terça-feira, maio 25, 2010

ESPALHAFATOSO, EU?



“ALI, APELIDARÃO A FARAÓ, REI DO EGITO, DE ESPALHAFATOSO, PORQUE DEIXOU PASSAR O TEMPO ADEQUADO.” (Jeremias 46.17).

Quantas vezes lemos e lemos as mesmas escrituras e não atentamos para o que o Espírito Santo quer nos falar através daquele versículo.
Achei deveras interessante a maneira como Deus usou o profeta Jeremias para falar acerca do Faraó, rei do Egito, dizendo que ele seria apelidado de Espalhafatoso e ainda disse o porquê de o chamarem assim.
À medida que meditava, comecei a olhar para mim mesmo procurando fazer um exame introspectivo, para ver se me enquadrava na categoria dos espalhafatosos.
Segundo o dicionário de português, espalhafatoso é alguma coisa ruidosa, barulhenta, que chama à atenção, sendo assim, uma pessoa espalhafatosa não passa despercebida onde quer que chegue; sua presença é notada por todos.
Som é a característica principal do espalhafatoso, contudo, segundo a avaliação de Deus, aqueles que deixam passar o tempo adequado, ou o tempo próprio para cada situação é assim – espalhafatoso. Faz barulho, marca presença, porém não toma atitude na hora certa.
Há pessoas que apresentam essa característica não somente na família, como também no ambiente profissional, e, como não podia deixar de ser, na igreja local onde freqüenta.
Sabe aqueles irmãos que se mostram sempre alegres, ou alegriados? Estão sempre de bom humor (isso é muito bom!), destacam-se nos cultos pela maneira ruidosa como glorificam a Deus, (há alguns que chegam até a perturbar na hora da mensagem), aparentemente estão sempre bem dispostos para toda e qualquer obra que seja necessária a sua cooperação.
Entretanto, no momento de tomar atitude, de mostrar ação, apresentam sempre uma desculpa qualquer e assim o tempo vai passando...
Está escrito:
“TUDO TEM O SEU TEMPO DETERMINADO, E HÁ TEMPO PARA TODO PROPÓSITO DEBAIXO DO CÉU.” ( Eclesiastes 3.1).
É lamentável observar crentes que Deus lhes capacitou para uma obra específica, e os tais, sob pretextos fúteis não se disponibilizam para cumprir o propósito que o Senhor tem para eles. E o tempo vai passando...
Há muitos que têm uma chamada para exercer função de liderança no Reino de Deus, chamados para se dedicarem em tempo integral ao trabalho do Rei, mas ficam a protelar dizendo:
-- Quando eu casar... Quando os filhos crescerem... Quando me aposentar... Enfim, quando dão por conta passou o tempo adequado e o talento que recebeu está enterrado há tanto tempo que já nem sabe mais em que lugar o enterrou!
Não é bom ser barulhento, aliás, a Bíblia diz que “toda gritaria” deve ser tirada do nosso meio, e também há um provérbio popular que diz “lata vazia faz muito barulho”.
De que adianta está sempre na frente dizendo que vai fazer isso ou aquilo e no dia seguinte voltar atrás? Espalhafatoso!
Irmãos amados, aproveitemos bem todas as oportunidades que o Senhor nos oferece e como está escrito: “REMINDO O TEMPO...”
Imagino se nesse momento o Pai celestial nos tiver avaliando será que dirá de nós o que falou o profeta acerca de Faraó?
Deus nos ajude com a sua graça e misericórdia!
Como será também que estamos sendo avaliados no mundo espiritual?
Glória a Deus porque temos um Sumo Sacerdote que intercede por nós dia e noite, porque ai de nós se Jesus não se colocasse diante do Pai em nosso favor. Eu amo Jesus!
E aí? Somos ou não espalhafatosos? Examine-se cada um a si mesmo.
Maranata!

Um comentário:

Julyane - Salvador/Ba disse...

Eu também!, irmã Lídia!, amo a Jesus... que eu toque buzina!, mais com graça e unçaõ, tão somente para alegrar o coração do meu Deus e dizer ! coloquei mão-ao-arado!, farei conforme as minhas forças!, mais o farei!.Ajuda-me a não ser espalhafatosa! Misericórdia de me Senhor!, Misericórdia!.Guarde-me.

Beijo, Mãezinha-do-coração!-meu-e do senhor!...não tem "elo" maiorrrrrrr!, te amo. S/July...