quarta-feira, maio 09, 2007

BUSCANDO UMA FAMILIA MELHOR – Capítulo Seis


“É COMO UM HOMEM QUE, AO CONTRUIR UMA CASA, CAVOU FUNDO E COLOCOU OS ALICERCES NA ROCHA. QUANDO VEIO A INUNDAÇÃO, A TORRENTE DEU CONTRA AQUELA CASA, MAS NÃO A CONSEGUIU ABALAR, PORQUE ESTAVA BEM CONSTRUÍDA”. (Lucas 6.48).
Que grande ensinamento do Senhor Jesus! Quem dera todos os jovens observassem e o pusessem em prática.
A fase do namoro deve ser um marco importante no relacionamento. E tudo nos moldes da Palavra de Deus.
Jamais devemos esquecer de que não pertencemos a nós mesmos. Fomos comprados e tanto o nosso corpo como o nosso espírito pertencem a Deus.
“PORQUE FOSTES COMPRADOS POR BOM PREÇO, GLORIFICAI, POIS A DEUS NO VOSSO CORPO E NO VOSSO ESPÍRITO, OS QUAIS PERTENCEM A DEUS”. (1 Coríntios 6.20).
Um corpo que pertence a Deus não pode se deixar dominar pela imoralidade. Jamais esquecer de que o Espírito Santo de Deus habita em nós, ou seja, Deus vive naqueles que estão em Cristo!
Santidade é atributo de Deus. Ser santo faz parte do seu caráter. De igual modo os seus filhos são santos, porque estão em Cristo.
Sendo assim tudo quanto fizermos devemos fazer em santidade, inclusive namorar.
Um namoro santo é agradável ao Senhor, pois está escrito:
“... SEDE SANTOS EM TODA A VOSSA MANEIRA DE VIVER”. (1 Pedro 1.15).
Viver em santificação no período de namoro deve ser o cuidado de todos os jovens. Vigilância total, pois a natureza carnal nos impele para as obras da carne, mas como está escrito:
“... VOCÊS NÃO ESTÃO SOB O DOMÍNIO DA CARNE, MAS DO ESPÍRITO...” (Romanos 8,9). O pecado não domina quem está debaixo da graça, aleluia!
Toda a oportunidade para a impureza deve ser evitada.
O respeito para com o corpo do outro é primordial. Cuidado com as carícias, pois os que entram nesse caminho dificilmente conseguem sair antes do pecado ser consumado, pois como está escrito:
“UM ABISMO CHAMA OUTRO ABISMO...” (Salmo 42.7).
Um namoro santo é começo de um alicerce firme, com pureza diante de Deus.
Esse deve ser um período para conhecimento da personalidade do outro, da família, do temperamento, da vida espiritual, dos sonhos; um conhecer psicológico, emocional, espiritual e nunca um conhecer físico.
Hoje há o “ficar”. Os que deixam o Senhor Jesus dirigir suas vidas não “ficam”, e, por conseguinte, não ficarão quando a trombeta tocar. Nunca devemos brincar com os sentimentos de outrem, mas sempre lembrar de que:
“O QUE QUEREIS QUE OS HOMENS VOS FAÇAM, FAÇAIS VÓS TAMBÉM”. (Lucas 6.31).
Observar a idade para namorar é deveras importante. Os namoros precoces são tendentes a levar a caminhos que não constroem, às vezes pela imaturidade. Somente quando se tem condição de assumir uma responsabilidade é que essa atitude deve ser tomada.
Cabe aos pais ajudar os filhos quando houver uma inclinação para envolvimento sem maturidade para tanto. Orientar com amor e nunca pressionando, pois a pressão pode levar a conseqüências desastrosas.
O Espírito Santo deve estar todo o tempo com liberdade de ação na vida do jovem no seu namoro. E nunca dando ocasião à carne, repito.
Escolha certo. Namore em santificação e pureza.
Assim sua família estará sendo iniciada nos moldes da Santa Palavra de Deus.
Aniversariantes PARABÉNS! Isaias 54.17

Nenhum comentário: