terça-feira, setembro 16, 2008

UMA DISCÍPULA CHAMADA DORCAS

“EM JOPE HAVIA UMA DISCÍPULA CHAMADA TALITA, QUE EM GREGO É DORCAS...” ( Atos 9.36).
Em toda a Bíblia Sagrada só há referência a esta mulher como discípula, e eu louvo a Deus porque o Espírito Santo inspirou o doutor Lucas para assim escrever. Como existem pessoas que não aprovam o trabalho no reino feito pelas mulheres, se não houvesse pelo menos essa referência quem sabe haveria um motivo maior para impedir que as mesmas participassem na obra de Deus.
Glória a Deus pela vida da discípula Dorcas! E que discípula foi ela! Uma mulher que a Bíblia não revela o seu estado civil, mas faz notório o seu amor para com os irmãos, especialmente os órfãos e as viúvas.
Ela era alguém que não somente seguia a Jesus, mas obedecia ao mandamento que Ele dera aos seus discípulos:“UM NOVO MANDAMENTO EU VOS DOU:QUE VOS AMEIS UNS AOS OUTROS, ASSIM COMO EU VOS AMEI.” ( João 13.34).
O verdadeiro discípulo do Mestre Jesus é identificado por ser alguém que vivencia o verdadeiro amor. Aquele amor que é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado ( Romanos 5.5.). O amor que não mede esforços para ajudar o seu próximo, especialmente os membros do Corpo de Cristo.
Dorcas também era praticante da verdadeira religião para com Deus e os homens, como está escrito:
“A VERDADEIRA RELIGIÃO PARA COM DEUS E OS HOMENS É ESTA: CUIDAR DOS ÓRFAOS E DAS VIÚVAS NAS SUAS NECESSIDADES...” ( Tiago 1.27).
A escritura também se refere a ela como alguém que dava esmolas. Não é todo mundo que se diz cristão que gosta de dar esmolas. Às vezes, até mentimos quando um necessitado nos aborda pedindo uma esmola e dizemos que não temos nada para oferecer, quando na realidade não queremos é fazer a doação. Que Deus tenha de nós misericórdia!
Uma coisa que é importante observar é que mesmo sendo uma discípula, Talita, ou Dorcas ficou doente, enfermou. E aí cai por terra todo o ensinamento que estão falando por aí de que quem segue a Jesus não fica doente, porque Ele já levou as nossas enfermidades no Calvário. Se crer em Jesus como Salvador e Senhor, nos imunizasse das doenças, como ficaria o que a Bíblia diz:
“PORQUE O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE...” ( Romanos 6.23).
Embora sejamos pecadores remidos, todavia, a nossa natureza ainda continua sujeita ao pecado e nós pecamos, sim. A diferença é que não somos dominados pelo pecado por causa da graça de Deus em nossa vida, aleluia!
Os verdadeiros discípulos adoecem e morrem, e como está escrito:
“PRECIOSA É A VISTA DO SENHOR A MORTE DOS SEUS SANTOS.” ( Salmo 116.15).
Ao nos assumirmos como discípulos de Jesus devemos exercitar as boas obras, usar os talentos que o Senhor nos concedeu em benefício daqueles que carecem da nossa ajuda.
O que temos feito pelos órfãos e viúvas da nossa igreja local? Temos cooperado com o departamento social no que se faz necessário para com os menos favorecidos?
A Bíblia traz muitas referências sobre o nosso dever de ajudar os santos que padecem necessidade, seja ela de que ordem for, pois há necessidades que não são puramente financeiras, mas psicológicas, emocionais, físicas e espirituais. Às vezes uma viúva não tem necessidade de alimento, veste ou calçado, porém é extremamente necessitada de ouvidos que a escutem, alguém que passe algum tempo em sua companhia, oferecendo-lhe atenção e carinho. Isto também é uma demonstração de amor fraternal.
Quando Pedro chegou a Jope, segundo as escrituras, as viúvas o rodearam mostrando-lhe as roupas e aventais feitos pela Dorcas para elas. E isto com muita lamentação, o que deve ter despertado compaixão no coração do apóstolo.
Pedro orou e o milagre aconteceu! Dorcas reviveu para glória de Deus e alegria dos órfãos e viúvas de Jope.
Amados, procuremos granjear amigos com os talentos que o Senhor nos concedeu, exercitando bondade que é uma manifestação do Fruto do Espírito em nossa vida.
Aniversariantes PARABÉNS! Isaias 58.11

2 comentários:

Roberto de Carvalho, Beto. disse...

Se os discípulos eram semi-analfabetos imagine o grau de instrução das mulheres. Como a mulher poderia ter posição numa sociedade desse tipo? Aqui no Brasil até pouco tempo as mulher não podia nem votar, agora imagine a mulher a dois mil anos atrás. Parece que só relataram Dorcas por causa do milagre. Mas o Espírito Santo proveu um meio.
Acredito no potencial da mulher.

Danilo-social RJ disse...

Minha querida irmã. Graça e Paz!
Amei o seu texto sobre a discícula Dorcas, você foi muito feliz em ter aproveitado os exemplos deixados por essa grande mulher, a fim de trazer à baile a questão do ministério femenino na igreja, ainda visto por muito de forma muito restritiva. Louvo ao meu Deus pela existencia de mulheres como você. Deus lhe abençoe!