quinta-feira, março 18, 2010

A MULHER NAVIO




“É COMO O NAVIO MERCANTE: DE LONGE TRAZ O SEU PÃO.” (Provérbios 31.14).

Fiquei a meditar sobre a comparação que o Espírito Santo inspirou a mãe de Lemuel para fazer em relação à mulher virtuosa de Provérbios 31: Navio.
O mais interessante é que não se trata de um navio qualquer, mas especificamente de navio mercante.
Navio mercante é uma embarcação que é usada para fazer transporte de carga pesada; esse ramo da Marinha cuida levar daqui para ali, diga-se de passagem grandes distâncias, as mercadorias que lhe são entregues.
Achei interessante uma matéria que foi publicada em setembro do ano passado com relação a um fato inédito no qual uma mulher foi colocada como comandante de um navio mercante. Veja um trecho da matéria abaixo.

Transpetro nomeia primeira mulher comandante de navio mercante do Brasil Seg, 28 de Setembro de 2009 18:57

A participação da mulher em atividades tipicamente masculina ganha um fato inédito na história do país. Hoje, a paraense Hildelene Lobato Bahia assume o comando do navio Carangola, da frota da Transpetro – empresa de logística do Sistema Petrobras, que opera a maior frota de petroleiros do Hemisfério Sul. Ela é a primeira mulher a se tornar comandante da Marinha Mercante brasileira, posto mais alto da hierarquia marítima e que antes só era alcançado por homens, e a ter sob sua inteira responsabilidade uma embarcação de grande porte para cabotagem. “É uma superação. Especialmente por ter conquistado este espaço para o mundo feminino”, celebra Hildelene.
Na verdade, o texto em apreço não se refere a uma mulher comandando um navio mercante, mas sim a uma dona-de-casa com muitas atribuições inclusive a de prover alimento para sua casa.
Um navio mercante é uma embarcação com capacidade para armazenar muita coisa; é preparado para suportar muitas toneladas; é também apto para enfrentar grandes distâncias.
É bem diferente de um navio usado para viagens turísticas. As pessoas que nele viajam estão realizando um trabalho importante para a sociedade.
Com a mulher não poderia ser diferente. Deus preparou a mulher para suportar cargas muito pesadas em todas as situações. Como é grande a nossa carga! Como esposa, mãe, dona de casa à medida que os anos passam a impressão que tenho é que a cada porto da vida, uma nova carga é adicionada às outras que já conduzimos, mas glória a Deus por isso! Ele sabe o que faz nos ajuda a cumprir a nossa missão para que o Seu Nome seja engrandecido.
A mulher virtuosa é como o navio mercante que traz o seu pão de longe. Quando se trata de transporte de alimentos, uma das funções deste navio é trazer de lugares onde há abundância para lugares onde há escassez, promovendo desse modo certo equilíbrio.
A mulher virtuosa tem que ser uma pessoa que de igual modo seja instrumento para equilibrar situações, e neste particular, no que diz respeito ao alimento para a sua casa (família). Ela precisa estar atenta para perceber onde há necessidade maior de alimento espiritual na família e buscar de longe, do trono da graça aquilo que os membros da família estão necessitando espiritualmente.
Feliz é a família que tem uma mulher navio mercante! Ela está capacitada para armazenar alimentos espirituais e distribuí-los conforme a necessidade de cada um; ela desempenha o seu papel com perseverança; ela busca cada dia a graça do Senhor para suportar a carga e levar também as cargas dos outros a fim de que possa cumprir a lei de Cristo ( Galatas 6.2)
Louvo a Deus por todas as mulheres que são como o navio mercante! Será muito gratificante quando chegarmos à presença do Amado Jesus podermos ouvir dos seus lábios alguma coisa como: “Tua família chegou aqui porque exerceste o teu papel de navio mercante mantendo o equilíbrio familiar quanto à alimentação espiritual.”
Maranata!

3 comentários:

Gláucia disse...

Irmã Lidia,
A Paz do Senhor! Que Palavras de Sabedoria, que com certeza vem do nosso Amigo Espirito Santo! Mesmo sem conhecê-la pessoalmente, tenho certeza absoluta, de que és verdadeiramente uma mulher virtuosa, de Deus! Vai nesta tua força, mulher valorosa, O Senhor é contigo!
Abçs, Gláucia

Julyane - Salvador/Ba disse...

A Paz do Senhor querida minha e da igreja !
Amei o texto!,como sempre tudo de benção!, Deus é fiel!
Louvo a Deus pela Mulher-Navio-Mercante que és!, em minha vida, em milhares de vidas!, na família, na obra, no teu lindo ministério...
Beijo no coração, te amo.

Lidia Fernandes Da Silva disse...

Minhas amadas irmãs em Cristo Glaucia e July Deus vos abençoe
Meu desejo e oração é que nós possamos chegar juntas na casa do Pai!
Um bj com carinho e gratidão
a conserva em Cristo Jesus.
lidia