segunda-feira, outubro 22, 2012

A SÍNDROME DA AGENDA LOTADA

“ ACAUTELAI-VOS POR VÓS MESMOS, PARA QUE NUNCA VOS SUCEDA QYE VOSSO CORAÇÃO FIQUE SOBRECARREGADO ... DAS PRECOCUPAÇÕES DESTE MUNDO... “ ( Lucas 21.34).

 Estávamos em uma reunião quando um dos presentes usou essa frase para se referir á vida da criança neste tempo. Realmente, o dia delas é inteiramente cheio de tantas atividades escolares e extraescolares que, sequer têm tempo para brincar. Um pouco de tempo que lhes sobra é para assistirem televisão, que, como se não bastasse, é um veículo que as sobrecarrega de informações, em sua grande maioria, maléficas. Misericórdia, Deus!
Entretanto, fiquei a pensar que essa tal síndrome da agenda lotada está prejudicando em tudo a vida do ser humano e especialmente a vida dos que se chamam pelo Nome do Senhor.

As síndromes são males dos últimos tempos (que Deus nos ajude com a Sua graça!). Há síndrome para explicar quase  tudo que antes não era identificado como doença, como por exemplo: quem não conhece alguém que, ao estar sentado, fica todo o tempo  movendo as pernas instintivamente? Pois bem, esse hábito que se traduzia por mania de família é hoje em dia classificado como um distúrbio cuja nomenclatura médica é Síndrome da Pernas Inquietas ( SPI), para o qual existe um tratamento psiquiátrico.

A síndrome da agenda lotada tem feito com que coisas que são prioridades em nossa vida com Cristo fiquem relegadas a segundo plano.
Por conta de tantas tarefas a serem realizadas no nosso dia, muitas das vezes já acordamos atrasados para aquela que seria a segunda coisa a fazer naquele dia, e aí o estresse começa. E o que isso pode significar para nós? Simplesmente que o tempo devocional que deveríamos passar nos dedicando à oração, à Palavra e ao louvor a Deus fica para trás. Os compromissos não podem esperar, Deus pode; as pessoas com que temos agenda não vão compreender, mas Deus compreende, afinal Ele é misericordioso, não é mesmo?  As pessoas com quem marcamos aquela reunião são mais importantes do que Deus? Talvez. Pensamos que se nos atrasarmos a avaliação das pessoas não será muito boa em relação a nós, e aí, como fica a nossa reputação, a nossa imagem?

Por que será que não estamos muito preocupados com a nossa reputação diante dos olhos de Deus? Por que será que a avaliação dos homens é levada mais a sério que a avaliação divina? Não seria bom repensar esses conceitos?
E por causa da síndrome da agenda lotada cônjuges não têm tempo um para o outro, para conversar, sorrir, brincar juntos, pois mal se encontram na hora de dormir; pais não têm tempo para os filhos, para vê-los crescendo, notando cada diferença, cada movimento, cada surpresa que eles têm ao descobrir algo novo, e o pior, não têm tempo para ajuda-los nas dificuldades da adolescência e juventude, afinal, eles têm pais tão importantes cuja agenda é sempre lotada sem sobrar algum tempo para eles (mas são pais que lhes dão presentes, boa escola, às vezes).

O papel de liderança na igreja local também é um forte alidado da síndrome da agenda lotada, não é verdade? Em nome da responsabilidade com a obra não passamos tempo com o Dono da Obra e aí complica. Os compromissos e obrigações são tantas que as pessoas que exercem liderança chegam a desejar que o dia tivesse mais uma hora, porque vinte e quatro horas apenas não dá para tudo o que têm a fazer.
Além de tudo ainda existem os compromissos de viagens, para cumprir uma agenda lotada que não nos sobra tempo mais para descansar, para viver e desfrutar de momentos nos pés do Mestre, o Senhor, o Rei! Sabe que Ele tem muito coisa a compartilhar conosco?

Sim, porém, lamentamos Senhor Jesus, porque já temos agenda marcada com A, com B, com C e etc., como teremos condição de ficar uma hora somente contigo? O Senhor entende, não é? Ah, o Senhor viu que a reunião de ontem á noite começou às 20:00 hs e só conseguimos terminar lá pela meia-noite, e ainda assim não chegamos a um consenso no assunto que tratamos.

Dia destes, ouvi de um amigo que é líder de um rebanho o seguinte: O Amigo Espírito Santo falou com ele dizendo: “se passares um tempo maior com Deus o restante do tempo aumentará e ficará mais fácil resolver as coisas depois da orientação dEle”  Depois disso ele tem ficado um tempo maior com o Senhor e o resultado t em sido maravilhoso!
Síndrome da agenda lotada como tratar esse mal? Buscando a ajuda e a orientação do Amigo Espírito Santo, pois Jesus disse: “... ESSE VOS ENSINARÁ TODAS AS COISAS...” ( João 14.26).

Se dependermos DELE as prioridades espirituais serão cumpridas, e conforme palavras do Senhor Jesus, se buscarmos primeiro o Reino de Deus e a sua justiça....(complete, por favor – Mateus 6.33).
Minhas queridas colegas donas-de-casa, devemos ter cuidado para que as obrigações domésticas nos levem a padecer deste mal.

A síndrome da agenda lotada não  afeta a vida espiritual do salvo simplesmente,  mas também a vida emocional e isso se reflete na saúde do corpo. Por causa desse mal dos últimos dias, muitos têm abreviado o tempo de vida na terra, e,  infelizmente, líderes no Reino de Deus.
Querido leitor, em nome de Jesus reveja a sua agenda do dia-a-dia e procuremos dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus no que diz respeito ao tempo; priorizemos também o tempo com a família, nunca a preterindo por causa da obra de Deus, pois como está escrito:

“...HÁ TEMPO PARA TODO PROPÓSITO DEBAIXO DE CÉU.” ( Eclesiastes 3.1).
Dependamos do Amigo Espírito Santo quando fizermos compromissos para não nos assoberbarmos a tal ponto de passar pela vida sem viver, sem aproveitar os bons momentos que Deus nos oferece como Seus filhos e, particularmente o tempo com Ele no qual poderemos aprender de Jesus tantas coisas maravilhosas, especialmente mansidão e humildade.

E, segundo falou Jesus o estarmos sobrecarregados com as preocupações da vida pode fazer com que a Sua vinda nos pegue de surpresa. E se não estivermos preparados com reserva de azeite hein?
Ei! A propósito, como está a sua agenda hoje?

MARANATA!

Nenhum comentário: