segunda-feira, janeiro 16, 2012

VONTADE DE DEUS X VONTADE DO HOMEM

PORQUE EU DESCI DO CÉU, NÃO PARA FAZER A MINHA VONTADE, MAS A VONTADE DAQUELE QUE ME ENVIOU. (João 6.38)

Vivemos dias difíceis. Tempos trabalhosos, como o Espírito Santo alertou através do apóstolo Paulo na segunda carta que escreveu a Timóteo 3.1-5. Diante dessa realidade ali registrada nos vem a seguinte indagação: A que se deve tais dias trabalhosos? Simples: Desde a queda, no Éden, o homem deseja uma só coisa: QUE DEUS NÃO INTERFIRA EM SUAS VONTADES. Misericórdia. Pessoas sem os princípios de Deus geram filhos que por sua vez não são ensinados a conhecer a Deus como aconteceu no passado (Juizes 2.10). Veja aonde chegamos. Um dia Deus decidiu destruir o homem que havia feito, e assim foi (Gênesis 6.7); depois o Senhor disse: “... A IMAGINAÇÃO DO CORAÇÃO DO HOMEM É MÁ DESDE A SUA MENINICE... (Gênesis 8.21). Tudo que fazemos é fruto dos pensamentos que brotam direto do nosso coração. Lembra? Jesus disse: “... DO INTERIOR DO CORAÇÃO DOS HOMENS SAEM OS MAUS PENSAMENTOS, OS ADULTÉRIOS, AS PROSTITUIÇÕES, OS HOMICÍDIOS, OS FURTOS, A AVAREZA, AS MALDADES, O ENGANO, A DISSOLUÇÃO, A INVEJA, A BLASFÊMIA, A SOBERBA, A LOUCURA. TODOS ESTES MALES PROCEDEM DE DENTRO E CONTAMINAM O HOMEM. (Marcos 7.21-23)”.
Tudo que pensamos podem se tornar em ações. A Bíblia descreve o processo da seguinte maneira: “MAS CADA UM É TENTADO, QUANDO ATRAÍDO E ENGODADO PELA SUA PRÓPRIA CONCUPISCÊNCIA. DEPOIS, HAVENDO A CONCUPISCÊNCIA CONCEBIDO, DÁ À LUZ O PECADO; E O PECADO, SENDO CONSUMADO, GERA A MORTE”. (Tiago 1.14,15). Concupiscência significa desejo, vontade. Assim sendo, vemos o caos que o mundo se encontra, buscando sempre seus interesses em detrimento da vontade de Deus e colhendo a morte como recompensa. Já diz a Bíblia: “NÃO ERREIS: DEUS NÃO SE DEIXA ESCARNECER; PORQUE TUDO O QUE O HOMEM SEMEAR, ISSO TAMBÉM CEIFARÁ”. (Gálatas 6.7).
Já vimos que a vontade do homem se resume em somente satisfazer os desejos da carne como se não tivessem que ajustar contas, mas é um terrível engano pensar dessa maneira, pois a Escritura diz claramente que iremos prestar contas diante de Deus. Vejamos: Os crentes salvos irão passar pelo tribunal de Cristo: PORQUE TODOS DEVEMOS COMPARECER ANTE O TRIBUNAL DE CRISTO, PARA QUE CADA UM RECEBA SEGUNDO O QUE TIVER FEITO POR MEIO DO CORPO, OU BEM, OU MAL. (II CORÍNTIOS 5.10). Os homens prestarão contas de toda palavra ociosa: MAS EU VOS DIGO QUE DE TODA A PALAVRA OCIOSA QUE OS HOMENS DISSEREM HÃO DE DAR CONTA NO DIA DO JUÍZO. (Mateus 12.36). Os que viverem dissolutamente hão de prestar contas ao grande Juiz: OS QUAIS HÃO DE DAR CONTA AO QUE ESTÁ PREPARADO PARA JULGAR OS VIVOS E OS MORTOS. (I Pedro 4.5). Enfim, ninguém escapará da prestação de contas. Será que irá restar alguma coisa depois que nossas obras forem provadas pelo fogo? (I Coríntios 3.13).
Diante do que já foi exposto, acredito que todos nós concordamos que o melhor é usufruir da VONTADE DE DEUS que é BOA, PEFEITA E AGRADÁVEL. (Romanos 12.2). Mas só podem experimentar esta VONTADE, aqueles que nasceram de novo, que não se amoldam ao padrão deste mundo e possuem seus pensamentos guiados pela PALAVRA DO SENHOR, a qual é a VERDADE. É a Palavra de Deus que expressa toda sua VONTADE. Segundo as Escrituras só podemos saber a Vontade de Deus se nos rendermos e entregarmos o curso de nossas vidas nas mãos de quem pode nos guiar em toda a Verdade, o Espírito Santo. Jesus falou: MAS, QUANDO VIER AQUELE, O ESPÍRITO DE VERDADE, ELE VOS GUIARÁ EM TODA A VERDADE; PORQUE NÃO FALARÁ DE SI MESMO, MAS DIRÁ TUDO O QUE TIVER OUVIDO, E VOS ANUNCIARÁ O QUE HÁ DE VIR. (João 16.13). Uma vez convertidos a Cristo não vivemos mais para nós mesmos: E ELE MORREU POR TODOS, PARA QUE OS QUE VIVEM NÃO VIVAM MAIS PARA SI, MAS PARA AQUELE QUE POR ELES MORREU E RESSUSCITOU. (II Coríntios 5.15). Nosso objetivo maior é agradar Aquele que nos alistou, Aleluia: NINGUÉM QUE MILITA SE EMBARAÇA COM NEGÓCIOS DESTA VIDA, A FIM DE AGRADAR ÀQUELE QUE O ALISTOU PARA A GUERRA. (II Timóteo 2.4). Portanto, a Vontade do Senhor é: nossa santificação (I Tessalonicenses 4.3); que sejamos agradecidos (I Tessalonicenses 5.18); que tapemos a boca dos insensatos na prática do bem (2 Pedro 2.15); que padeçamos fazendo o bem (I Pedro 3.17). Portanto, somente aqueles que fazem a VONTADE de Deus é que entrarão em seu Reino e permanecerão para sempre (Mateus 7.21b; I João 2.17). Aleluia! Maranata!

OBS: Este texto foi enviado pelo meu filho na fé Flávio Moreira. Agradeço a colaboração.
Que todos sejam edificados com a mensagem, em nome de Jesus.
A conserva em Cristo
lidia

2 comentários:

ALEXANDRE disse...

QUE O SENHOR JESUS ATRAVÉS DE SUA MISERICÓRDIA, ME PERMITA FAZER SEMPRE SUA VONTADE, POIS NÃO POSSO E NÃO QUERO FICAR FORA NAQUELE GRANDE DIA. ME AJUDE DEUS....

Julyane - Salvador disse...

A Paz do Senhor querida irmã Lídia!

Que texto maravilhoso!; seus filhos(as) na fé!, hão de dar muitos , muitos, muitos frutos!, em nome de JESUS!, que lindo!

Beijo no coração, te amo, July.