quarta-feira, junho 25, 2008

UM CASAL DIGNO DE SER IMITADO


“E ERAM AMBOS JUSTOS PERANTE DEUS, ANDANDO SEM REPREENSÃO EM TODOS OS MANDAMENTOS E PRECEITOS DO SENHOR.”
Este casal do qual o Espírito Santo dá testemunho é Zacarias e Isabel.
O marido era descendente de Arão, da tribo de Levi, por isso era sacerdote. Casou-se com Isabel, uma virgem (pois o sacerdote não podia casar com uma moça que não fosse virgem – Levítico 21.13.14), que era também da descendência de Arão.
Que belo exemplo! Zacarias obedeceu ao mandamento do Senhor, tanto quanto Isabel, no que diz respeito a casarem-se na mesma tribo, pois foi assim que Deus ordenou às filhas de Zelofeade:
“ ESTA É A PALAVRA QUE O SENHOR MANDOU ACERCA DAS FILHAS DE ZELOFEADE, DIZENDO: SEJAM POR MULHERES A QUEM BEM PARECER AOS SEUS OLHOS, CONTANTO QUE SE CASEM NA FAMILIA DA TRIBO DE SEU PAI.” ( Números 36.6).
Quanto prejuízo teria sido evitado se os que se dizem filhos de Deus obedecessem a esse princípio. Cidadão do reino da luz casando com cidadã do reino da luz e vice-versa. Também levando em consideração a questão das tribos. O povo de Deus era um só – Israel, porém formado por doze tribos diferentes entre si, com suas peculiaridades e princípios familiares.
Mesmo sendo alguém que faz parte do reino de Deus, é importante observar o detalhe de casar com pessoa da sua tribo.
O pior é quando se casam pessoas de reino diferente. Costumes diferentes; linguagem diferente; preceitos diferentes; gostos diferentes; freqüentando ambientes diferentes e com propósitos diferentes. Como poderão andar juntos com tantas diferenças? Como está escrito:
“ANDARÃO DOIS JUNTOS SE NÃO HOUVER ACORDO?” (Amós 3.3.).
Como diz a Palavra de Deus não há comunhão da luz com as trevas, tão pouco de fiel com o infiel. Os jovens ou mesmo alguém que está sozinho, deve ter muito cuidado para não se prender a um jugo desigual.
Zacarias e Isabel foram abençoados no seu casamento. Mesmo que Isabel era estéril, Zacarias não foi buscar fruto em outra mulher. Limitou-se a orar, a pedir a Deus que lhe desse um filho.
O tempo passou. Os dois estavam envelhecidos, porém a oração de Zacarias estava diante de Deus como lhe disse o anjo:
“... A TUA ORAÇÃO FOI OUVIDA, E ISABEL, TUA MULHER, DARÁ A LUZ UM FILHO, E LHE PORÁS O NOME DE JOÃO.” (Lucas 1.13).
Deus é um Deus que ouve as orações, aleluia! Ainda que o tempo passe, os anos se vão, entretanto, devemos continuar a suplicar crendo como se já tivéssemos recebido. A qualquer momento Ele se inclinará para nós, e, segundo a sua vontade nos atende, glória a Deus.
Ao regressar para casa mudo, Zacarias compartilhou a mensagem do anjo com sua mulher Isabel e ela com toda certeza acreditou, pois quando os vizinhos quiseram chamar ao menino recém-nascido o nome do seu pai, ela disse que não seria assim, mas o menino chamar-se-ia João, como lhe dissera o marido.
Confiança. Ela confiou no que o marido lhe disse. Que coisa maravilhosa quando uma esposa acredita piamente naquilo que o marido compartilha com ela.
Quantos lares estão desmoronando por falta de confiança entre os cônjuges. Um não confia no outro que também não acredita no seu companheiro. Que grande lástima! E assim o maligno tem prevalecido em tantos relacionamentos com destruição.
Obediência a Deus era o segredo da felicidade daquele casal. Eles eram irrepreensíveis diante de Deus. Eram justos. Não eram perfeitos, ou sem pecado, mas procuravam viver os mandamentos e preceitos do Senhor.
Mesmo vivendo em um tempo onde o Senhor Jesus ainda não tinha sido manifestado, morrido, ressuscitado e se assentado à destra do Pai como nosso advogado, eles foram dignos do testemunho da Palavra de Deus.
Nos nossos dias, apesar de termos um Sumo Sacerdote perfeito que intercede por nós como nosso advogado, nós temos o Espírito Santo que também ajuda nas nossas fraquezas e intercede por nós, temos também a Palavra escrita em nossas mãos, como temos ainda uma igreja que nos apóia e nos ajuda com orações. O que nos falta para sermos obedientes à Palavra de Deus? Que Deus continue a ter de nós misericórdia!
E como não podia deixar de ser tanto a Isabel quanto Zacarias foram cheios do Espírito Santo! Ela foi cheia do Espírito ao ouvir a saudação da sua prima Maria, a mãe de Jesus, e profetizou; ele foi cheio do Espírito Santo quando do nascimento do menino João e também profetizou glória a Deus!
Aprouve a Deus que os casais que vivem nas igrejas locais sejam dignos do testemunho do Espírito Santo, como pessoas que vivem de modo santo, justo, e agradável a Deus, sendo obedientes aos preceitos e mandamentos do Senhor. Que possamos como casais filhos de Deus ser cheios do Espírito Santo e profetizar o que de Deus receber para a vida da nossa família.
Aniversariantes PARABENS! Salmo 20.1

Nenhum comentário: