terça-feira, outubro 02, 2012

NO CAMINHO DE EMAÚS



“... DOIS DELES ESTAVAM DE CAMINHO PARA UMA ALDEIA CHAMADA EMAÚS...” ( Lucas 24.13)

Quantos de nós não nos encontramos muitas vezes no caminho de Emaús! Será que o meu irmão (ã) que nos lerá neste dia estará andando por esse caminho hoje?  Creio que alguém está.

Aqueles homens (um deles se chamava Cleopas), eram dos discípulos de Jesus; conheciam Jesus, porque tinham estado com Ele e visto o que Ele fazia, como também ouvido os seus ensinos. Tinham eles ouvido quanto o Mestre prometera que havia de ressuscitar ao terceiro dia, porém, era já o terceiro dia, entretanto, eles não O haviam visto ressuscitado. Cadê a promessa?

Saudade do Mestre amado; recordações do tempo em que Ele estivera com eles; lembranças vívidas dos seus ensinamentos; a esperança de que Ele voltaria mesmo depois de ter passado por todo o sofrimento e morte... Mas onde estava Ele?

Ele que “...ERA VARÃO PROFETA, PODEROSO EM OBRAS E PALAVRAS, DIANTE DE DEUS E DE TODO O POVO.” ( Lucas 24.19).

E eles conversavam a respeito daquele Jesus que tinham seguido até o Calvário, onde Ele morreu crucificado.

Era o caminho de Emaús! Um caminho de frustração; caminho de desilusão; caminho de desesperança; caminho de falar sobre perda; caminho de tristeza, de pesar; caminho de promessa não cumprida; caminho que levava para fora de Jerusalém, cidade de Deus!

Mas, no caminho de Emaús Jesus também caminha, aleluia! E foi assim que sucedeu com aqueles discípulos. Enquanto falavam entre si eis que um viajante aproxima-se deles e entra na conversa. Quem é aquele homem? Quem teria ousadia para se intrometer na conversa de duas pessoas sem pedir licença e já perguntar qual o tema da conversação? Alguém que é Deus; alguém que se preocupa com os que lhe seguem para lhes trazer conforto e esperança; alguém que através das escrituras infunde fé no nosso coração!

Os discípulos referiram ao que as mulheres e outros discípulos falaram acerca do túmulo vazio e Ele ter ressuscitado, porém, quanto a eles, nada tinham de concreto naquele momento.

Jesus começa a explicar as escrituras mostrando que a Palavra de Deus tinha se cumprido quando o Nazareno fora morto e sepultado, mas que a promessa da ressurreição também era realidade.

Jesus se apresenta a eles no partir do pão, enquanto dava graças. Foi necessário Ele entrar na intimidade dos discípulos para se revelar como O Cristo ressurreto, glória a Deus!

Não é diferente ainda hoje. Mesmo enquanto andamos no caminho de Emaús Ele, o Mestre querido está ao nosso lado. É só O deixarmos falar ao nosso coração. Ele traz para nós a consolação das escrituras e pela Palavra a nossa fé é fortalecida, aleluia! Suas palavras de vida aquecem o nosso coração e nos traz esperança renovada.

Saiba que neste caminho de Emaús que estás andando Jesus também está. Ele não lhe deixou sozinho, está ao seu lado mesmo que não estejas percebendo, Ele está; e Ele está vivo!

Ele, Jesus, está vivo e porque Ele está vivo temos um Advogado para com o Pai quando pecamos e confessamos nossos pecados ( 1 João 2.1); temos um Sumo Sacerdote que se compadece das nossas fraquezas ( Hebreus 4.15), que comparece agora diante do Pai por nós (Hebreus 9.24).

Reanime o seu coração, fortaleça a sua fé no Senhor; pare de viver se alimentando das perdas do passado um novo dia surge porque Ele está vivo! Deixe para trás as tristezas do sofrimento que passou por causa da desilusão, da frustração, da traição, do sonho perdido. Ele está vivo e vivo para sempre á destra da Majestada nas alturas e Ele é suficientemente capaz de mudar a sua história, se tão somente confiar nEle.

Não fique em Emaús, volte para Jerusalém. Em Jerusalém está o novo começo, o novo tempo. Em Jerusalém está a alegria da ressurreição! A angústia da perda já passou, agora é alegria, celebração porque Ele está vivo, aleluia! E Ele voltará assim como prometeu!

MARANATA!

Nenhum comentário: