sexta-feira, maio 18, 2007

BUSCANDO UMA FAMILIA MELHOR - Capítulo Treze

“... SE ALGUÉM NÃO QUISER TRABALHAR, TAMBÉM NÃO COMA”. (2 Tessalonicenses 2.10).

O trabalho na família
Deus é um Deus que trabalha. Jesus disse:
“... MEU PAI CONTINUA TRABALHANDO ATÉ HOJE, E EU TAMBÉM ESTOU TRABALHANDO”. ( João 5.17).
Quando Deus formou o homem, sua imagem e semelhança, está escrito:
“O SENHOR DEUS COLOCOU O HOMEM NO JARDIM DO ÉDEN PARA CUIDAR DELE E CULTIVÁ-LO”. ( Gênesis 2.15).
O maior homem que viveu nesta terra foi o Filho de Deus – Jesus, e ele foi um homem trabalhador. Foi um profissional da madeira, herdou a profissão do seu pai de criação – José. Era carpinteiro. Suas mãos eram calejadas do trabalho com as ferramentas da carpintaria. O serrote, o martelo, a plaina, o formão e outras ferramentas lhes eram familiares. Ele deu duro até chegar a hora de manifestar-se ao mundo para cumprir a missão para a qual fora enviado. Que exemplo!
O trabalho deve ser ensinado na família através do exemplo de um pai trabalhador e uma mãe trabalhadora.
Deus não estimula a preguiça de alguém, pelo contrário, a Bíblia combate tenazmente esse problema.
“OBSERVE A FORMIGA, PREGUIÇOSO, REFLITA NOS CAMINHOS DELA SE SEJA SÁBIO”. (Provérbios 6.6).
Infeliz da jovem que casa com um homem preguiçoso! Ela terá que trabalhar para sustentar a família, fugindo assim do propósito de Deus para o homem que é de ser o provedor do lar.
Entretanto, é bom observar também que há meninas extremamente preguiçosas na casa dos pais. Não ajudam a mãe em nada, sequer lavam suas peças íntimas. Tais moças quando casam se tornam uma péssima dona de casa, deixando de ser como a Bíblia diz que a mulher deve ser “boa dona de casa”.
Muitas entregam a casa aos cuidados da doméstica e nem ao menos supervisiona o trabalho feito. O resultado é um gasto excessivo, muitas vezes, gerando problemas financeiros para a família.
Quando a Bíblia descreve a mulher virtuosa destaca entre tantas qualidades que ela tem o seguinte:
“CUIDA DOS NEGÓCIOS DE SUA CASA E NÃO DÁ LUGAR Á PREGUIÇA”. (Provérbios 31.27).
Os filhos devem ser ensinados desde cedo a executarem pequenas tarefas no lar, para que não venham a desenvolver um espírito preguiçoso.
O perigo é se tornar escravo do trabalho. Fazer do trabalho um “deus”. É também um tipo de idolatria. Não ter tempo para Deus, para os membros da família, para se congregar com os irmãos, para descansar, para um lazer sadio, enfim, é prejudicial para o bem estar de toda a família, como também da própria pessoa.
O trabalho deve ser uma coisa prazerosa e nunca um fardo a ser carregado todo dia.
O excesso de trabalho produz exaustão, stress e traz como conseqüência sérios problemas de saúde. Devemos fazer todas as coisas com moderação. O equilíbrio é qualidade de quem tem o Espírito Santo como seu orientador e guia.
Um lar onde todos dão a sua cooperação no que diz respeito ao trabalho haverá alegria e bom aproveitamento para o bem de todos.
Aniversariantes PARABÉNS! Deuteronômio 1.11

Nenhum comentário: