segunda-feira, maio 14, 2007

BUSCANDO UMA FAMILIA MELHOR – Capítulo Nove


“...TUDO O QUE NÃO É DE FÉ É PECADO”. (Romanos 14.23).

Quando a Bíblia Sagrada refere a “tudo”, é porque é “tudo” mesmo! Não há exceto. Da mesma maneira que Jesus falou que sem Ele “nada” e é nada mesmo, sem exceção, assim, é a afirmação do apóstolo Paulo escrevendo aos romanos. E isso inclui, com certeza, a vida familiar desde o seu início.
Escrevemos sobre o melhor a fazer quando do namoro. Agora escrevemos sobre algumas considerações importantes a serem observadas durante o noivado, que é o período próximo ao casamento efetivamente.
Se o jovem já tem a certeza de Deus de que deve casar-se com aquele que está mantendo o relacionamento de noivado, deve também tomar conhecimento de alguns detalhes em relação ao seu futuro cônjuge, bem como á sua família.
Você conhece o temperamento daquele (a) com quem se propõe a viver para toda a vida?
Será muito importante pesquisar sobre os temperamentos com suas qualidades e defeitos, peculiares ao ser humano.
Seria ele (a) de temperamento sanguíneo? Ou colérico? Seria do tipo melancólico ou fleumático? Há casos de se rotular alguém como mau, tendo em vista uma atitude, quando apenas esta pessoa está revelando um defeito inerente ao seu temperamento.
Para uma melhor convivência juntos é indispensável saber sobre esse assunto, para que possa entender um ao outro nas suas diferenças. E, levando-se em consideração que opostos se atraem, é possível se estabelecer uma vida a dois entre pessoas de temperamentos antagônicos, e como!
Quantos casamentos desfeitos por incompatibilidade de gênio! Isto nada mais é do que dificuldade em se relacionar com o temperamento do outro, e só será possível tal convivência se o Espírito Santo controlar o temperamento de ambos. Somente com a ajuda do Amigo se pode viver bem com diferenças, amar apesar de e obedecer aos princípios da Santa Palavra de Deus.
Também, é prioridade conhecer sobre os problemas hereditários no que diz respeito à saúde. Hoje quase que em todas as famílias há problemas genéticos de cardiopatias (hipertensão, problemas coronarianos), diabetes, doenças mentais, depressão e outras tantas doenças crônicas e genéticas. É bom estar preparado para fazer prevenção antes de ocorrer a manifestação da enfermidade. Prevenir é melhor do que remediar.
Às vezes desconhecemos estes problemas e depois de casados, quando os descobrimos, chegamos a pensar ou mesmo expressar: se eu soubesse disso não teria casado com você!
Entretanto, quando o Senhor está unindo o casal, Ele mesmo se encarrega de controlar as adversidades que porventura venham a acontecer. Ele é bom e a sua benignidade se estende de geração em geração!
Aniversariantes PARABÉNS ! Número 6.26

Nenhum comentário: