terça-feira, novembro 08, 2011

ENSINA-NOS A ORAR

"... SENHOR, ENSINA-NOS A ORAR..." ( Lucas 11.1).

Aqui em casa do meu filho o Pr.Dennis, o culto doméstico é realizado todas as manhås antes que as crianøas saiam para a escola, isto é, logo após a primeira refeicåo. Seus quatro filhos aprendem uma porcåo da palavra de Deus comentada, cantam e oram. Geralmente um dia ora o pai, outro, ora a mae e as criancas tambem têm sua oportunidade de orarem especificamente.
Felizes sao os pais que levam a sério a oracao no lar e, desde cedo ensinam os filhos a orar dando exemplo de vida de oracao.
Outro dia a Abigail (10) veio da escola com o semblante triste e o pai perguntou-lhe o que passava, ao que ela respondeu esta sofrendo zombaria de uma das colegas, que também incitava as outras a fazê-lo. No dia seguinte, no culto doméstico, aquele assunto foi colocado como motivo de oracao e ela orou pela colega junto com a família. No final da semana ela chegou à casa toda alegre dizendo que a tal colega tinha vindo pedir-lhes desculpas e mudara a atitude em relacao a ela; e acrescentou: a oracao tem muito poder, neh papai?"
Será que todos os pais percebem quando seus filhos chegam da escola com um comportamento diferente do habitual? Será que todos os pais levam o motivo da tristeza dos filhos para a oracao?
Que exemplo voces como pais tem dado aos filhos?
As criancas aprendem mesmo é com os pais, afinal, eles nos sao dados sem conhecerem coisa alguma da vida, e entre as outras coisas é dever dos pais ensinar os filhos a orar.
Jesus é o nosso maior exemplo e Ele o fez assim, ensinou.
Antes de deitarem-se as criancas me pedem para ler a Palavra com eles e orar; assim temos feito nesse tempo em que o Senhor nos tem permitido estar aqui. Lemos o livro devocional que eles usam com a porcao bíblica do dia e, em seguida eles leem o texto bíblico indicado na licao.
Ontem, por exemplo, lemos sobre o terceiro dia da criacao, e no final cada um faz a sua oracao; o Nathanael (5), ao orar, agradeceu porque o Papai do céu fez os vegetais e as frutas para nós comermos; detalhes tao interessantes na oracao de uma crianca!
Quarta-feira da semana passada, lá pelas duas da tarde, o sol apareceu no céu (aqui nao eh sempre que ele aparece no final de outono e no inverno); daí eu falei para Nathanael para aproveitarmos que tinha sol e darmos uma volta, ele com a bicicleta. Ele me falou: Sabia que eu orei pra isso? É que no culto doméstico ele tinha orado pedindo que aparecesse o sol!
O maior investimento que os pais podem fazer na vida dos filhos é com coisas espirituais. Há pais que se esforcam tanto para investir em coisas materiais para os filhos e sequer tem tempo para as coisas referentes ao Reino de Deus. Em casa nao é implantado o sistema do Reino, mas a familia é conduzida pelo sistema do príncipe deste mundo: o antídoto da Palavra nao é aplicado diariamente no lar, limitando-se, apenas ao que os filhos recebem em uma hora na EBD.
O nosso adversário coloca diante de nós a questao do cansaco físico o que nos impede de acordar uma hora mais cedo para ensinar os filhos, logo de manha, os principios e valores do Reino de Deus, onde como família estamos inseridos.
As criancas precisam aprender desde muito cedo o quanto a oracao é eficaz (Tiago 5.16).
Outrossim, como pais espirituais devemos ensinar os novos convertidos a orar; é dever dos mais velhos na fé.
Ajude-nos o Senhor a cada dia aprendermos as licoes que Ele mesmo nos ensinou quando viveu como um de nós neste mundo e praticarmos em nosso dia-a-dia até que Ele volte.
MARANTA!

PS. Desculpem pela falta de acentuacao pois o teclado é norueguês.

Nenhum comentário: