quarta-feira, maio 30, 2007

BUSCANDO UMA FAMÍLIA MELHOR – Capítulo Vinte e Um
“ORAI SEM CESSAR”. (1 Tessalonicenses 5.17).

O oxigênio da vida espiritual
Da mesma maneira que o corpo físico não pode viver sem oxigênio, de acordo com as escrituras, o homem espiritual não pode viver sem oração. Veja que a escritura acima é uma ordem, isto significa dizer da necessidade premente que temos de uma vida de constante oração.
Nesse aspecto, também, está incluída a família.
Como é maravilhoso ver uma família que desde os primeiros tempos de relacionamento do casal (namoro, noivado), praticaram o hábito de orarem juntos.
É lamentável saber que há casais que nunca oram juntos pelo menos uma vez na semana, levando para o altar de Deus as necessidades da família. Jesus disse:
“TAMBÉM LHES DIGO QUE SE DOIS DE VOCÊS CONCORDAREM NA TERRA EM QUALQUER ASSUNTO SOBRE O QUAL PEDIREM ISSO LHES SERÁ FEITO POR MEU PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS”. (Mateus 18.19).
Veja o detalhe: começa com dois. Isto pode ser um casal que orando juntos, em concordância recebe aquilo que pede ao Pai celestial.
Os filhos que nascem em um lar onde a oração é praticada, desde cedo aprendem a orar. Primeiro através do exemplo dos pais, e depois pelo ensino deles aos filhos. É dever dos pais ensinar os filhos a orar.
Quando falamos sobre a oração, não quer dizer somente o ato de dobrar os joelhos e falar com Deus em nome de Jesus, pedindo alguma coisa ou intercedendo por alguém.
Nossa vida deve ser também uma oração contínua de glorificação ao Pai celestial. Oramos com nosso testemunho sim. Se vivermos ajoelhados por muito tempo, mas a nossa vida no lar não reflete o caráter de Cristo, nosso sacrifício não terá valor diante da nossa família.
A Bíblia diz:
“DO MESMO MODO VOCÊS, MAARIDOS, SEJAM SÁBIOS NO CONVÍVIO COM SUAS MULHERES E TRATEM-NAS COM HONRA, COMO PARTE MAIS FRÁGIL E CO-HERDEIROS DO DOM DA GRAÇA DA VIDA, DE FORMA QUE NÃO SEJAM INTERROMPIDAS AS SUAS ORAÇÕES”. (1 Pedro 3.7).
Está claro que o homem que não dá honra à sua mulher, principalmente no relacionamento íntimo, como é o contexto do texto, terá suas orações interrompidas, não alcançarão o objetivo.
Não será por esta causa que tantas famílias vivem em situações difíceis? Há homens que são conhecidos como pessoas que oram muito, entretanto parece que as orações não são respondidas por Deus.
Desde cedo as crianças devem ser estimuladas a orar. Orar ao acordar, às refeições, ao deitar, pelo menos. Estabelecer como hábito familiar um momento de oração juntos, onde as crianças possam também colocar um pedido diante de Deus.
Tenho eu em minha mente registros de minha mãe de joelhos a falar com Deus!
Eu era tão pequenina ainda, mas aqueles momentos ficaram indeléveis na minha memória, como algo que eu deveria imitar.
Como é proveitoso para a família quando todos podem se reunir para interceder por alguém que está necessitado e depois ver Deus agir trazendo resposta às orações. Como é maravilhoso e encorajador para as crianças quando oram por uma situação de dificuldade familiar e o Senhor traz a solução. Estas atitudes geram fé no coração deles e com certeza os ajudará nos dias futuros.
Oxalá todos os pais e mães sejam exemplo de vida de oração para os filhos, incutindo neles a necessidade de orar sempre em todos os lugares, em qualquer circunstância, sabendo que
“E TUDO O QUE PEDIREM EM ORAÇÃO, SE CREREM, VOCÊS RECEBERÃO”. (Mateus 21.22).
Aniversariantes PARABÉNS! Mateus 22.37

Nenhum comentário: