quarta-feira, setembro 19, 2007

VIGILÂNCIA PARA NÃO CAIRMOS NO ENGANO DO MALÍGNO


“... COMO VOCÊ PERMITIU QUE SATANÁS ENCHESSE O SEU CORAÇÃO, AO PONTO DE VOCÊ MENTIR AO ESPÍRITO SANTO E GUARDAR PARA SI UMA PARTE DO DINHEIRO QUE RECEBEU PELA PROPRIEDADE?” (Atos 5.3).

Quando lemos este relato nas Sagradas Escrituras, sentimos temor!
Em um tempo de grande avivamento espiritual, onde o Espírito do Senhor fluía como rios de águas vivas no interior dos discípulos, onde todos eram cheios do Espírito Santo, onde o amor fraternal era exercitado, onde a Palavra de Deus era transmitida com unção e graça, mesmo assim o adversário não perdeu tempo e agiu para destruição de vidas.
O coração dos irmãos transbordava de generosidade. Não havia apego às coisas materiais, pois como está escrito:
“... NINGUÉM CONSIDERAVA UNICAMENTE SUA COISA ALGUMA QUE POSSUÍSSE, MAS COMPARTILHAVAM TUDO O QUE TINHA”. (Atos 4.32).
Por conta disso não havia necessitado algum naquela igreja.
Ananias era um bom crente, com certeza, estava naquela igreja despertada e cheia do Espírito Santo. Ele viu quando Barnabé vendeu um campo e trouxe o dinheiro para os apóstolos administrarem segundo a necessidade do povo.
Decidiu então fazer o mesmo. Somente Deus sabe qual foi a motivação que levou Ananias a agir assim. Ele não foi obrigado a fazê-lo, contudo resolveu fazer.
Quem sabe a intenção original no coração dele foi boa, mas em dado momento, o inimigo de Deus mandou uma mensagem para a sua mente com uma semente de avareza. E como não podia deixar de ser para que a cobiça fosse levada a efeito a mentira tinha que acompanhar.
Uma vez que a semente maligna já estava no coração de Ananias, ele contamina também a sua esposa – Safira, e fazem um acordo para enganar aos apóstolos e a toda a igreja do Senhor. Que desgraça!
Em todo tempo sempre foi alvo de bom conceito as pessoas que agem com generosidade, e em levando o dinheiro para os apóstolos, o casal seria tido na conta de pessoas de coração liberal. Até certo ponto isso seria um estímulo ao orgulho, à elevação do ego.
Como aquele casal se deixou enganar pelo diabo, o mentiroso! E o engano foi levado até os apóstolos sob a forma de uma atitude de amor. Entretanto, a mentira foi desmascarada, o pecado descoberto e a conseqüência foi a morte do casal, pois como está escrito:
“... O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE...” (Romanos 6.23).
Tenhamos muito cuidado, meus amados, pois a mesma forma de engano usada pelo maligno com Ananias e Safira continua a acontecer em nossos dias.
Quantos tentam enganar a Deus com relação à entrega daquilo que é dEle, não somente nos dízimos e ofertas, ma também na sua própria vida.
Tudo quanto propomos para ser entregue a Deus devemos fazer com totalidade e não pela metade.
Não nos deixemos enganar pelo adversário quando sorrateiramente nos fala que poderemos servir a Deus com uma parte daquilo que prometemos entregar totalmente. Essa foi a proposta de Faraó para Moisés, que fosse o povo, mas os rebanhos ficassem.
Toda e qualquer proposta para nos fazer mentir deve ser descartada, rejeitada em nome de Jesus.
A seriedade do ato de Ananias foi muito grande. O erro foi irreparável! O Espírito Santo é Deus e jamais podemos tentar enganá-lo!
Se observarmos direitinho, o que o casal fez não prejudicava a ninguém, não era uma atitude que estava contrariando a lei de Deus, entretanto eles se deixaram levar pela mentira e uma vez que a mentira estava em sua mente, foi praticada.
O mundo no qual estamos vivendo é movido pela mentira, uma vez que o pai da mentira é o seu príncipe.
Infelizmente há muitos que professam o Nome do Senhor e estão sendo levados pelas mentiras de Satanás e as praticando até mesmo dentro da casa de Deus.
Mentiras espirituais, mentiras profissionais, mentiras familiares, mentiras fraternais...
Hoje não acontece a morte física quando as pessoas mentem ao Espírito Santo, porém elas morrem espiritualmente, com toda a certeza, e às vezes vive uma vida de faz-de-conta na igreja local. Podem até mesmo serem considerados bons crentes, contudo não têm vida de Deus em si mesmo.
É bom nos examinarmos cada dia para ver se de fato estamos em Cristo, se a vida dele está de fato em nós, pois quando temos a Vida, transmitimos Vida aos que estão a nossa volta.
Cuidado, muito cuidado com os pensamentos que se nos ocorrem. Tudo o que não está em sintonia com a verdade da Palavra de Deus devemos rejeitar em nome de Jesus.
Não mintamos ainda que seja para uma aparente vitória. Sejamos sinceros, verdadeiros custe o que custar, e assim contaremos com a ajuda do Deus da verdade.
Encaremos os fatos com a cabeça erguida, sem ter de que nos envergonhar por havermos praticado a mentira e quando o Senhor que é a Verdade, aparecer levará consigo os que seguiram a Verdade e não se deixaram levar por qualquer tipo de mentira seja ela branca, ou até mesmo mentira santa como dizem alguns.
O Senhor pode voltar agora! Não nos maculemos, pois, com o reino das trevas meus amados!
Aniversariantes PARABÉNS! Apocalipse 22.12

Nenhum comentário: