sexta-feira, agosto 09, 2013


 
 
UM PAI PRIVILEGIADO

“TINHA ESTE QUATRO FILHAS DONZELAS, QUE PROFETIZAVAM.” (Atos 21.9).
 

Que pai privilegiado! Imagine um lar onde as filhas são profetizas; moças cheias do Espírito Santo, usadas nos dons espirituais.

Quantos pais amargam a vida com filhas que foram criadas no evangelho e, depois que crescem tornam-se amargura para o coração deles.

Mas, quem era esse pai felizardo? Era o irmão Filipe! O irmão Filipe foi alguém que um dia conheceu a Jesus e foi por Ele escolhido para ser Seu discípulo.

“NO DIA IMEDIATO, RESOLVEU JESUS PARTIR PARA A GALILEIA E ENCONTROU A FILIPE, A QUEM DISSE: SEGUE-ME.” (João 1.43).
Após ser chamado por Jesus o irmão Filipe logo tratou de falar dEle para o Sr. Natanael que, por fim, também se tornou um seguidor de Jesus.

Foi com Filipe que Jesus falou a respeito de alimentar a multidão que vinha ter com Ele ( João 6.5). Portanto, Filipe foi um dos que participou da distribuição dos pães e peixes quando Jesus fez o milagre da multiplicação; que momento!

Apesar de ser um discípulo de Cristo, segui-lO por todos os lugares por onde Ele passou, presenciar milagres após milagres feitos pelo Mestre, aprender com Ele sobre o que é ser verdadeiramente um discípulo, o preço do discipulado, enfim, mesmo assim, o irmão Filipe vive um momento de dúvida e pede a Jesus que lhe mostre o Pai (João 14.8). Ele disse que isso seria o bastante.
Jesus o repreendeu: “... FILIPE, HÁ TANTO TEMPO ESTOU CONVOSCO, E NÃO ME TENS CONHECIDO? QUEM ME VÊ A MIM VÊ O PAI...” (João 14.9).

E assim vai indo a vida do irmão Filipe acompanhando Jesus pelos
Estava ele no meio dos que foram enviados por Jesus para pregar que o reino dos céus estava próximo e também para curar enfermos, ressuscitar mortos, purificar leprosos, expelir demônios... (Mateus 10.7.8).

Ah, ele teve a oportunidade de ver Jesus dar o maior exemplo de humildade, quando lavou-lhe os pés, naquele dia inesquecível. Que lição o Mestre lhes deu! (João 13).
Participou ele dos sofrimentos de todos os que seguiram a Jesus quando foi Ele levado para ser crucificado e morto; também teve a alegria (que alegria) de estar presente quando o Mestre apareceu ressurreto àqueles que O amavam!

Conviveu com Jesus durante os dias em que este, após ressuscitar, esteve com os seus discípulos, e, finalmente estava com eles em Betânia quando, de repente, o Senhor Jesus começa a ascender ao céu! O irmão Filipe levanta a cabeça e lá vai Ele, o seu Mestre querido, e uma nuvem O oculta aos olhos de todos; Ele se foi enquanto os abençoava (Lucas 24.50). Saudade! E agora?
Tinha ele ainda os olhos fitos no céu quando dois varões vestidos de branco apareceram e fizeram uma promessa gloriosa: “...ESSE JESUS QUE DENTRE VÓS FOI ASSUNTO AO CÉU VIRÁ DO MODO COMO O VISTES SUBIR.” (Atos 1.11). Que esperança!

Junto com os demais colegas de apostolado, o irmão Filipe vai para Jerusalém em obediência à ordem do Mestre (Lucas 24.49), e permanece até que do alto foram todos revestidos de poder, e até a mãe de Jesus estava também com eles. (Atos 1.14; 2). O irmão Filipe foi cheio do Espírito Santo e falava em outras línguas, aleluia!

Que exemplo a ser seguido pelos pais que professam o Nome de Jesus!
Ele se destaca como alguém comprometido com o Senhor Jesus e com Sua Palavra e por isso é escolhido pela igreja local em Jerusalém para cuidar da ação social, juntamente com mais seis irmãos (Atos 6.5).

Quando a perseguição chegou à Jerusalém o irmão Filipe vai para Samaria e ali prega o evangelho, transformando aquela cidade com a manifestação do poder de Cristo, e a pregação do evangelho para salvação dos perdidos.
Como toda pessoa cheia do Espírito Santo ele é sensível e atende quando o Senhor o envia para a estrada de Gaza, com o propósito de alcançar com a Sua graça o eunuco; o irmão Filipe cumpre a missão com grande êxito e depois vive uma experiência ímpar: o Espírito do Senhor o arrebatou!

Vivia ele ainda quando o perseguidor Saulo de Tarso se converte e se transforma em Paulo, o apóstolo dos gentios; o irmão Filipe tem a satisfação de receber o irmão Paulo em sua casa em Cesaréia; ele deveria estar já bem idoso, contudo era um exemplo de vida totalmente controlada pelo Amigo Espírito Santo.
Suas filhas não se casaram mas eram um presente de Deus para aquele pai que vivera com Jesus e em Jesus!

Meu desejo e oração por todos os pais que lerem essa postagem é que o Senhor Jesus lhes dê a mesma alegria que teve o irmão Filipe em relação a sua família; que sejam eles pais verdadeiros discípulos de Cristo, exemplo de amor e temor a Deus para os filhos; pais comprometidos com a Palavra de Deus não só para ensina-la aos filhos, mas principalmente para vive-la no dia-a-dia; pais cheios do Espírito Santo, que vivam no Espírito, que andem no Espírito; pais que já ressuscitaram com Cristo e por isso buscam as coisas do alto; pais que estimulam e encorajam os filhos ao “SER” e não ao “TER”; pais que sejam exemplos de justo que vive pela fé; exemplo de santificação e pureza; pais cujos filhos possam orar a Deus pedindo para ser como eles.
Que todos os pais sejam tal como o irmão Filipe para que quando a trombeta tocar possam se apresentar a Jesus e dizer com alegria: “...EIS AQUI ESTOU EU E OS FILHOS QUE DEUS ME DEU.” (Hebreus 2.13).

MARANATA!

 

Nenhum comentário: