quinta-feira, novembro 24, 2011

VOCÊ CONHECE BEZALEL?

“... EIS QUE O SENHOR TEM CHAMADO POR NOME A BEZALEL... TRIBO DE JUDÁ.” (Êxodo 35.30).

Quem pode entender os pensamentos do Senhor? Quem pode conhecer os seus caminhos? Quem pode questionar as suas escolhas? Ele é Deus, Soberano, Absoluto! Aleluia!

Deus fala com Moisés acerca da construção do tabernáculo; dá todas as instruções como quer que seja edificado um lugar para Sua habitação. Moisés fala ao povo todas as palavras que Deus lhe havia dito (que memória para um ancião de dias!), e o povo prontamente atendeu ao apelo e, segundo as escrituras:
“ TODO O HOMEM E MULHER, CUJO CORAÇÃO VOLUNTARIAMENTE SE MOVEU A TRAZER ALGUMA COUSA PARA TODA A OBRA QUE O SENHOR ORDENARA SE FIZESSE PELA MÃO DE MOISÉS, AQUILO TROUXERAM OS FILHOS DE ISRAEL POR OFERTA VOLUNTÁRIA AO SENHOR. (Êxodo 35.29).

Tudo estava nos conforme, mas onde estavam os homens, aqueles que seriam capazes de liderar uma obra para o Deus dos deuses? Onde estaria aquele que estaria preparado para trabalhar os utensílios sagrados que seriam usados para culto ao Senhor dos Exércitos? Como encontrar numa multidão de mais de seiscentos mil homens O HOMEM? Deus, contudo, tinha O HOMEM!

Deus sempre tem alguém a quem escolher com um propósito específico e especial e para aquele tempo O HOMEM foi Bezalel da tribo de Judá! Judá (lembra que ele foi o filho que, ao engravidar, Leia resolveu louvar ao Senhor? Isso faz uma grande diferença), foi o chamado por Deus e como está escrito, Deus o chamou pelo nome. Ele sabe o nosso nome; Ele sabe o seu nome e a hora que Ele quiser vai chamar e fazer conforme aquilo que planejou para a sua vida.

Bezalel estava no meio do povo como um homem qualquer, porém Deus o havia escolhido para um fim e para isso preparou para aquela grande obra. O Deus que chama capacita, ouvimos muitas vezes essa frase e está comprovado na história de Bezalel.

Quando Deus o chamou “O ESPÍRITO DE DEUS O ENCHEU DE SABEDORIA, ENTENDIMENTO E CIÊNCIA EM TODO O ARTIFICIO, E PARA INVENTAR INVENÇÕES, PARA TRABALHAR EM OURO, E EM PRATA, E EM COBRE, E EM ARTIFICIO DE PEDRAS PARA ENGASTE, E EM ARTIFÍCIO DE MADEIRA, PARA TRABALHAR EM TODA A OBRA ESMERADA.” (Êxodo 36.31-33).

Isto é mesmo fantástico! Deus fez daquele homem comum alguém superpreparado, competente, um exímio artista em diversas áreas profissionais.

Foi o espírito de Deus que o encheu (veja bem ENCHEU) de sabedoria, entendimento e ciência em todas as áreas, aleluia! O Amigo é maravilhoso e tem condições como Deus que é de preparar aqueles a quem Deus chama para o Seu propósito, aleluia!

Ainda lhe deu disposição para ensinar a outros, que coisa maravilhosa! Há pessoas que têm muito conhecimento e sabedoria, porém, não têm disposição para transmitir a outros aquilo que sabem; isso vem de Deus. E Bezalel estava preparado para fazer toda a obra para o serviço do santuário; preparado pelo Espírito de Deus!

Amados, há muitos que se preparam para fazer a obra para o serviço do santuário de Deus (IGREJA), porém, nem todos foram chamados pelo nome. A seguir ao chamado específico e a obra específica também, é necessário que o Amigo Espírito Santo capacite com aqueles requisitos que somente Deus pode fazer para que a obra seja feita para Sua glória, para o Seu louvor.

É muito interessante fazer um Instituto Bíblico para adquirir conhecimento sobre Deus, todavia, o fato de alguém fazer um seminário, ter pós-graduação em teologia, mestrado, doutorado e tantos outros títulos, não significa dizer que tal pessoa está capacitada por Deus para fazer a obra para o serviço do Seu santuário, absolutamente!

Não podemos conjecturar sobre qual o critério que Deus usou para escolher Bezalel como também aqueles que com ele iriam fazer a obra, isso é deveras importante. Muitas das vezes Deus chama alguém e o capacita e esse alguém não espera que Deus lhe fale quem são aqueles que hão de trabalhar ao seu lado. Aqueles a quem Deus escolheu o Espírito de Deus também os encheu e desse modo puderam trabalhar juntos, em acordo, sempre com a mesma motivação, com o mesmo espírito, sem problemas que porventura viessem atrapalhar o andamento da obra do tabernáculo.

A necessidade de sermos cheios do Espírito (Efesios 5.18) é mais do que urgente, meus amados, pois somente assim poderemos fazer a obra de Deus, e Sua glória aparecer confirmado nosso trabalho.

MARANATA!

Nenhum comentário: