segunda-feira, abril 27, 2009

NASCIDO DE DEUS – III


“TODO AQUELE QUE CRÊ QUE JESUS É O CRISTO É NASCIDO DE DEUS...” ( 1 João 5.1).
É muito interessante esta escritura. O apóstolo João inspirado pelo Amigo Espírito Santo escreve dizendo que o nascido de Deus é todo aquele que crê que Jesus é o Cristo. Atente para o detalhe: o Cristo.
Não é simplesmente crê em Jesus como Filho de Deus, tão pouco como Salvador, nem como Senhor. Na verdade, temos que crê em Jesus como todas estas qualificações que lhes são próprias, mas o nascido de Deus tem que crê que Ele é o Cristo.
O significado do nome Cristo é Ungido. Jesus é o Ungido de Deus. Por ocasião do batismo em águas, no rio Jordão por João, o batista, o Espírito Santo desceu sobre Ele sob forma corpórea de uma pomba e Ele foi ungido para a missão que veio realizar na terra.
Aqui viveu no desempenho da sua obra como o Ungido de Deus no ofício de profeta, e tal como os profetas, mostrou a vontade de Deus para o povo, revelou o Pai, fez milagres e maravilhas, enfim, manifestou o poder e a glória de Deus ao povo que o seguiu.
Após sua morte e ressurreição foi assunto ao céu e como está escrito:
“... DEPOIS DE TER FEITO A PURIFICAÇÃO DOS PECADOS, ASSENTOU-SE Á DIREITA DA MAJESTADE, NAS ALTURAS,” ( Hebreus 1.3).
Agora, Ele é o nosso Sumo Sacerdote, o Ungido – Cristo. Todo Sumo Sacerdote era ungido e, de igual modo o nosso Senhor foi Ungido como Sumo Sacerdote da nossa confissão, e como está escrito:
“TENDO SIDO NOMEADO POR DEUS SUMO SACEDORTE, SEGUNDO A ORDEM DE MELQUISEDEQUE.” ( Hebreus 5.10).
O Sumo Sacerdote entrava uma vez por ano no Lugar Santo dos Santos para oferecer sacrifício a Deus pelo povo. Ele era constituído a favos dos homens ( Hebreus 5.1).
Os sacrifícios feitos pelo Sumo Sacerdote na antiga aliança não podiam apagar os pecados, apenas cobriam-nos. Quando a Bíblia se refere a Jesus assim se expressa:
“ASSIM TAMBÉM CRISTO, TENDO-SE OFERECEIDO UMA VEZ PARA SEMPRE PARA TIRAR OS PECADOS DE MUITOS...” ( Hebreus 9.28).
Veja lá que a palavra usada não é Jesus (Salvador), mas sim Cristo (Ungido), e Ele se ofereceu para tirar os pecados e não simplesmente cobrir, pois como João, o batista disse:
“EIS O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO.” ( João 1.29).
O nascido de Deus reconhece que somente pelos méritos de Cristo é que podemos oferecer sacrifícios a Deus. Todo e qualquer sacrifício que fizermos se não for através do Ungido – Cristo, não será aceito por Deus.
O nascido de Deus não está preocupado em mostrar o que faz no que diz respeito às coisas do reino, pois ele sabe que se fizer tudo o que foi mandado ainda deve se considerar um servo inútil.
O nascido de Deus tem que recorrer ao Sumo Sacerdote todas as vezes que precisa da intervenção de Deus para a sua vida. Ele não se apóia em tempo de crente, em cargo ou função na igreja local, no número de pessoas que levou a Cristo; tão pouco pode se jactar pelas multidões que o escutam e com isso tentar merecer a atenção de Deus. Jamais!
Nossas orações têm que ser feitas em Nome do Senhor Jesus; tudo quanto fizermos por palavras e por obras tem que ser feito em Nome do Senhor Jesus. Com toda certeza Deus nunca rejeitará uma petição feita pelo nosso Sumo Sacerdote em nosso favor. Deus pode até rejeitar a nossa oração, porém a DELE, nunca!
“... A PALAVRA DO JURAMENTO, QUE FOI POSTERIOR Á LEI, CONSTITUI O FILHO, PERFEITO PARA SEMPRE.” (Hebreus 7.28). Aleluia!
Se eu sou de verdade nascido de Deus tenho que crer e depender do oficio sacerdotal do meu Cristo, glória a Jesus! Tudo tem que passar por Ele, por isso a necessidade de estar nEle.
Não podemos ceder à tentação do enganador quando quer que acreditemos poder fazer isso ou aquilo pela nossa experiência de fé, por nosso conhecimento sobre Deus, por nossos sacrifícios (tempo de oração, jejuns, boas obras, etc). Nada destas coisas têm valor se não passarem pelo nosso Cristo – Ungido!
O nascido de Deus é membro do Seu Corpo e vive debaixo do domínio total e completo da Cabeça.
Quando falharmos, corramos para Ele e pela Sua perfeição somos aperfeiçoados; quando tentados recorramos a Ele porque Ele pode socorrer os que são tentados; quando precisamos de qualquer ajuda, Ele pode salvar todos os que por Ele se chegam a Deus; quando nos sentirmos fracos, Ele pode compadecer-se das nossas fraquezas.
Enfim, meus amados não esqueçam de que devemos cada dia crer que Jesus é o Cristo – Ungido, o nosso Sumo Sacerdote hoje, agora!
“TENDO, POIS, A JESUS, O FILHO DE DEUS, COMO GRANDE SUMO SACERDOTE QUE PENETROU OS CÉUS, CONSERVEMOS FIRMES A NOSSA CONFISSÃO.” (Hebreus 4.14).

Nenhum comentário: