DO QUE AS MUITAS RIQUEZAS.” ( Provérbios 22.1).
É nosso dever zelar pelo nome que levamos tudo fazendo para que ele não seja manchado por atitudes ou mesmo pelos pecados da língua.
Lembrar também que somos responsáveis pelo nome da família onde fomos colocados por Deus. Se um membro da família se comporta de modo indigno, toda a família sofre a conseqüência.
Certa vez Deus falou com Davi dizendo:
“...FIZ PARA TI UM GRANDE NOME...” ( 2 Samuel 7.9).
Deus é capaz de fazer o nosso nome conhecido na terra. Ele o faz por sua misericórdia e bondade para conosco, apesar de conhecer as nossas fraquezas e limitações, ainda assim Ele tem coragem de nos recomendar no meio do seu povo.
Um nome não se torna conhecido da noite para o dia. É necessário tempo, paciência, investimento e todo um contexto para que conquistemos a confiança no reino de Deus.
Precisamos ter muito cuidado para em fração de segundos não destruir todo um trabalho de anos a fio na construção de um nome.
O maligno está aí buscando sutilmente destruir nomes e nomes e até mesmo nomes feitos por Deus. Aliás, essa é uma das sua funções na terra: destruir.
Deus nos conhece pelo nome e conhece também o nosso nome, nossa fama, com detalhes. Nunca devemos apresentar uma fama que não se coadjuve com o nosso caráter. Isso é hipocrisia. Deus não suporta hipócritas!
Com tristeza podemos observar que há cristãos que vivem em igrejas locais buscando um nome que não é a sua verdadeira realidade. Forjando atitudes contrárias ao seu homem interior, mostrando comportamento que se enquadre nos padrões e perfis humanos, especialmente de lideranças, a fim de ter os seus nomes propagados por todos os lados.
Este é um caminho extremamente perigoso! Deus se encarrega de criar situações aonde o engano seja desmascarado e daí, o estrago é grande.
Devemos primar pelo nome que temos, fazendo tudo quanto estar ao nosso alcance para nunca provocar escândalos no reino de Deus, pois, segundo palavras do Senhor Jesus
“...AI DAQUELE POR QUEM VEM O ESCÂNDALO.” (Lucas 17.1).
É bom ter um nome conhecido na terra, sim! Contudo o melhor mesmo é que sejamos conhecidos no céu!
Segundo palavras do meu Senhor Jesus só há uma maneira do nosso nome ser conhecido diante do Pai e dos seus anjos:
“ PORTANTO, QUALQUER QUE ME CONFESSAR DIANTE DOS HOMENS, EU O CONFESSAREI DIANTE DO MEU PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS.” (Mateus 10.32).
“ ... TODO AQUELE QUE ME CONFESSAR DIANTE DOS HOMENS, TAMBÉM O FILHO DO HOMEM O CONFESSARÁ DIANTE DOS ANJOS DE DEUS.” ( Lucas 12.8).
Ter um bom nome na terra é muito bom,mas reafirmo que bem melhor é ser conhecido do Pai e dos anjos, aleluia!
Uma pessoa se torna conhecida na terra por causa dos seus feitos, obras, comportamento, enfim, mas lá no céu, cada vez que um salvo em Cristo confessa a Jesus como Senhor e Salvador da sua vida, o próprio Senhor Jesus o confessa (publica, noticia, proclama) no lugar santo, glória a Deus!
A gloriosa esperança que nos traz alegria é que em breve a trombeta soará, e, todos os lavados pelo sangue de Jesus, os que estão na Noiva, serão arrebatados e ali, conforme prometeu o Senhor, receberemos uma pedrinha branca e nela estará gravado o nosso novo nome! Que fantástico será!
Não sei como será o meu nome, mas sei que com a ajuda do Amigo estarei lá e receberei a tal pedrinha, aleluia!
Enquanto o Noivo não chega, procuremos manter o nosso nome terreno preservado e digno de recomendação, de tal modo a glorificar o nosso Pai que está nos céus.
Aniversariantes PARABÉNS! João 7.37

Nenhum comentário: