segunda-feira, junho 01, 2009

SOFRIMENTO X ORAÇÃO

“ESTÁ ALGUEM ENTRE VÓS SOFRENDO? ORE. ( Tiago 5.13).
Existe, porventura, neste mundo alguém que não esteja passando por algum tipo de sofrimento? E no meio do povo que se chama pelo Nome do Senhor, será que alguém poderá dizer com verdade que não tem experimentado algum tipo de sofrimento? Creio que não, até porque no nosso trabalho com aconselhamento o que mais observamos são as pessoas a sofrer.
Há muitos que sofrem consigo mesmo, por problemas emocionais e psicológicos; outros sofrem com doenças incuráveis em seus corpos ou no seio da família; outros sofrem com relacionamentos quebrados; outros ainda com lares desfeitos; outros com dificuldades financeiras; outros por verem seus entes queridos dominados pelo maligno, dependentes de todo tipo de vícios que destroem a vida; outros sofrendo pela dureza do coração dos familiares em rejeitar o Senhor Jesus.
Crianças sofrem pelo abandono dos pais, não só por não viverem em casa com elas, mas pelos pais que embora vivem debaixo do mesmo teto com os filhos estão ausentes completamente, deixando as crianças entregues a suas dificuldades.
Adolescentes sofrem pela incompreensão dos familiares, pelas cobranças exageradas, pelas críticas, pelas ordens dadas sem exemplo, por enfrentarem necessidades que não podem ser supridas, por paixões ignoradas, enfim.
Jovens estão a sofrer por problemas de relacionamento com os pais e irmãos, por relacionamentos desfeitos, por não conseguirem entrar na universidade, pela falta de oportunidade para trabalhar, por viverem dependendo daquilo que os pais ou outros lhes podem oferecer, por conflitos interiores, por crises de identidade, e tantas outras coisas que os fazem sofrer e derramar lágrimas...
Adultos sofrem com as dificuldades familiares, a falta de trabalho, as dificuldades financeiras, as incertezas quanto ao futuro, os medos, a insegurança no mundo, as decepções com os amigos, as frustrações com os sonhos não realizados e muito mais.
Os idosos também têm a sua cota de sofrimento. Quantos choram pelo desprezo que sofrem, pela discriminação, pela sensação de que não vale a pena viver sem ser valorizado, por se sentir excluído da própria família e rejeitado no meio do povo onde trabalhou, serviu a Deus, investiu do seu tempo e amor e hoje, com a chegada dos anos, é ignorado.
Para todos os que sofrem seja por qual motivo for, a Palavra de Deus dá uma ordem:
“ESTÁ SOFRENDO? FAÇA ORAÇÃO.”
Transformar o sofrimento em motivo de oração é o que manda a Palavra. Experimente orar quando o inimigo tenta lhe deixar triste, sorumbático, sem ânimo por causa das lutas que trazem sofrimento. Ore!
Ore, fale com o Pai celestial, coloque-se diante do trono da graça com confiança nos méritos do Senhor Jesus, esqueça-se da fraqueza por um momento e comece a adorar Aquele que é o Soberano, o Forte, o Grande, o Majestoso, o Todo-Poderoso, o Fiel! Deixe que o Amigo Espírito Santo conduza a oração em louvor e adoração ao que Era, o que È e o que há de Ser! Nele há tanta coisa para ser louvada. Agradeça-lhe por Sua bondade e misericórdia que segue todos os dias da vida dos que O têm como Seu Pastor.
Quem não carece da bondade e da misericórdia de Deus? Mas se formos suas ovelhas estas virtudes não há de faltar em nosso caminhar nesta terra.
Ore. Não se apresse em passar para outro assunto na oração. Louve, pois quando as palavras na sua língua materna faltarem o Amigo lhe trará palavras no vocabulário dos anjos e este é sem limites. Deixe sua alma se deleitar no louvor sincero, apesar de todo sofrimento. Ore louvando a Deus!
Tenho certeza que á medida em que o louvor e a adoração chegarem no trono do Altíssimo algum coisa acontecerá no mundo espiritual. A paz de Deus inundará todo o seu ser trazendo refrigério e alívio para o sofrimento. A confiança em Deus estará renovada e com ela a esperança de que Aquele que recebe o seu louvor e adoração pode mudar a história da sua vida.
Resista à tentação de pedir por um tempo. Deleite-se no Senhor e como está escrito:
“DELEITA-TE TAMBÉM NO SENHOR E ELE CONCEDERÁ O DESEJO DO TEU CORAÇÃO.” (Salmo 37.4).
Ao orarmos louvando e adorando ao Senhor Jesus, nós poderemos sentir o gozo da Sua presença invadindo o nosso ser e daí só temos que glorificá-lo. E à medida que O exaltamos Ele certamente irá transformar o sofrimento em gozo, o choro em alegria, a derrota em vitória!
Há recompensa para todos quantos obedecem à Palavra de Deus! Que tal experimentar orar um pouco mais no dia de hoje?
Maranata!


2 comentários:

Cleo e Sara disse...

as vezes parece tão difícil orar, louvar, exaltar...
mas é certo que é através da oração que somos abençoados...precisamos nos deleitar no senhor...
eu precisava ler este post hoje!
QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO A AMADA IRMÂ.

de Cascavel- paraná

Lidia Fernandes Da Silva disse...

Minha querida irmã Cleonice Deus a abençoe
Saudades das irmãs daí de Cascavel!
Foi para mim um tempo abençoado o estar convosco, glória a Deus!
Agradeço ao Amigo que me trouxe o assunto mais uma vez para o nosso coração ser confortado pela Palavra do Senhor.
A Ele - Jesus, toda a glória!
Um abraço carinhoso para todas as irmãs da igreja em Cascavel e especialmente para a irmã.
A conserva em Cristo Jesus