sexta-feira, junho 06, 2008

A QUEM HONRA, HONRA

“DEEM A CADA UM O QUE LHE É DEVIDO; ... SE HONRA, HONRA.” ( Romanos 13.7)
O próximo domingo, dia 08 de junho, portanto, foi instituído como o Dia do Pastor.
Ser pastor não é para quem deseja, ou estuda para isso. Segundo as escrituras, ser pastor é um ministério que é dado pelo Senhor Jesus, como está escrito:
“E ELE DESIGNOU ALGUNS PARA ... PASTORES... (Efésios 4.11).
O pastor foi dado pelo Senhor Jesus à Igreja com uma finalidade, como está escrito:
“COM O FIM DE PREPARAR OS SANTOS PARA A OBRA DO MINISTÉRIO, PARA QUE O CORPO SEJA EDIFICADO, ATÉ QUE TODOS ALCANCEMOS A UNIDADE DA FÉ E DO CONHECIMENTO DO FILHO DE DEUS, E CHEGUEMOS À MATURIDADE, ATINGINDO A MEDIDA DA PLENITUDE DE CRISTO. ( Efésios 4. 12, 13).
Quão grande é a responsabilidade de um pastor! E como está escrito, eles velam pelas nossas almas:
“... ELES CUIDAM DE VOCÊS COMO QUEM DEVE PRESTAR CONTAS...” ( Hebreus 13.17).
Tenho gratas recordações do meu pastor de infância. Era um homem que verdadeiramente amava as ovelhas, conhecia-as nome por nome, e visitava as que estavam enfermas, como era o caso da minha mãe.
Pelo menos uma vez ao mês ele visitava a nossa pobre casa (era mesmo uma casa pobre de palha e taipa), sentava em um banquinho de madeira (tínhamos pelo menos quatro em casa), me punha no seu colo, lia a Bíblia e orava pela mamãe e por mim. Também orava pela salvação do meu pai que não era convertido.
Cada vez que ele vinha a minha mãe me dizia: Filha, hoje o homem de Deus vem abençoar nossa casa.
Eu aprendi a amar e a honrar o homem de Deus!
Ele foi o meu pastor na infância, adolescência e juventude. Foi ele quem fez o meu casamento com tanta alegria que foi às lágrimas pela emoção de me ver casando na casa do Senhor. Era meu amigo, meu confidente, meu conselheiro, meu admoestador, meu orientador, enfim, um pastor que ajudou essa ovelha a permanecer na casa de Deus apesar de todas as dificuldades.
Sempre que havia uma necessidade de serviço na igreja local, ele sabia que podia contar com a minha ajuda de maneira voluntária e sempre com alegria. Eu não sabia dizer não quando o meu pastor me pedia alguma coisa, ainda que me custasse uma noite sem dormir. Eu não tinha coragem de negar-lhe um pedido.
Ele também era pronto quando tinha de me corrigir por alguma coisa que achasse necessário, e sempre aceitei as suas exortações.
Como eu amava ouvi-lo ministrar os estudos bíblicos nas sextas-feiras à noite.
Quando comecei a estudar à noite, falei com meus professores para me dispensarem das ultimas aulas na sexta, porque eu não queria perder o ensino dado pelo meu pastor. Foi assim durante anos, e não me arrependo. Deus honrou a minha fé e desejo de aprender mais da sua palavra, pois nunca perdi um ano de estudo, glória ao Senhor.
Reconheço que naquele tempo as igrejas locais eram pequenas e assim o pastor tinha mais possibilidade de cuidar do rebanho tanto no apascentar quanto no pastorear.
Todavia, sinto saudades!
E como estávamos habituados a ver o pastor em nossa casa sempre que fosse preciso, havia um vínculo maior de intimidade e confiança entre o membros da família e o pastor, desde as crianças e quando estas ficavam adultas a aproximação se mantinha. Isto era muito salutar.
Quero neste momento prestar a minha homenagem à memória do meu pastor de infância e juventude. Ele está guardado no celeiro do Pai, junto com aqueles que já dormiram em Cristo e esperam o glorioso dia da redenção.
Quando ele partiu para a casa do Pai, o nosso periódico, o Mensageiro da Paz, estampou uma manchete que dizia: HOJE CAIU UM PRINCIPE EM ISRAEL!
A Bíblia diz que devemos imitar os nossos líderes observando o resultado da vida que tiveram:
“LEMBREM-SE DOS SEUS LÍDERES, QUE LHES FALARAM A PALAVRA DE DEUS. OBSERVEM BEM O RESULTADO DA VIDA QUE TIVERAM E IMITEM A SUA FÉ.” (Hebreus 13.7).
Meu desejo e oração é que todos os pastores exerçam de fato e de direito a sua missão de apascentar (corpo a corpo), e pastorear (observar de longe para evitar o ataque do lobo), a fim de que as ovelhas sejam preservadas até o dia da volta de Cristo.
E que também, quando uma ovelha se afasta do rebanho, possam ir procurá-la, até encontrar, trazendo-a de volta ao aprisco com alegria.
Tributo minha gratidão a Deus pela vida do Pastor Antonio Petronilo dos Santos!
Feliz dia do Pastor para todos os pastores!
Ovelhas honremos os nossos pastores.
PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES Isaias 59.21

Um comentário:

Anônimo disse...

e verdadeiramente lindo o q vc escreveu...
eu tbm tenho muito q agradecer a DEUS pelo meu pastor!
o Pr.EBER SILVA foi o enviado de DEUS para me converter...
e graças a ele eu sou hoje uma adoradora do SENHOR JESUS CRISTO...
E é realmente muito bom fazer parte d uma igreja q busca almas...
hoje eu sou uma mulher muito feliz...
graças a DEUS..
RHAYSA SANTOS
CAMPOS DOS GOYTACAZES