quarta-feira, outubro 31, 2012

TOCANDO A COMPAIXÃO DE JESUS



“JESUS, VENDO-A CHORAR, E BEM ASSIM OS JUDEUS QUE A ACOMPANHAVAM, AGITOU-SE NO ESPÍRITO E COMOVEU-SE,” (João 11.33).

Uma história muito conhecida dos leitores do Novo Testamento; uma história de uma família que era amiga de Jesus e que Jesus amava os membros daquela família (  ( João 11.5). Uma família que tinha o privilégio de hospedar a Jesus com seus discípulos; privar da intimidade com Ele, como devia ser maravilhoso conhecer a Sua voz bem de perto; como devia ser maravilhoso ser alvo do Seu divino olhar; como seria o seu sorriso hein? Por favor não vamos pensar nem de longe que o Mestre querido não abria os seus lábios em um largo sorriso! Desfrutar do convívio de Cristo devia ser algo extraordinário! Detalhe: eles o tinham exteriormente junto deles e com eles; nós O temos em nós e também conosco, e isto é um privilégio muito maior, aleluia!

Nos dias em que vivemos existe uma necessidade enorme de tocar a compaixão de Deus com toda certeza, pois, afinal dependemos totalmente da Sua compaixão, como está escrito:

“ASSIM, POIS, NÃO DEPENDE DE QUEM QUER OU DE QUEM CORRE, MAS DE DEUS QUE SE COMPADECE.” ( Romanos 9.16).

O que fazer, portanto, para que Ele se compadeça de nós, se mova de íntima compaixão por nós, para nos socorrer quando mais carecemos de ajuda? Vamos aprender com essa história algumas lições:

Lázaro adoece e a família manda avisar ao Amigo; o Amigo, contudo, não aparece; Lázaro morre! Frustração? Cadê o Amigo?

O Amigo chega quatro dias após aquele a quem Ele amava estar  morto e bem morto, aliás, sepultado.

Marta corre ao encontro do Amigo e faz a sua colocação ( João 11.21). Ouve um belo sermão sobre a esperança da ressurreição, mas não toca a compaixão do Amigo.

Maria é informada de que o Mestre a chama. Levanta-se da sua dor e vai até o Amigo. Ao ve-lo, faz a mesma colocação que Marta havia feito ( João 11.32). parece que ela havia combinado para repetir as mesmas palavras da irmã, contudo, a atitude de Maria fez toda a diferença para mover a compaixão de Jesus.

Marta não se prostou, não lançou-se aos Seus pés; Marta também não chorou!

Foi tão forte a maneira como Maria se comporta em relação ao Amigo, que Ele se agitou no espírito e comoveu-se; foi tocado na compaixão e, como consequência, chorou também ( João 11.35).

Muitas vezes estamos querendo muito alguma coisa da parte de Deus e para isso nos esforçamos até demasiadamente  em sacrifícios, serviço ao Reino, enfim, porém, não tocamos a compaixão de Deus, por isso as coisas não acontecem. Nossas ações são muitas vezes tentando fazer uma troca com Deus e isso não funciona; o melhor mesmo é contribuir para que Ele se compadeça de nós; aí sim, as coisas acontecem.

Maria lançou-se-lhe aos pés e falou em atitude de humilhação, rendição, adoração, reconhecendo o Senhorio dEle e a Sua soberania; sua maneira de falar devia expressar a sua dor, sim, mas ao mesmo tempo, um profundo amor por Ele!

O que  Marta não conseguiu Maria conseguiu: tocar a compaixão de Jesus! E as coisas mudaram daí para frente, glória a Jesus! Foi tudo uma questão de minutos e a alegria voltou àquela família, antes enlutada, triste, frustrada, desesperançada, enfim,

Amados, estamos tão endurecidos, tão amargurados, tão longe de nos quebrantarmos aos pés do Mestre! Já não temos lágrimas para derramar quando nos colocamos diante da Sua presença em oração; nossas orações são cheias de exigências, de justificativas, de questionamentos; queremos saber o porquê das coisas que passamos, mas não nos quebrantamos diante do Senhor; não nos rendemos ao Seu Senhorio; não reconhecemos a Sua Soberania em tudo nas nossas vidas, enfim, não tocamos a Sua compaixão!

Pare e pense por um momento: quantas lágrimas foram recolhidas no odre de Deus e inscritas no Seu livro este ano? (Salmo 56.8). Lembrando que “A UM CORAÇÃO QUEBRANTADO E CONTRITO, NÃO O DESPREZARÁS Ó DEUS.” ( Salmo 51.17).

Que tal mudarmos de atitude? Que tal nos humilharmos diante da potente mão de Deus, para que a seu tempo nos exalte, como está escrito ( Tiago 4.10).

Que tal nos despojarmos do “vírus luciferiano” e de todos os seus frutos para vivermos em humildade e rendição de todo o nosso ser a Ele, o que nos comprou com o Seu precioso sangue?

Nossa vida certamente irá mudar se tocarmos o coração de Deus!

MARANATA!

 

Nenhum comentário: