segunda-feira, janeiro 10, 2011

COMO VAI O SEU SONO?


"... ELE DÁ AOS SEUS AMADOS O SONO." ( Salmo 127.2).

Deus provê as nossas necessidades enquanto dormimos - Adão ( Genesis 2.21).
Deus renova as suas promessas após dormirmos - Abrão (Gênesis 15.12).
Quem descansa em Deus deita-se e logo pega no sono - Davi ( Salmo 3.5).
Confiar em Deus nos faz deitar e dormir em paz - Davi ( Salmo 4.8).
Não podemos dormir espititualmente - Romanos 13.1.
À propósito, como vai o seu sono?
Segundo a Bíblia o homem sai para o trabalho em vindo o sol, após a noite ( Salmo 104.23); também diz que esse trabalho é até a tarde. O homem não foi feito para trabalhar à noite; a noite é para o homem dormir e descansar.
Não entendo porque os crentes adquiriram o mau hábito de dormir tarde (exceto se o organismo foi preparado para isso, claro). Há pessoas que estão caindo de sono e não vão se deitar, forçam a barra até com bebidas que o deixem em estado de alerta, como por exemplo, café forte ou outra qualquer bebida que contenha cafeína.
O sono durante o dia jamais poderá se comparar com o sono noturno.
Dar ao corpo o descanso merecido é cuidar da "casa" onde Deus habita. Ninguém tem o direito de destruir o santuário de Deus, provocando situações de doenças por não dormir o necessário para recompor-se.
Segundo pesquisas a nossa imunidade é produzida em oitenta por cento enquanto dormimos, portanto, quem dorme mal tem baixa imunidade e, por conseguinte, está muito mais propensa a contrair viroses e infecções.
"Precisamos passar inúmeras fases no sono, porém a fase mais importante é a REM ( Rapid Eyes Movement) ou seja, movimentos oculares repetitivos. Essa é a fase que nós nos restauramos para o outro dia. Se não aprofundamos o sono e entramos nessa fase, não descansamos e portanto a nosso imunidade pode baixar." (transcrito)
Não devemos amar o sono (preguiça), mas obedecer às leis que o Criador estabeleceu para o nosso corpo e não transgredi-las, pois os que transgridem acabam por pagar a fatura da desobediência.
Dicas de como dormir melhor
* Procure dormir e despertar sempre nos mesmos horários para facilitar o seu relógio interno ([[relógio biológico]]).
* Evite [[álcoolbebidas alcoólicas]].
* Bebidas que contenham [[cafeína]], tais como [[café]], [[chá preto]] e [[chá mate]], devem ser evitados antes de dormir, bem como [[refrigerante]]s (especialmente os cafeinados, tais como refrigerantes de [[Cola acuminatacola]]).
* Não fume.
* O quarto de dormir deve ser silencioso, escuro e com temperatura amena.
* Desligue a [[televisãoTV]] antes de se deitar e, de preferência, assista a televisão meia hora ou uma hora antes de ir para a cama.
* A alimentação antes de dormir deve ser leve e de fácil digestão.
* A [[atividade física]] facilita o sono se for feita regularmente pelo menos 4 horas antes de dormir.
* Não tome remédios sem orientação médica.

É provado cientificamente que o nosso cérebro trabalha toda o período em que dormimos as últimas coisas que pensamos ao adormecer. Imagine alguém que adormece extremamente preocupado, ansioso; o cérebro trabalha preocupação, não descansa e por isso há pessoas que ao acordar se sentem tão cansadas como se não tivessem dormido.

Um conselho: adormeça louvando a Deus ou mesmo intercedendo por alguém, porque enquanto você dorme o seu cérebro trabalha essas informações que são benéficas; ao acordar sentir-se-á bem disposto, alegre, bem-humorado, pronto para um novo dia de vitória, em nome de Jesus!
Amados, vamos fazer a nossa parte cooperando com Deus no que diz respeito à saude do nosso corpo, a fim de que possamos realizar bem e melhor o nosso trabalho no Reino e não diminuir o nosso tempo produtivo na terra.
Maranata!

Nenhum comentário: