sexta-feira, setembro 14, 2007

DEIXANDO AS REDES

“NO MESMO INSTANTE ELES DEIXARAM AS SUAS REDES E O SEGUIRAM” (Mateus 4.20).

É deveras impressionante a autoridade que havia nas palavras proferidas pelo Senhor Jesus.
O evangelista Mateus narra que Jesus andava à beirado mar da Galiléia, quando viu dois irmãos lançando redes ao mar. Eram eles Pedro e André e eram pescadores.
Jesus abrindo sua boca deu a ordem:
“Sigam-me”, e fez uma promessa:
“... OS FAREI PESCADORES DE HOMENS”.
Não há relato de que eles conheciam a Jesus antes daquele momento, tão pouco a Bíblia registra que eles questionaram qualquer coisa sobre a ordem recebida, absolutamente.
Não sabemos sobre a vida familiar de André, porém, sabemos que Pedro tinha família (esposa e sogra).
Imagine o que não deve ter passado na mente da esposa de Pedro ao saber que o seu marido, o pescador que sustentava a família, agora tinha deixado a rede, seu instrumento de trabalho, e saíra andando com um homem que aparecera dando-lhe uma ordem para que ele o seguisse.
Como será que uma mulher nos dias de hoje reagiria diante de uma situação como essa?
A Bíblia não refere se Pedro foi a casa avisar que iria andar com Jesus, se despedir da família... Nada.
Pedro, entretanto, se enquadrou como um discípulo de Jesus quando abriu mão de tudo para segui-lO.
Uma coisa boa é que a esposa de Pedro não pediu divórcio! Paulo escrevendo aos coríntios diz:
“NÃO TEMOS NÓS O DIREITO DE LEVAR CONOSCO UMA ESPOSA CRENTE COMO FAZEM OS OUTROS APÓSTOLOS, OS IRMÃOS DO SENHOR E PEDRO? (1 Coríntios 9.5).
Que coisa boa saber que Pedro era um líder que andava fazendo a obra levando consigo a esposa e que ela era crente, glória a Deus!
Cada dia nós temos necessidade de abrir mão de alguma coisa em nossa vida por amor a Jesus, para segui-lo como seu discípulo.
O que temos deixado para seguir a Jesus? Para nos tornarmos pescadores de homens precisamos mesmo deixar tudo mesmo, ou seja, nos desprendermos de todas as coisas materiais, possuir como se não tivesse, sem nenhum apego aos bens que administramos.
Existem muitos crentes que não foram feitos pescadores de homens. Vivem na casa de Deus, são até bons crentes, fiéis ao ensino da igreja, dizimistas e ofertantes, trabalham na igreja, tudo certinho, porém não pescaram nem um homem sequer para o reino de Deus.
É bom repensar o chamado de Deus para sua vida. Jesus o chamou, sim, com a promessa de fazer de todos quantos O seguem pescadores de homens. O problema é que nem todos os chamados que O estão seguindo se desprenderam das coisas terrenas! O apego às coisas de baixo nos impede de sermos pescadores de homens.
Pedro foi de fato um pescador de homens. Somente no dia de Pentecostes quase três mil almas se converteram ao Senhor Jesus com a sua pregação.
Jesus cumpriu a sua promessa! Primeiro soprou o Espírito de vida espiritual em Pedro, depois Pedro foi cheio do Espírito Santo o qual Jesus prometera enviar. Agora ele estava capacitado para ser um multiplicador de almas para Cristo.
A parte de Pedro foi deixar tudo, não ficar preso a coisa alguma material, acreditar no que Jesus lhe falara.
Em certo momento da caminhada com Jesus Pedro fez uma pergunta ao Mestre:
“ENTÃO PEDRO COMEÇOU A DIZER-LHES: NÓS DEIXAMOS TUDO PARA SEGUIR-TE”. (Mateus 10.28).
Amados, busquemos a ajuda do Espírito Santo para nos desprendermos das coisas materiais, não sermos levados pela cobiça e preocupações conseqüentes dela, e, assim de fato, seremos pescadores de vidas preciosas para o reino da luz.
“VOU PESCAR OS PECADORES PARA CRISTO, NESTE MUNDO CHEIO DE HORROR”.
Ajude-nos o Senhor a chegarmos a sua presença com as nossas mãos cheias de frutos!
Aniversariantes PARABÉNS! Isaias 50.10













Nenhum comentário: